GEO6_11UND06 - Problematização_ Manchete e Questões
Plano de Aula
Plano de aula: O mau uso e conservação do solo e suas consequências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos analisem atividades desenvolvidas no solo, que geram o seu mau uso e consequente falta de conservação, os quais trazem consequências para a sociedade e para o meio ambiente, assim como para gerações futuras. Para isso, serão propostas duas atividades práticas, em que os alunos desenvolverão um experimento da vegetação como uma forma de preservação do solo e montagem de frases com atividades relacionadas ao mau uso e conservação do solo.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento do experimento na etapa da ação propositiva, será necessário que o professor providencie os seguintes materiais:
1 lápis;
1 copo plástico de 250ml;
1 canudo de refresco;
Massa de modelar;
Papelão de aproximadamente 40cm²;
Terra;
4 litros de água;
Pedaço de pano velho;
1 quadrado de terra com grama ou vegetação diversa.
Para a etapa da sistematização, serão necessários papel sulfite, tesoura para cortá-lo, lápis ou canetas azul e vermelha e papel cartolina (sugestão).
Material complementar:
Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sz8pJAQTUDGGZFQtKt62duVZrxUMz49urVya9gQPXV27SWZattFYr4vwRdbc/geo6-11und06-problematizacao-manchete-e-questoes.pdf
Ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
DE JESUS, Fernando Soares. Estudo dos solos: consequências do uso indevido do solo. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/02/consequencias-uso-incorrento-solo.html>. Acesso em: 06 abr 2019.
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Uso adequado do solo favorece o desenvolvimento sustentável. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19205608/uso-adequado-do-solo-favorece-o-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 06 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos já tenham conhecimento acerca da formação do solo e de seus elementos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos analisem as atividades que resultam no mau uso e ineficiência de conservação do solo e que, para isso, participarão de um experimento relacionado à importância da cobertura vegetal e depois formar frases relacionadas às causas e consequências das ações humanas no solo.
Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de uso e conservação do solo do entorno da escola, como áreas de APP (Área de Proteção Permanente), áreas destinadas à agricultura que utilizem curvas de nível, rotação de culturas, aração, adubação ou correção da acidez do solo. Você também poderá questionar aos alunos se frequentam ou moram em áreas rurais e se sabem como o solo é manuseado, levantando bons exemplos do uso do solo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO