GEO6_11UND08 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Queimadas no Cerrado e na Amazônia
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no cerrado e na Amazônia. Para isso, será proposto que os alunos elaborem um jogo de tabuleiro que apresentem obstáculos, como perguntas, desafios, situações-problema, relacionados à temática proposta para que solucionem e avancem casas para vencerem o jogo.
Materiais necessários: Solicite que os alunos providenciem, em grupos, os materiais que utilizarão para elaborarem seu jogo. Sugestões: papel cartolina, papel americano, régua, tesoura sem ponta, cola branca, canetinhas hidrocor, dados, e bonecos ou pinos diversos (plástico, borracha etc.) para representar os personagens do jogo, dados.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjGXS8EZdqrzAEm6KSEZpH5FTZBvsANTGqVbgADp4aVyjyRcbHmeJjTRf7KS/geo6-11und08-contextualizacao.pdf.
Ação propositiva - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7pQh8XJK2V5mqKu7an6qwUAZJhsXHpbHCYRNRchfaJZKgJEhry9Ex6tdx2B6/geo6-11und08-acao-propositiva-tabuleiro.pdf.
Ação propositiva - Molde para perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8z6zEXA64jUcbC7UuvpgfTaU5QWfaHqnfmXXAHscFzS46zmdrPaTJr28abMQ/geo6-11und08-acao-propositiva-moldes-para-perguntas.pdf.
Ação propositiva - Dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FcfBVTcR64nwT3SQrwX6tGGm33FeC7qbGGJEbXtXGnPM4c9zBg3FvftmWgW7/geo6-11und08-acao-propositiva-dado.pdf .
Para você saber mais:
BAPTISTA, Lucas. Por que as árvores do Cerrado possuem troncos tortuosos? Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-arvores-do-cerrado-possuem-troncos-tortuosos/>. Acesso em: 19 abr 2019.
Entenda os prejuízos causados pelo fogo na fauna e na flora das Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/08/entenda-os-prejuizos-causados-pelo-fogo-na-fauna-e-na-flora-das-unidades-de-conservacao>. Acesso em: 19 abr 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. O fogo no Cerrado. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-fogo-no-cerrado.htm>. Acesso em: 19 abr 2019.
GARCIA, Rafael. Queimada científica mostra que fogo com seca faz Amazônia virar cerrado. Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/04/1441302-queimada-cientifica-mostra-que-fogo-com-seca-faz-amazonia-virar-cerrado.shtml>. Acesso em: 19 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos conheçam o conceito de biomas e as características dos biomas brasileiros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos compreendam as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. Para tanto, explique-os que será proposta uma atividade de confecção de jogos de tabuleiro e a validação dos mesmos entre os alunos acerca do tema proposto.
Como adequar à sua realidade: Ao longo do plano, sempre que possível, utilize exemplos de queimadas realizadas próximo à escola ou do bairro para contextualização do tema proposto. Caso sua comunidade escolar fique em um das regiões citadas, os exemplos cotidianos serão ainda mais ricos se exemplificados em sala de aula.
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham conhecimento acerca das principais características dos biomas do Cerrado e Amazônico.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO