Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a sétima aula, pressupõe que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.
Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. E também tem ligação com os conteúdos da habilidade (EF07CI13), descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro, que serão trabalhados ainda este ano.
A atmosfera é considerada fundamental para a existência da vida na Terra. Com esta aula a relação entre a existência da atmosfera e a presença de vida na Terra será trabalhada de forma que os alunos percebam que as funções da atmosfera tem conexões com os seres vivos, mas que nem todas as funções têm relação com todos os seres vivos. Se houver um laboratório de informática na escola é interessante que esta aula seja desenvolvida neste. Caso não tenha o laboratório, o uso do celular para realização da pesquisa é recomendado. Na falta de acesso à internet na escola os links disponíveis no plano devem ser impressos para a pesquisa dos alunos, levá-los à biblioteca também seria interessante para o desenvolvimento da pesquisa.
Mais informações acesse: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/evolucao.pdf e http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/atmosfera.pdf
Materiais necessários para a aula: acesso a internet ou material impresso para pesquisa
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte: “Qual a relação entre a atmosfera e a vida na Terra”. Respostas esperadas: ‘’Ela tem ar pra gente respirar”, “Ela faz o vento” e “Ela protege a gente dos raios ruins do sol”.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leve os alunos para o laboratório de informática. Eles devem sentar em duplas. Apresente este slide. Fale para os alunos copiarem as funções. Leia cada função da atmosfera fazendo uma pequena explicação de cada uma:
- Filtrar radiações cósmicas: os gases da atmosfera impedem que cerca de dois terços das radiações solares cheguem à superfície terrestre.
- Difusão da luz: a dispersão da radiação solar pela atmosfera. Resultando no brilho da luz solar e na cor azul do céu.
- Regula os climas do planeta: o clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local.
- Regular a temperatura terrestre, dia e noite: parte do calor incidido no planeta durante o dia é conservado pela atmosfera, para que durante a noite o planeta continue aquecido.
- Transporte de substâncias pelo vento: vapor d’água, nutrientes e outras substâncias são transportadas pelo planeta, de um continente para outro por exemplo.
- Permitir que os sons sejam ouvidos: as ondas sonoras somente são percebidas porque existe ar (atmosfera) à nossa volta.
- Impedir a chegada de fragmentos rochosos espaciais na superfície terrestre: meteoritos são queimados pela atmosfera ao passarem por ela.
- Conservar o gás oxigênio (O2) ao redor do planeta: o oxigênio é fundamental para a combustão e para a respiração de alguns seres vivos.
- Conservar o dióxido de carbono (CO2) no planeta: este gás é fundamental para a realização da fotossíntese.
- Manter a água em estado líquido: com a pressão atmosférica a água é encontrada no estado líquido na superfície terrestre.
Como esta já é uma aula avançada no conteúdo, a maioria das funções já devem ser conhecidas pelos alunos, então se algum tiver interesse em fazer a explicação de alguma das funções, permita que o faça, e apenas corrija se tiver algum erro de conceito.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos e peça que falem alguns exemplos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Como exemplo da atividade, use o sol: ”A função do sol é aquecer . Sem o calor do sol os seres vivos terrestres de sangue frio, como os répteis não poderiam sobreviver, pois eles dependem diretamente do calor que vem do sol de dia para que seu corpo funcione em ritmo normal. Por isso vemos jacarés por exemplo, parados “tomando” sol. Sem o calor do sol o corpo deles funciona num ritmo muito devagar, “câmera lenta”, o que dificulta a sobrevivência. Mas nem todo ser vivo depende do calor do sol, as aves e mamíferos produzem o próprio calor, então não precisam do sol para esta função”. A atividade deve ser feita em folha separada para ser recolhida e avaliada.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Retome cada função da atmosfera, e peça a alguns alunos para falarem o que eles encontraram na pesquisa, destacando os exemplos dos seres dependentes e dos seres independentes da atmosfera.
A seguir, alguns exemplos de relações e os seres vivos envolvidos:
- Filtrar radiações cósmicas: alguns tipos de radiação podem causar doenças como o câncer se não forem filtradas. Mas existem seres que vivem em cavernas a vida toda , insetos e peixes por exemplo, que não recebem nenhum tipo de radiação solar, então para eles neste ponto a atmosfera não faz diferença.
- Difusão da luz: permite que seja possível enxergar. Mas os animais cegos não dependem disso: cobras-cegas, alguns peixes e toupeiras.
- Regula os climas do planeta: os seres vivos estão intimamente ligados ao clima, mas existem microorganismos e peixes, por exemplo, que vivem no fundo do mar que independem do clima mundial.
- Regular a temperatura terrestre, dia e noite: mesma relação do item anterior
- Transporte de substâncias pelo vento: algumas plantas dependem do vento para transporte de pólen para reprodução, por exemplo. Mas crustáceos marinhos não dependem do vento.
- Permitir que os sons sejam ouvidos: os sons são formas de comunicação e segurança para muitos animais. Mas as plantas não precisam se comunicar, por exemplo.
- Impedir a chegada de fragmentos rochosos espaciais na superfície terrestre: os meteoros e meteoritos podem ser devastadores para os seres vivos. Mas, para microorganismos e pequenos animais a chegada de um meteorito na superfície não impediria sua sobrevivência. Este link falada do animal que consegue viver no espaço: https://www.galeriadometeorito.com/2016/01/animal-capaz-de-sobreviver-no-espaco.html
- Conservar o gás oxigênio (O2) ao redor do planeta: animais aeróbicos dependem do oxigênio da atmosfera, mas os animais anaeróbicos são independentes dele.
- Conservar o dióxido de carbono (CO2) no planeta: as plantas dependem do CO2 para realizar fotossíntese. As bactérias que fazem a fermentação láctica não dependem do dióxido de carbono para sobreviver.
- Manter a água em estado líquido: toda célula depende de água líquida para sobreviver, então esta é a única função da atmosfera que os seres vivos da Terra dependem, pois todos são feitos de células.
Lembre-se que estes são alguns exemplos, os alunos podem achar outras relações com outros seres vivos. Você deve corrigir se alguma relação for interpretada erroneamente durante o diálogo. Recolha a folha com a atividade dos alunos.