Plano de Aula

Plano de aula: As ações humanas afetam a atmosfera

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Composição do ar

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a nona aula, assim pressupõe que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.

Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03). Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle deste quadro.

Nesta aula, relações entre a poluição atmosférica e a saúde do ser humano serão trabalhadas.

Para mais informações acesse: http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=260:fontes-e-efeitos-dos-poluentes-atmosfericos&catid=275&Itemid=183, http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0390.html, http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm e http://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/

Materiais necessários para a aula: Atividade deste plano. No caso do experimento ser realizado pelos alunos, por grupo: quatro cartões quadrados de 10x10cm (papel filtro). Substância para captura de material particulado (vaselina ou óleo mineral), hastes flexíveis, barbante, régua, lápis.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte para os alunos se eles concordam ou discordam desta afirmação. Pergunte também:
Quais ações humanas têm impactos na atmosfera?.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados