Plano de aula: A atmosfera e a vida na Terra

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a sétima aula, pressupõe que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.

Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. E também tem ligação com os conteúdos da habilidade (EF07CI13), descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro, que serão trabalhados ainda este ano.

A atmosfera é considerada fundamental para a existência da vida na Terra. Com esta aula a relação entre a existência da atmosfera e a presença de vida na Terra será trabalhada de forma que os alunos percebam que as funções da atmosfera tem conexões com os seres vivos, mas que nem todas as funções têm relação com todos os seres vivos. Se houver um laboratório de informática na escola é interessante que esta aula seja desenvolvida neste. Caso não tenha o laboratório, o uso do celular para realização da pesquisa é recomendado. Na falta de acesso à internet na escola os links disponíveis no plano devem ser impressos para a pesquisa dos alunos, levá-los à biblioteca também seria interessante para o desenvolvimento da pesquisa.

Mais informações acesse: http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/evolucao.pdf e http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/atmosfera.pdf

Materiais necessários para a aula: acesso a internet ou material impresso para pesquisa

Título da aula

Orientações: Leia o título da aula com os alunos. Pergunte: “Qual a relação entre a atmosfera e a vida na Terra”. Respostas esperadas: ‘’Ela tem ar pra gente respirar”, “Ela faz o vento” e “Ela protege a gente dos raios ruins do sol”.