GEO6_11UND08 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Queimadas no Cerrado e na Amazônia
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no cerrado e na Amazônia. Para isso, será proposto que os alunos elaborem um jogo de tabuleiro que apresentem obstáculos, como perguntas, desafios, situações-problema, relacionados à temática proposta para que solucionem e avancem casas para vencerem o jogo.
Materiais necessários: Solicite que os alunos providenciem, em grupos, os materiais que utilizarão para elaborarem seu jogo. Sugestões: papel cartolina, papel americano, régua, tesoura sem ponta, cola branca, canetinhas hidrocor, dados, e bonecos ou pinos diversos (plástico, borracha etc.) para representar os personagens do jogo, dados.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf.
Ação propositiva - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.
Ação propositiva - Molde para perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.
Ação propositiva - Dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcfBVTcR64nwT3SQrwX6tGGm33FeC7qbGGJEbXtXGnPM4c9zBg3FvftmWgW7/geo6-11und08-acao-propositiva-dado.pdf .
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
Entenda os prejuízos causados pelo fogo na fauna e na flora das Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/08/entenda-os-prejuizos-causados-pelo-fogo-na-fauna-e-na-flora-das-unidades-de-conservacao>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam o conceito de biomas e as características dos biomas brasileiros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. Para tanto, explique-os que será proposta uma atividade de confecção de jogos de tabuleiro e a validação dos mesmos entre os alunos acerca do tema proposto.
Como adequar à sua realidade: Ao longo do plano, sempre que possível, utilize exemplos de queimadas realizadas próximo à escola ou do bairro para contextualização do tema proposto. Caso sua comunidade escolar fique em um das regiões citadas, os exemplos cotidianos serão ainda mais ricos se exemplificados em sala de aula.
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento acerca das principais características dos biomas do Cerrado e Amazônico.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.
Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.
Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.
Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie esta etapa apresentando as informações contidas no slide 3. Questione aos alunos quais informações estão sendo colocadas. É importante que os alunos destaquem que os dois maiores biomas do Brasil são também os que mais sofrem com as queimadas.
Comente com os alunos que variadas são as causas das queimadas no Cerrado e na Amazônia, que vão desde naturais até realizadas pelo homem. Explique aos alunos que no Cerrado, historicamente, há registros de incêndios por causas naturais devido a descargas elétricas, combustão espontânea e até mesmo pelo atrito entre rochas, o que deu características peculiares à vegetação do Cerrado, como cascas espessas e galhos retorcidos. No entanto, a maior causa das queimadas nos dois biomas decorre da ação humana, em que as queimas são utilizadas como uma prática agropecuária, a qual é rápida e tem baixos custos para o processo de “limpeza” do solo. Mas tal prática não é realizada apenas no Cerrado e na Amazônia.
Mostre ainda a manchete disponível no slide 4 e explique algumas das consequências das queimadas nessa região.
Não sendo possível projetar os slides, acesse o documento a seguir para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Questione os alunos se já viram alguma queimada próxima de suas casas ou se seus pais já realizaram tal prática e quais foram os motivos para tal.
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: No momento da problematização, organize os alunos em grupos de quatro pessoas. Oriente-os a discutir as questões do slide 5 em grupo. Espera-se que os alunos possam chegar à conclusão de que as queimadas são prejudiciais à qualidade do solo, destroem ecossistemas, matam animais e que aumentam a emissão de gases poluentes na atmosfera. Espera-se também que os alunos possam discutir sobre a importância de preservar os dois maiores biomas do Brasil, com rica biodiversidade, garantindo que esses ecossistemas sobrevivam para gerações futuras.
Caso sinta necessidade, realize uma breve discussão acerca do que os alunos colocaram como respostas e direcione-os para pensar nas possibilidades de consequências das queimadas e a importância de preservação desses ecossistemas.
Não sendo possível projetar os slides, registre as questões no quadro.
Como adequar à sua realidade: Caso haja incidência de queimadas em sua região, adapte as questões para tais ocasiões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.
Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.
Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.
Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.
Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.
As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.
Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.
Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Explique aos alunos que neste momento, utilizarão as discussões realizadas na etapa anterior para construírem um jogo de tabuleiro. Utilize como exemplo jogos como Banco Imobiliário, War, Desafio da Fortuna, dentre outros para exemplificar o estilo do jogo pretendido na atividade.
Explique que esses jogos utilizam superfícies planas, geralmente com demarcações como desenhos ou caminhos com obstáculos a serem seguidos e com regras bem definidas. A dinâmica é composta de perguntas, desafios, ações ou situações que são apresentados aos jogadores, os quais, a partir disso, podem avançar ou retroceder casas no tabuleiro.
Para isso, entregue aos alunos o tabuleiro disponível no documento a seguir e o documento com os moldes das perguntas ou situações-problema: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.
Caso seja possível, imprima os documentos em folha 120g ou mais, que é um material mais grosso. Caso não seja, peça aos alunos que recortem, principalmente, os moldes para as questões e colem sobre uma cartolina, para que não seja possível ler as perguntas.
Neste momento, oriente os alunos a se organizarem em duplas. Eles deverão elaborar as perguntas ou situações-problema para colocar nos moldes entregues. As perguntas poderão ser diretas, com alternativas e buscando soluções para determinados problemas. As respostas devem estar abaixo da pergunta.
As regras do jogo a serem seguidas estão ao lado do tabuleiro. Leia junto com os alunos e explique-os como devem proceder.
Caso sua escola tenha a disponibilidade de laboratório de informática, verifique a possibilidade de os alunos utilizarem os computadores para possíveis pesquisas relacionadas à proposta. Neste caso, apresente-lhes algumas sugestões de sites para pesquisas, disponíveis no tópico “Para você saber mais”. Caso prefira, peça antecipadamente para que os alunos tragam questões pré-elaboradas de suas casas.
Como adequar à sua realidade: Caso as queimadas sejam uma realidade de sua comunidade, oriente os alunos a utilizarem tais exemplos em suas propostas.
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Esta etapa será destinada para que cada grupo jogue seu próprio jogo buscando identificar algum problema e realizar ajustes necessários. Os alunos devem ser informados previamente de providenciarem seus avatares por meio de brinquedos pequenos, como bonequinhos ou pinos de plástico, borracha etc.
Em uma aula posterior, é importante que os alunos, com os jogos já finalizados, toquem seus tabuleiros para que os joguem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND08
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir as causas e consequências das queimadas que ocorrem no Cerrado e na Amazônia brasileira. A aula abordará tanto as queimadas com causas naturais, associadas a descarga de energia ou a períodos de grande estiagem, como as queimadas intencionais que são realizadas, muitas vezes, de forma criminosa. Para iniciar a aula, professor, envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica, por escrito, o tema da aula: Queimadas na Amazônia e no Cerrado. Caso queira já apresentar alguma informação adicional, pode enviar parte desse texto.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio da imagem que está na contextualização do plano. Essa imagem - um infográfico - apresenta diversas informações preliminares importantes sobre os prejuízos ambientais que as queimadas promovem. Professor, envie o infográfico e peça que os estudantes organizem no caderno, em tópicos, as principais conclusões da observação do quadro. Não é necessário solicitar que enviem de volta. Mas, caso seja possível, seria interessante comentar com eles os principais pontos. Isso pode ser feito por áudio ou vídeo e enviado para eles.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Primeira adaptação necessária é que a atividade será feita individualmente. A proposta é a criação do jogo com informações sobre as queimadas da Amazônia e Cerrado. Oriente as famílias a imprimir o material necessário e contribuir na elaboração do jogo com o estudante. As regras do jogo, assim como o tabuleiro e a máscara das cartas, estão disponíveis no plano de aula. Para contribuir com mais informações, além do infográfico já trabalhado, você pode solicitar que os estudantes assistam também aos seguintes vídeos: 1) Queimadas na Amazônia, disponível aqui; 2) Queimadas no Cerrado, disponível neste link.
Sistematização
Hora do jogo! Peça agora que os estudantes joguem com a família. Será um momento de lazer, diversão e aprendizado.
Convite às famílias
Convide as famílias a jogarem com os estudantes! Jogo é sempre um momento de diversão com a família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo