Plano de Aula

Plano de aula: O mau uso e conservação do solo e suas consequências

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos analisem atividades desenvolvidas no solo, que geram o seu mau uso e consequente falta de conservação, os quais trazem consequências para a sociedade e para o meio ambiente, assim como para gerações futuras. Para isso, serão propostas duas atividades práticas, em que os alunos desenvolverão um experimento da vegetação como uma forma de preservação do solo e montagem de frases com atividades relacionadas ao mau uso e conservação do solo.

Materiais necessários: Para o desenvolvimento do experimento na etapa da ação propositiva, será necessário que o professor providencie os seguintes materiais:

1 lápis;

1 copo plástico de 250ml;

1 canudo de refresco;

Massa de modelar;

Papelão de aproximadamente 40cm²;

Terra;

4 litros de água;

Pedaço de pano velho;

1 quadrado de terra com grama ou vegetação diversa.

Para a etapa da sistematização, serão necessários papel sulfite, tesoura para cortá-lo, lápis ou canetas azul e vermelha e papel cartolina (sugestão).

Material complementar:

Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sz8pJAQTUDGGZFQtKt62duVZrxUMz49urVya9gQPXV27SWZattFYr4vwRdbc/geo6-11und06-problematizacao-manchete-e-questoes.pdf

Ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.

Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

DE JESUS, Fernando Soares. Estudo dos solos: consequências do uso indevido do solo. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/02/consequencias-uso-incorrento-solo.html>. Acesso em: 06 abr 2019.

Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.

FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.

PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.

Uso adequado do solo favorece o desenvolvimento sustentável. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19205608/uso-adequado-do-solo-favorece-o-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 06 abr 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos já tenham conhecimento acerca da formação do solo e de seus elementos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos analisem as atividades que resultam no mau uso e ineficiência de conservação do solo e que, para isso, participarão de um experimento relacionado à importância da cobertura vegetal e depois formar frases relacionadas às causas e consequências das ações humanas no solo.

Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de uso e conservação do solo do entorno da escola, como áreas de APP (Área de Proteção Permanente), áreas destinadas à agricultura que utilizem curvas de nível, rotação de culturas, aração, adubação ou correção da acidez do solo. Você também poderá questionar aos alunos se frequentam ou moram em áreas rurais e se sabem como o solo é manuseado, levantando bons exemplos do uso do solo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados