GEO6_11UND02 - Imagens do plano
Plano de Aula
Plano de aula: Chuva ácida no mundo
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão discutidas as razões e as consequências da chuva ácida, além de instigar os alunos a analisarem a ação antrópica neste processo.
Materiais necessários: Uma folha de papel sulfite para cada dupla formada na sala.
Material complementar:
Imagens do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UN4BryXawY9XxKW5xFNz2f8TwYTCxXdyjxftf7Np8VMgh3WZpGR8nQSRWK2T/geo6-11und02-imagens-do-plano.pdf
Para você saber mais:
FOGAÇA, J.R.V. Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-chuva-acida-corroi-os-monumentos-historicos.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.
SOUSA, R. Chuva Ácida. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm>.
Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam o conceito de precipitação e seu processo de formação.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que significa o termo corroer. Comente com os alunos que a corrosão é um tipo de destruição, de transformação. Diga à eles que a chuva pode transformar, destruir alguns determinados objetos e lugares.
Como adequar à sua realidade: As imagens de monumentos utilizadas na aula podem ser substituídas por imagens de monumentos da sua cidade, caso haja algum que tenha sofrido com a chuva ácida.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)
Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.
Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:
Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?
Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.
Para você saber mais:
Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)
Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.
Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:
Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?
Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.
Para você saber mais:
Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextualização
Orientações: Projete a imagem para a sala. Peça para um dos alunos explicar o que observa. Os alunos devem observar que a poluição libera alguns gases que, ao reagir com a água, tornam a chuva ácida. Toda chuva possui um certo grau de acidez, porém quando o pH da chuva é abaixo de 5,5 ela é considerada ácida. (Normalmente o PH da água da chuva é de 5,6)
Explique para a turma que a maioria das chuvas são ácidas, pois a atmosfera apresenta poluição. Comente que a acidez pode acontecer em diferentes graus dependendo da quantidade de poluição no ambiente.
Após a explicação, projete ou escreva no quadro a frase do slide 4. Questione os alunos:
Por que é necessário lavar o carro após as chuvas de verão?
Comente com a sala que a chuva ácida deixa marcas nos carros (aquelas manchinhas que parecem poeira) e que se os carros não forem lavados, as manchas podem ficar permanentes. O slide 5 mostra uma imagem de carro manchado: projete a imagem para a sala observar as manchas.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade tenha a presença de indústrias, comente com os alunos que a chuva pode ser considerada ácida.
Para você saber mais:
Poluição atmosférica e chuva ácida. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html>. Acesso em: 25 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.
Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.
Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.
Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.
Problematização
Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta do slide.
Peça para os alunos sentarem em duplas e responderem à pergunta no caderno.
Se for preciso, volte na imagem do slide 3 para que consigam observar como a chuva ácida é formada e onde ela atinge. Mostre para os alunos as imagens do slide 7.
Os alunos devem encontrar consequências como: carros machados, rios afetados, morte de florestas e de alguns animais, construções corroídas, monumentos corroídos, destruição de plantações.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Oriente a turma a continuar em duplas. Projete ou escreva a pergunta no quadro. Peça para as duplas, que a partir do que foi discutido, pense em opções para diminuir a chuva ácida. Caso seja necessário, projete novamente os slides 3 e 7 para que os alunos relembrem a discussão feita em sala.
Espera-se que os alunos pensem em soluções para reduzir a poluição atmosférica nas grandes cidades, diminuindo assim a acidez das chuvas: filtros nas indústrias, menos carros, tratamento de resíduos, maior controle de queimadas.
Para você saber mais:
RIBEIRO, Amarolina. Como diminuir a poluição do ar? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/como-diminuir-poluicao-ar.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Peça para que os alunos elaborem em duplas um mapa conceitual sobre a chuva ácida. Entregue uma folha de sulfite para cada dupla. Explique para os alunos que um bom mapa conceitual possui uma pergunta central, que deve ser respondida através de conceitos abrangentes e conceitos específicos. Esses conceitos são ligados por verbos e ganham sentido de acordo com seu papel na resposta da pergunta focal. Para este mapa, é livre a organização do organograma pelos alunos, a imagem é apenas ilustrativa. Você pode apresentar aos alunos previamente alguns conceitos específicos, ou verbos de ligação para auxiliá-los no processo. A pergunta central é: “O que é a chuva ácida?”, à partir daí espera-se que eles apresentem causas, consequências e formas de minimizá-las.
Para você saber mais:
Vídeo explicando o que é mapa conceitual e sugestão de programa online a ser utilizado em sala de aula.
Tutorial de Mapas Conceituais. Youtube, 2018 (8min22seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E>. Acesso em: 08 abr 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND02
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Padlet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trata do chuva ácida e de suas consequências para a sociedade. Caso a cidade tenha alguma frequência desse tipo de precipitação (cidades com alto grau de poluição), procure reportagens locais (impressas ou televisivas) que registram o fenômeno. Caso não seja o caso da cidade da escola, é possível pesquisar alguma reportagem de alguma cidade grande e poluída por perto, como por exemplo as capitais dos estados. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, a reportagem como forma de apresentação do tema.
Contextualização
Para a contextualização continuaremos usando a reportagem enviada sobre a ocorrência da chuva ácida. Envie também a imagem que está na contextualização original dessa aula. Peça a leitura atenta da reportagem e a análise da imagem buscando compreender a relação entre o fenômeno descrito na reportagem e o esquema da chuva ácida.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula é uma adaptação da proposta original do plano. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, a solicitação de uma pesquisa sobre chuva ácida em que o estudante deve, com base na pesquisa, escrever no caderno de Geografia um parágrafo de resumo sobre o que é a chuva ácida. Além disso, envie as 3 fotografias que estão no slide de problematização do plano juntamente com as seguintes questões: 1. Qual a relação entre o que está sendo mostrado nas imagens e as chuvas ácidas? 2. Como podemos atuar diminuindo a ocorrência das chuvas ácidas? Para o retorno, professor, você pode pedir que os estudantes, com orientação dos familiares, responda em arquivo de texto para envio ou salvando em pasta compartilhada do Google Drive. Dê um retorno aos estudantes sobre as respostas, oferecendo, se for o caso, algum material de apoio a mais para tirar as dúvidas. No plano de aula há diversas indicações de materiais complementares que pode ser enviado.
Sistematização
A sistematização dessa aula será realizada em dupla e o desafio é a construção, seguindo a proposta do plano de aula original, de um mapa conceitual sobre as chuvas ácidas. Oriente a turma que o mapa conceitual deve abordar conceitualmente o que são as chuvas ácidas, as consequências para a natureza e sociedade e formas de atenuação. Para a organização em duplas, professor, faça a sugestão de uso de whatsapp para a comunicação mais rápida e a possibilidade de marcar um videoconferência para a dupla trocar ideias sobre como construir o mapa conceitual. O mapa pode ser construído em papel, em arquivo de texto ou slide como Word e Powerpoint, ou via software que permitem mais dinamicidade e compartilhamento da produção. Uma sugestão de uso é o Padlet, disponível aqui, que pode ser usado diretamente no computador ou através do aplicativo. Peça que as duplas enviem o mapa conceitual por e-mail a você, professor. Dê uma devolutiva a cada dupla.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer um pouco mais sobre as mudanças climáticas. No site do INPE há vários vídeos destinados a um público adolescente e adulto, que podem ser assistidos pelos familiares e estudantes. Acesse aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender o conceito de chuva ácida e suas consequências
Habilidade (s) da Base:(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.