GEO6_11UND02 - Imagens do plano
Plano de Aula
Plano de aula: Chuva ácida no mundo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão discutidas as razões e as consequências da chuva ácida, além de instigar os alunos a analisarem a ação antrópica neste processo.
Materiais necessários: Uma folha de papel sulfite para cada dupla formada na sala.
Material complementar:
Imagens do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UN4BryXawY9XxKW5xFNz2f8TwYTCxXdyjxftf7Np8VMgh3WZpGR8nQSRWK2T/geo6-11und02-imagens-do-plano.pdf
Para você saber mais:
FOGAÇA, J.R.V. Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-chuva-acida-corroi-os-monumentos-historicos.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.
SOUSA, R. Chuva Ácida. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm>.
Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam o conceito de precipitação e seu processo de formação.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que significa o termo corroer. Comente com os alunos que a corrosão é um tipo de destruição, de transformação. Diga à eles que a chuva pode transformar, destruir alguns determinados objetos e lugares.
Como adequar à sua realidade: As imagens de monumentos utilizadas na aula podem ser substituídas por imagens de monumentos da sua cidade, caso haja algum que tenha sofrido com a chuva ácida.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO