GEO6_11UND01 - Imagens utilizadas no plano
Plano de Aula
Plano de aula: Aquecimento global e suas consequências
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, os alunos poderão compreender o que é aquecimento global e algumas de suas consequências para a vida na Terra.
Materiais necessários: 2 recipientes de vidro de 300 ml (podem ser copos de vidro), pedras de gelo, peneira.
Material complementar:
Principais gases do efeito estufa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8bMkGZeWuD2FWHe9yZfJdQPWDxTx7NRccd2md6FTmTTKX36zUpG3EsG7XTc/geo6-11und01-gases-do-efeito-estufa.pdf - uma folha por grupo
Imagens utilizadas no plano: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDB6ERwJceCAyrnAXWWRUTQRQEuktKP3QGPA8r7EYJAqWh8S7jWxay97pmrc/geo6-11und01-imagens-utilizadas-no-plano.pdf
Para você saber mais:
AMOS, Jonathan; GILL, Victoria. Derretimento acelera e Antártida perde 2,7 trilhões de toneladas de gelo em 25 anos. BBC News, 14/06/2018. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44480475>. Acesso em: 19 mar 2019.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Efeito Estufa e Aquecimento Global. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global>. Acesso em: 25 mar 2019.
Contextos prévios: É necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre os conceitos básicos de atmosfera: o que é, camadas e gases.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro o tema da aula. Questione os alunos sobre o que já ouviram falar sobre o tema e escreva no quadro os principais tópicos. Exemplo: Terra está mais quente, derretimento das geleiras, maior quantidade de chuvas
Como adequar à sua realidade: Se a sua cidade for localizada no litoral, pergunte aos alunos se eles notaram alguma diferença no quanto o mar chega próximo às ruas, se ele está recuando mais ou menos.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos. Com base na imagem explique que o efeito estufa é natural e benéfico para a vida na Terra. Comente que o calor emitido pelo sol fica “preso” na Terra (na quantidade devida) através dos gases estufa como o CO2 e o vapor d’água. É esse calor que permite que a Terra não congele e que consigamos viver numa temperatura saudável.
Após a explicação sobre efeito estufa, pergunte aos alunos o que seria aquecimento global. Para ajudá-los, comente que ele também pode ser considerado um efeito estufa exagerado. Os alunos devem chegar à conclusão que com o aumento dos gases estufa na atmosfera, a tendência é que mais calor fique “preso” na Terra, aumentando assim a temperatura do planeta.
Para você saber mais:
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. O que é um efeito estufa? Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-um-efeito-estufa.htm>. Acesso: 25 mar 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça para a sala se organizar em grupos de 4 alunos. Projete o slide para a turma. Entregue para cada grupo uma folha com os principais gases estufa e suas aplicações (disponível no link abaixo): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8bMkGZeWuD2FWHe9yZfJdQPWDxTx7NRccd2md6FTmTTKX36zUpG3EsG7XTc/geo6-11und01-gases-do-efeito-estufa.pdf
Peça para que cada grupo, analisando o gráfico e a folha, responda: Como o ser humano contribuiu para o aquecimento global?
Espera-se que os alunos respondam que as atividades que realizam, seja em suas ações do dia-a-dia, seja indiretamente, por meio de atividades industriais e agrícolas que produzem para o consumo humano, geram gases que, em proporções elevadas prejudicam o meio ambiente. É possível que os alunos observem com mais destaque a geração de CO2.
Os grupos devem discutir entre si durante 4 minutos. Após este tempo, oriente para que cada grupo compartilhe suas ideias. Se durante a apresentação de um grupo, outro tiver a mesma ideia, peça para que complemente ou comente algo sobre a ideia.
Para você saber mais:
PINHEIRO, Tatiana; FERNANDES, Rogério. A ação do homem e o aquecimento global. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2306/a-acao-do-homem-e-o-aquecimento-global>. Acesso em: 19 mar 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa faça uma experiência com os alunos que mostra uma das consequências do aquecimento global: o aumento do nível do mar. Para isso, explique aos alunos que há uma diferença entre o gelo que flutua sobre o mar e as calotas polares, que são grandes camadas de gelo sobre a terra firme.
A experiência mostrará a diferença entre o derretimento do gelo marinho e das calotas polares.
A experiência é simples: em um recipiente de vidro, coloque uma pedra de gelo e encha na quantia de 200 ml. Em outro recipiente, apenas coloque a quantia de 200 ml, coloque uma peneira em cima do recipiente e o gelo sob essa peneira.
Espere começar a derreter.
O resultado esperado: o primeiro recipiente como já tem 200 ml com o gelo não sofrerá alteração, já o recipiente em que o gelo não tem contato com a água, o aluno conseguirá observar o volume de de água aumentando de acordo com o derretimento. Isso acontece porque as calotas não têm contato com a água do mar, logo, seu derretimento seria uma quantidade de água a mais no mar, o que elevaria o seu nível. É importante ressaltar para o aluno que as calotas são compostas por água doce.
Durante o experimento, pergunte aos alunos como o aquecimento global contribui para o derretimento das calotas polares.
Peça para os alunos registrarem em seu caderno o resultado do experimento.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Neste momento os alunos deverão discutir o aumento do nível do mar. Peça para que alguns alunos expliquem por que o aumento do nível do mar causaria os problemas citados no slide. Não há necessidade de montar grupos para esta etapa.
- Inundações em cidades litorâneas: com o aumento do nível do mar, algumas cidades sofrerão inundações, pois o mar invadirá áreas urbanas.
- Desaparecimento de pequenas ilhas: com o maior volume d’água, algumas ilhas de menor porte poderão afundar
- Queda da salinidade do mar: as calotas são compostas por água doce, com o derretimento delas, haverá uma maior quantidade de água doce no mar, diminuindo a salinidade (quantidade de sal) do mar.
- Alteração do habitat de alguns animais: o mar e as calotas podem deixar de ser habitats naturais para alguns animais, principalmente no momento de caça ou reprodução.
Para você saber mais:
Aquecimento dos oceanos: causa e consequências. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/aquecimento-dos-oceanos-causas-e-consequencias>. Acesso em: 19 mar 2019.
MARQUES, Luiz. Consequências da elevação do nível do mar no século XXI. Jornal da Unicamp. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/consequencias-da-elevacao-do-nivel-do-mar-no-seculo-xxi>. Acesso em: 19 mar 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND01
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Padlet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trata do aquecimento global e de suas consequências para a sociedade. Como é um tema amplamente conhecido, a apresentação do tema pode ser feito conjuntamente com a contextualização e de acordo com a proposta do plano original.
Contextualização
A contextualização desta aula aborda a questão do efeito estufa, diferenciando o efeito estufa natural do antropogênico. No vídeo, disponível aqui, há uma boa explicação sobre essa diferença, já avançando um pouco na questão do aquecimento global. Envie o link para os estudantes com a seguinte pergunta: "Podemos considerar que o efeito estufa é um problema ambiental para a Terra? Justifique a sua resposta". Peça que enviem de volta a resposta para que seja possível identificar o entendimento dos alunos quanto a diferença entre os dois tipos de efeito estufa. Individualmente, e conforme o caso, envie algum outro material de apoio ao estudante que apresentar alguma dificuldade nessa diferenciação.
Ação propositiva
A sugestão para a ação propositiva deste plano é bem diferente da proposta originalmente no plano. Isso porque o experimento proposto originalmente, sem a intervenção do professor, perde a sua intencionalidade pedagógica e não permitirá a compreensão dos estudantes quanto ao aquecimento global. Assim, indicamos o envio, por meio de uma ferramenta de comunicação tecnológica, do vídeo disponível neste link. Esse vídeo, que na verdade é uma animação bem adequada para a idade dos alunos, aborda três questões que vamos destacar nesta ação propositiva: as causas do aquecimento global, as consequências do fenômeno para a natureza e para a sociedade e as possibilidades de superação desse problema ambiental. Ao enviar o vídeo aos estudantes, já dê atenção a essas três dimensões para que eles assistam buscando identificar essas questões. Peça que, a princípio, anotem no caderno e em tópicos ou palavras-chave quais são as causas, as consequências e as possibilidades de superação desse problema ambiental.
Sistematização
A sistematização dessa aula será realizada em dupla e o desafio é a construção de um mapa conceitual sobre o aquecimento global com foco nas 3 questões que destacamos anteriormente. Para a organização em duplas, professor, faça a sugestão de uso de WhatsApp para a comunicação mais rápida e a possibilidade de marcar um videoconferência para a dupla trocar ideias sobre como construir o mapa conceitual. O mapa pode ser construído em papel, em arquivo de texto ou slide como Word e Powerpoint, ou via softwares que permitem mais dinamicidade e compartilhamento da produção. Uma sugestão de uso é o Padlet (acesse aqui) que pode ser usado diretamente no computador ou através do aplicativo. Peça que as duplas enviem o mapa conceitual por e-mail a você, professor. Dê uma devolutiva a cada dupla.
Convite às famílias
Convide as famílias a conhecer um pouco mais sobre aquecimento global e efeito estufa. No site do INPE há vários vídeos destinados a um público adolescente e adulto, que podem ser assistidos pelos familiares e estudantes. Estão disponíves aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar as razões e as consequências do aquecimento global
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.