Plano de Aula

Plano de aula: Chuva ácida no mundo

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano serão discutidas as razões e as consequências da chuva ácida, além de instigar os alunos a analisarem a ação antrópica neste processo.

Materiais necessários: Uma folha de papel sulfite para cada dupla formada na sala.

Material complementar:

Imagens do plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UN4BryXawY9XxKW5xFNz2f8TwYTCxXdyjxftf7Np8VMgh3WZpGR8nQSRWK2T/geo6-11und02-imagens-do-plano.pdf

Para você saber mais:

FOGAÇA, J.R.V. Por que a chuva ácida corrói os monumentos históricos? Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-chuva-acida-corroi-os-monumentos-historicos.htm>. Acesso em: 25 mar 2019.

SOUSA, R. Chuva Ácida. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm>.

Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos saibam o conceito de precipitação e seu processo de formação.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Pergunte à turma o que significa o termo corroer. Comente com os alunos que a corrosão é um tipo de destruição, de transformação. Diga à eles que a chuva pode transformar, destruir alguns determinados objetos e lugares.

Como adequar à sua realidade: As imagens de monumentos utilizadas na aula podem ser substituídas por imagens de monumentos da sua cidade, caso haja algum que tenha sofrido com a chuva ácida.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO