Plano de Aula

Plano de aula: As ações humanas afetam a atmosfera

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a nona aula, assim pressupõe que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.

Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03). Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle deste quadro.

Nesta aula, relações entre a poluição atmosférica e a saúde do ser humano serão trabalhadas.

Para mais informações acesse: http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=260:fontes-e-efeitos-dos-poluentes-atmosfericos&catid=275&Itemid=183, http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0390.html, http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm e http://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/

Materiais necessários para a aula: Atividade deste plano. No caso do experimento ser realizado pelos alunos, por grupo: quatro cartões quadrados de 10x10cm (papel filtro). Substância para captura de material particulado (vaselina ou óleo mineral), hastes flexíveis, barbante, régua, lápis.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte para os alunos se eles concordam ou discordam desta afirmação. Pergunte também:
Quais ações humanas têm impactos na atmosfera?.

Conteúdos relacionados