GEO6_11UND07 - Ação propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: A agricultura sustentável como alternativa para o mau uso do solo na agricultura
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é fazer com que os alunos compreendam a importância da agricultura sustentável como uma alternativa para o mau uso e conservação inadequada do solo que vem prejudicando sua qualidade, de seus produtos e, consequentemente, da qualidade alimentar das pessoas. Para isso, na etapa da ação propositiva será apresentada aos alunos a história de Paco, um adolescente que mora em um pequeno sítio e começa a observar ações não sustentáveis de seu vizinho. A partir dessa história inicial, os alunos a darão uma continuidade, criando um clímax envolvendo-se nesse contexto inicial, no entanto não darão um desfecho para a história. O desfecho será realizado na etapa de sistematização, etapa em que os alunos deverão também indicar ações sustentáveis.
Materiais necessários: Caderno, lápis e/ou canetas e folhas sulfite ou almaço.
Material complementar:
Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5tFQPck4jP4JaKGcWM5m45VJMsPk8skDmQMb9uGNpjRKHcJmrHvm6WJttGcC/geo6-11und07-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Agricultura sustentável. Sua Pesquisa. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agricultura_sustentavel.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
CANCIAN, Natália. Registro de agrotóxicos no Brasil cresce e atinge maior marca em 2018. Folha de S. Paulo, 04/03/2019. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/03/registro-de-agrotoxicos-no-brasil-cresce-e-atinge-maior-marca-em-2018.shtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
DANTAS, Tiago. Agricultura sustentável, o homem e o meio ambiente. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
Ministério da Agricultura aprova registro de agrotóxicos de alta toxicidade. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/ministerio-da-agricultura-aprova-registro-de-agrotoxicos-de-alta-toxicidade-23393036>. Acesso em: 14 abr 2019.
TRIGUEIRO, André. Licenciamento recorde de novos agrotóxicos. G1. Disponível em:
<https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/21/licenciamento-recorde-de-novos-agrotoxicos.ghtml>. Acesso em: 14 abr 2019.
Contextos prévios: Para este plano é importante que os alunos já consigam diferenciar o espaço rural do urbano, assim como o desenvolvimento de suas atividades e práticas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos acerca do que será desenvolvido em sala de aula a partir do tema exposto e que uma atividade prática será proposta em equipe para que os alunos possam identificar as melhores alternativas técnicas da agricultura sustentável.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO