Plano de Aula

Plano de aula: Aquecimento global e suas consequências

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, os alunos poderão compreender o que é aquecimento global e algumas de suas consequências para a vida na Terra.

Materiais necessários: 2 recipientes de vidro de 300 ml (podem ser copos de vidro), pedras de gelo, peneira.

Material complementar:

Principais gases do efeito estufa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8bMkGZeWuD2FWHe9yZfJdQPWDxTx7NRccd2md6FTmTTKX36zUpG3EsG7XTc/geo6-11und01-gases-do-efeito-estufa.pdf - uma folha por grupo

Imagens utilizadas no plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDB6ERwJceCAyrnAXWWRUTQRQEuktKP3QGPA8r7EYJAqWh8S7jWxay97pmrc/geo6-11und01-imagens-utilizadas-no-plano.pdf

Para você saber mais:

AMOS, Jonathan; GILL, Victoria. Derretimento acelera e Antártida perde 2,7 trilhões de toneladas de gelo em 25 anos. BBC News, 14/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44480475>. Acesso em: 19 mar 2019.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Efeito Estufa e Aquecimento Global. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global>. Acesso em: 25 mar 2019.

Contextos prévios: É necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre os conceitos básicos de atmosfera: o que é, camadas e gases.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o tema da aula. Questione os alunos sobre o que já ouviram falar sobre o tema e escreva no quadro os principais tópicos. Exemplo: Terra está mais quente, derretimento das geleiras, maior quantidade de chuvas

Como adequar à sua realidade: Se a sua cidade for localizada no litoral, pergunte aos alunos se eles notaram alguma diferença no quanto o mar chega próximo às ruas, se ele está recuando mais ou menos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO