GEO6_11UND10 - Situações para a sustentabilidade
Plano de Aula
Plano de aula: Sustentabilidade: pensar global e agir local
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula os alunos serão levados a pensar na responsabilidade individual dos cidadãos para a garantia da preservação ambiental global. Os alunos terão contato com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável do PNUD (ONU).
Os alunos deverão ser organizados em grupos de 4 ou 5 pessoas para o desenvolvimento da ação propositiva.
Materiais necessários: Caderno, caneta e cópia da atividade.
Material Complementar:
Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BZAHG42hGzF7u5KqR2cHsfzBv2wFcbpcEZkERa72rBgGkDHYfzBUh3AhZkAf/geo6-11und10-gabarito-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer melhor a respeito desse programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento, acesse o site do PNUD no seguinte endereço eletrônico: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/sustainable-development-goals.html.
Contextos prévios: Seria interessante que alunos soubessem o conceito de desenvolvimento sustentável. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
O que é Desenvolvimento Sustentável? WWF. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula solicitando que os alunos leiam em voz alta o tema da aula. Questione o que ele significa e permita que dois ou três alunos exponham as suas opiniões a respeito. Não apresente as suas ideias nem conclua as análises feitas. A ideia é que os alunos reflitam sobre esse significado ao longo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO