GEO6_11UND06 - Problematização_ Manchete e Questões
Plano de Aula
Plano de aula: O mau uso e conservação do solo e suas consequências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos analisem atividades desenvolvidas no solo, que geram o seu mau uso e consequente falta de conservação, os quais trazem consequências para a sociedade e para o meio ambiente, assim como para gerações futuras. Para isso, serão propostas duas atividades práticas, em que os alunos desenvolverão um experimento da vegetação como uma forma de preservação do solo e montagem de frases com atividades relacionadas ao mau uso e conservação do solo.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento do experimento na etapa da ação propositiva, será necessário que o professor providencie os seguintes materiais:
1 lápis;
1 copo plástico de 250ml;
1 canudo de refresco;
Massa de modelar;
Papelão de aproximadamente 40cm²;
Terra;
4 litros de água;
Pedaço de pano velho;
1 quadrado de terra com grama ou vegetação diversa.
Para a etapa da sistematização, serão necessários papel sulfite, tesoura para cortá-lo, lápis ou canetas azul e vermelha e papel cartolina (sugestão).
Material complementar:
Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sz8pJAQTUDGGZFQtKt62duVZrxUMz49urVya9gQPXV27SWZattFYr4vwRdbc/geo6-11und06-problematizacao-manchete-e-questoes.pdf
Ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
DE JESUS, Fernando Soares. Estudo dos solos: consequências do uso indevido do solo. Disponível em: <https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/02/consequencias-uso-incorrento-solo.html>. Acesso em: 06 abr 2019.
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Uso adequado do solo favorece o desenvolvimento sustentável. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/19205608/uso-adequado-do-solo-favorece-o-desenvolvimento-sustentavel>. Acesso em: 06 abr 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos já tenham conhecimento acerca da formação do solo e de seus elementos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Informe que a aula terá como objetivo fazer com que os alunos analisem as atividades que resultam no mau uso e ineficiência de conservação do solo e que, para isso, participarão de um experimento relacionado à importância da cobertura vegetal e depois formar frases relacionadas às causas e consequências das ações humanas no solo.
Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de uso e conservação do solo do entorno da escola, como áreas de APP (Área de Proteção Permanente), áreas destinadas à agricultura que utilizem curvas de nível, rotação de culturas, aração, adubação ou correção da acidez do solo. Você também poderá questionar aos alunos se frequentam ou moram em áreas rurais e se sabem como o solo é manuseado, levantando bons exemplos do uso do solo.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie a etapa questionando aos alunos se sabem o que é o uso do solo. Explique que o uso do solo refere-se à como a sociedade está utilizando e aproveitando esse recurso natural.
Em seguida, peça aos alunos que dêem exemplos de tipos de usos do solo, esperando que possam citar: as construções e indústrias na área urbana, e as áreas agricultáveis, as pastagens, florestas e minerações nas zonas rurais. Apresente aos alunos as imagens dispostas nos slides 4 e 5.
Assim, o homem utiliza intensamente o solo para muitas finalidades, mas, nas últimas décadas, vem ocorrendo uma intensificação na degradação do solo por sua má conservação e utilização, o que implica em consequências graves à sociedade bem como para o meio ambiente. Informe aos alunos que 1cm de solo leva de 100 a 400 anos para ser formado, de acordo com Azevedo (2008).
Para você saber mais:
AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a etapa questionando aos alunos se sabem o que é o uso do solo. Explique que o uso do solo refere-se à como a sociedade está utilizando e aproveitando esse recurso natural.
Em seguida, peça aos alunos que dêem exemplos de tipos de usos do solo, esperando que possam citar: as construções e indústrias na área urbana, e as áreas agricultáveis, as pastagens, florestas e minerações nas zonas rurais. Apresente aos alunos as imagens dispostas nos slides 4 e 5.
Assim, o homem utiliza intensamente o solo para muitas finalidades, mas, nas últimas décadas, vem ocorrendo uma intensificação na degradação do solo por sua má conservação e utilização, o que implica em consequências graves à sociedade bem como para o meio ambiente. Informe aos alunos que 1cm de solo leva de 100 a 400 anos para ser formado, de acordo com Azevedo (2008).
Para você saber mais:
AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a etapa questionando aos alunos se sabem o que é o uso do solo. Explique que o uso do solo refere-se à como a sociedade está utilizando e aproveitando esse recurso natural.
Em seguida, peça aos alunos que dêem exemplos de tipos de usos do solo, esperando que possam citar: as construções e indústrias na área urbana, e as áreas agricultáveis, as pastagens, florestas e minerações nas zonas rurais. Apresente aos alunos as imagens dispostas nos slides 4 e 5.
Assim, o homem utiliza intensamente o solo para muitas finalidades, mas, nas últimas décadas, vem ocorrendo uma intensificação na degradação do solo por sua má conservação e utilização, o que implica em consequências graves à sociedade bem como para o meio ambiente. Informe aos alunos que 1cm de solo leva de 100 a 400 anos para ser formado, de acordo com Azevedo (2008).
Para você saber mais:
AZEVEDO, Maria Teresa Mira de. Solos: A Pele da Terra. In: MATEUS, A. (coord.) Solo: a pele da Terra. Departamento de Geologia da FCUL, Lisboa, 2008, p. 06-11. Disponível em: <https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dgeo/doc/09_solo.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Conservação do solo. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/conservacao_solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
MAGALHÃES, Lana. A importância do solo. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/a-importancia-do-solo/>. Acesso em: 06 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em duplas para que reflitam sobre a manchete. Leia com os alunos e questione-os:
- Quais ações podem acarretar as consequências citadas na manchete?
- Quais outras consequências do mau uso e conservação do solo para a sociedade e meio ambiente?
Explique aos alunos que eles responderão às perguntas apenas com palavras, que deverão ser escritas em tiras de papel. Entregue oito tiras de papel sulfite às duplas (aproximadamente 5cmx21cm). Em quatro tiras, os alunos devem escrever:
- Com lápis ou caneta azul: palavras acerca das causas do mau uso e conservação do solo relacionadas à manchete apresentada,
- Com o lápis ou caneta vermelha: nas demais tiras de papel, os os alunos devem escrever palavras acerca das consequências do mau uso e conservação do solo em relação à sociedade e ao meio ambiente.
Finalizada a atividade, peça aos alunos que reserve as tiras de papel sob a mesa.
Caso não seja possível projetar a manchete e as questões, acesse o documento a seguir, o qual poderá entregar uma cópia para cada dupla: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Sz8pJAQTUDGGZFQtKt62duVZrxUMz49urVya9gQPXV27SWZattFYr4vwRdbc/geo6-11und06-problematizacao-manchete-e-questoes.pdf. Não sendo possível a impressão, a manchete e as perguntas poderão ser escritas no quadro.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Ação Propositiva
Orientações: Direcione os alunos para a área externa da escola, onde não se tenha o problema de sujar o ambiente.
Disponha-os em um semicírculo, em que você possa se posicionar no meio e todos possam observar. Inicie então o experimento junto com os alunos, seguindo o passo-a-passo a seguir:
1º passo: Fure a parte inferior do copo plástico com o lápis.
2º passo: Corte o canudo ao meio e encaixe uma das partes no furo do copo, de modo que o canudo fica à mostra externamente.
3º passo: Coloque o papelão no chão e dobre para cima um de seus lados (cerca de 10 cm). Espalhe a terra em cima do papelão, formando uma camada.
4º passo: Aproxime o copo na extremidade da parte do papelão que está dobrada, apoiando-o.
5º passo: Tampe o canudo com o dedo e solicite ajuda de um aluno para que coloque água no copo. Retire o dedo do canudo, chamando a atenção dos alunos para o que vai acontecer com a terra. Espera-se que eles percebam que a terra é “lavada” pela água, escorrendo pelo papelão.
6º passo: Limpe o papelão com o pedaço de pano velho. Coloque o quadrado de terra coberta com grama ou vegetação.
7º passo: Repita o processo completando o copo com água.
Questione aos alunos o que foi observado no experimento, nos dois momentos em que foi colocada água no copo, esperando que possam expôr a importância da cobertura vegetal para que o solo não seja carregado pela água, desgastando-o.
Ao final do experimento e das discussões iniciais sobre o mesmo, explique que o processo observado se chama lixiviação do solo e que é apenas um das várias consequências do mau uso e conservação do solo, ocasionado pela retirada da cobertura vegetal.
Instigue os alunos a citarem outras consequências, levantadas anteriormente na etapa da problematização, a partir de questionamentos que os levem a pensar sobre as consequências de determinadas ações para o solo, tais como: desmatamento, que pode causar a erosão, voçorocamento, assoreamento, acelera o processo de desertificação e lixiviação do solo, deixando as camadas superficiais do solo inférteis; queimadas, que retira os nutrientes e mata micro-organismos responsáveis por auxiliar na nutrição do solo e infiltração de água nas camadas de lençol freático; uso de agrotóxicos, que, por serem muito tóxicos, permanecem no solo e nos animais por muito tempo, podendo causar doenças; impermeabilização do solo nas cidades, dificultando a infiltração de água no solo, o que sobrecarrega os rios e podem gerar enchentes, poluição do solo por descarte inadequado, podendo contaminar os solos, dentre outros.
Comente também que o solo é a base para nosso sustento alimentar e que, se continuamente degradado, não será garantido a sustentabilidade necessária para as futuras gerações.
Retorne para a sala de aula em seguida.
Caso não seja possível realizar o experimento a céu aberto, procure uma área coberta onde não haja problemas para realizá-lo. Caso ainda sim não seja possível, utilize um balde ou bacia que possa comportar a quantidade de água a ser utilizada no experimento e o realize em sala de aula.
As imagens do experimento também estão disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gbqvdY5vZVg28SZcN5Q9cbUTawXS9bkQvRZXAAY85XgsJakG4XeCzeDvzSQM/geo6-11und06-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso tenha áreas de degradação do solo em sua cidade, utilize-as como exemplo, explicando as causas da degradação identificada.
Para você saber mais:
Degradação e conservação do solo. Secretaria da Educação Paraná, 2015 (8min12seg). Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=19515>. Acesso em: 06 abr 2019.
FREITAS, Eduardo de. Degradação do solo no Brasil. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/degradacao-solo-no-brasil.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PAREJO, Luiz Carlos. Desertificação: causas e consequências do mau uso do solo. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. Formas de degradação do solo. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/formas-degradacao-solo.htm>. Acesso em: 06 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Mantenha as duplas formadas anteriormente. Os alunos devem trocar entre si as oito palavras escritas, de modo que nenhuma dupla permaneça com as próprias palavras produzidas.
Com as novas palavras recebidas, as duplas devem formar frases, relacionadas às causas e às consequências do mau uso e conservação do solo. Comente que os alunos devem elaborar frases também a partir do que o experimento permitiu mostrar-lhes.
Esclareça que, para formarem frases, é necessário acrescentar novas palavras para dar coesão e sentido a elas.
As frases poderão ser formadas em cartolina, onde os alunos poderão colar e escrever as palavras.
Em um outro momento, proporcione a socialização das atividades realizadas.
Caso sobrem palavras, os alunos poderão construir outras frases sobre o assunto.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
Sequência didática
GEO6_11UND06
GEO6_11UND07
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Essa sequência didática trata de uso do solo. Em especial, discute os problemas ambientais e sociais atrelados ao mau uso do solo e apresenta uma forma de evitar esses problemas com a prática da agricultura sustentável. Para apresentar a sequência, envie aos estudantes uma sequência de fotografias (que podem ser apresentada em slides com o Google Apresentações ou Powerpoint) com diferentes usos do solo. No plano original dessa aula há algumas opções - agricultura e área urbana - mas o ideal seria ampliar essa sequência com outras situações como pecuária, atividade industrial, parques. A ideia aqui é evidenciar aos alunos o que significa a expressão “uso do solo”.
Contextualização
Na contextualização dessa sequência pode ser enviado aos estudantes a manchete da reportagem, disponível na problematização da aula GEO6_11UND06 junto com os 2 questionamentos que também estão no slide. Peça que os estudantes respondam as 2 questões a partir de uma pesquisa na internet sobre problemas no uso do solo. Caso queira oferecer algum material de apoio, pode enviar os textos que estão no material complementar da aula GEO6_11UND06.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa sequência será feita em 2 momentos. Como se trata, no momento 1, de uma atividade prática, dê um tempo necessário para a realização da atividade, além de orientar que os familiares estejam o tempo todo junto com o estudante.
Momento 01
O primeiro momento será a realização do experimento detalhado no plano GEO6_11UND06. A adaptação aqui será que o experimento deve ser feito na residência do estudante, preferencialmente em um espaço aberto (quintal, varanda) ou na área de serviço. Para orientar a atividade à distância, professor, envie as instruções passo a passo seguida das fotografias que estão no plano. Seja o mais específico possível. Caso considere possível, além das fotografias do plano grave um vídeo mostrando cada etapa. Envie aos estudantes e peça para eles reproduzirem o experimento em casa sob supervisão de um familiar adulto. Ao final do experimento, peça que anotem no caderno o que conseguiram perceber de diferente entre os dois tipos de uso do solo criados no experimento.
Momento 02
No momento 02 vamos contrapor o uso do solo para atividades agrícolas que degradam o solo, como o visto no momento 01, com atividades agrícolas que possuem uma preocupação com a manutenção da fertilidade do solo, como é a caso das práticas ligadas à agricultura sustentável. Para isso, envie o vídeo feito pela EMBRAPA (disponível aqui), apontando diversos diferenciais da agricultura sustentável. Peça que os estudantes organizem uma lista de características da agricultura sustentável no caderno de Geografia.
Sistematização
A sistematização dessa sequência envolve os dois momentos da ação propositiva deste plano adaptado e será baseado na ação propositiva do plano GEO6_11UND07. A proposta é que os estudantes continuem a escrita de uma história do menino Paco - o arquivo com o início da história está disponível no plano GEO6_11UND07 - acrescentando o que aprendeu sobre uso do solo, degradação ambiental e agricultura sustentável. Peça que os alunos escrevam, professor, em arquivo de texto, como Word ou Google Docs, para depois enviar a você. Leia cada história e dê um feedback ao estudante apontando, conforme o caso, as questões bem desenvolvidas e aquelas que necessitam de uma revisão. Caso considere interessante, você pode compartilhar algumas histórias com o grupo de alunos.
Convite às famílias
Convide os familiares a assistir um do documentário sobre Agricultura Sustentável chamado de “Ecovilas Brasil - Caminhando para a Sustentabilidade” junto com os estudantes, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Analisar as atividades que causam o mau uso do solo, trazendo consequências para gerações futuras.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.