Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Esta é considerada a nona aula, assim pressupõe que o conceito de atmosfera, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano.
Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03). Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle deste quadro.
Nesta aula, relações entre a poluição atmosférica e a saúde do ser humano serão trabalhadas.
Para mais informações acesse: http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=260:fontes-e-efeitos-dos-poluentes-atmosfericos&catid=275&Itemid=183, http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res90/res0390.html, http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm e http://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/
Materiais necessários para a aula: Atividade deste plano. No caso do experimento ser realizado pelos alunos, por grupo: quatro cartões quadrados de 10x10cm (papel filtro). Substância para captura de material particulado (vaselina ou óleo mineral), hastes flexíveis, barbante, régua, lápis.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte para os alunos se eles concordam ou discordam desta afirmação. Pergunte também:
Quais ações humanas têm impactos na atmosfera?.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Pergunte: O que é poluição atmosférica?, A qualidade do ar é igual em todo lugar?, O que é poluente do ar? Respostas esperadas: ”As coisas que fazem mal.”, “Não, onde tem mais carro é mais poluído.”, “Algo que suja o ar”. As perguntas ajudarão a fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. Leia como os alunos a tabela com alguns dos poluentes do ar, suas fontes e como são liberados. Como a tabela os alunos perceberão que os poluentes também podem ter fontes naturais. E que atividades cotidianas são poluidoras também, como o uso de veículos motorizados.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Incentive que os alunos deem algumas respostas, pergunte: Alguém tem asma ou bronquite? .
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Divida a sala em grupos de quatro a cinco alunos. O experimento “Estudo da poluição por material particulado”, por demandar um período maior, deve ser previamente preparado por você, a análise do experimento será feita pelos alunos (se houver tempo hábil, mais uma aula, os alunos devem realizar o experimento):
Previamente à aula (se possível faça um conjunto de cartões por grupo):
Material por grupo:
- 4 cartões quadrados de 10x10cm, de papel filtro (se não for viável pode usar cartolina branca).
- Substância para captura de material particulado, vaselina ou óleo mineral.
- Hastes flexíveis.
- Barbante.
- Régua.
- Lápis.
Procedimento (veja o exemplo de um cartão na atividade do plano):
- Desenhe um quadrado de 7x7cm em cada cartão.
- Numere os cartões de 1 a 4.
- Prenda um pedaço de barbante em cada cartão.
- Como auxílio da haste flexível espalhe a substância para captura de material particulado dentro do quadrado desenhado, cuidado para espalhar de forma uniforme por todo o quadrado.
- Pendure os cartões 1 e 3 em um local interno.
- Pendure os cartões 2 e 4 em um local externo.
- Após 24 horas, retire os cartões 1 e 2, guarde-os.
- Após três dias, retire os cartões 3 e 4.
Na aula:
Distribua uma cópia da atividade do plano para cada aluno. Peça para os alunos colarem no caderno as duas páginas. Leia com os alunos o material e o procedimento do experimento, especifique onde os cartões foram colocados exatamente, por exemplo: “na sala da minha casa e na varanda da minha casa”. Mostre os cartões aos alunos à medida que for descrevendo o experimento, assim ficará mais clara a descrição. Se for possível fazer mais de um conjunto de cartões, é interessante colocar em lugares diferentes, para que haja diferenças na análise de cada grupo. Mostre os cartões para os grupos e peça que respondam às perguntas da análise do experimento, segunda página da atividade do plano.
Para a pesquisa permita o uso de celulares ou disponibilize material de pesquisa como enciclopédias e/ou sites impressos.
Para mais informações acesse: http://www.ccdrc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=260:fontes-e-efeitos-dos-poluentes-atmosfericos&catid=275&Itemid=183, http://www.ccdr-lvt.pt/pt/o-ar-e-os-poluentes-atmosfericos/8082.htm e http://cetesb.sp.gov.br/ar/poluentes/
Se os alunos forem realizar o experimento distribua em uma aula a primeira página da atividade do plano e na outra aula a segunda página.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça que alguns alunos falem sobre as suas análises do experimento e suas respostas para a pesquisa, um aluno por grupo por exemplo. Mostre a tabela e comente sobre os efeitos para a saúde dos poluentes apresentados anteriormente. Destaque que nem todos os efeitos ocorrem no sistema respiratório. Pergunte aos alunos se eles encontraram todos efeitos citados para o material particulado. Peça para que completem a resposta da pesquisa se for necessário.