GEO6_11UND09 - Ação propositiva (frases)
Plano de Aula
Plano de aula: Uso sustentável dos recursos hídricos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é analisar ações que busquem assegurem a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e às futuras gerações. Para alcançar o objetivo, serão propostas duas atividades: na primeira os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.
Materiais necessários: O professor deve providenciar previamente papel sulfite. Já os alunos devem estar munidos do caderno, canetas hidrocor, caneta ou lápis.
Material complementar:
Ação propositiva (frases): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf
Ação propositiva (títulos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf
Ação propositiva (gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextos prévios: Para este plano é necessário que os alunos compreendam o que são recursos hídricos, sua importância e tenham em mente alguns de seus usos no cotidiano.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula por meio do slide ou escreva no quadro. Explique que a aula consiste em analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e para as futuras gerações. Informe que, para tratar do assunto, será proposta uma atividade em que os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula, deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Contextualização
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos qual a importância da água. Espera-se que eles possam citar aspectos relacionados à manutenção da vida. Nesse sentido, comente que a água, principalmente a água doce, está muito presente no nosso cotidiano, atuando em nosso organismo, nos alimentos que consumimos e produzimos, na atmosfera, em nossa higiene diária, nas construções de casas, prédios, dentre muitos outros elementos. Concomitante a esses comentários, apresente as imagens do slide 3.
Podemos dizer então que utilizamos a água para o próprio consumo, na indústria e na agricultura. Apresente aos alunos os dados disponíveis no slide 4, e comente que utilizamos a água doce em maior quantidade na agricultura, com cerca de 70%. Apresente aos alunos os slides 5 e 6 comentando que nesse setor é necessária a água principalmente para o processo de irrigação de lavouras, assim como o slide 7 para exemplificar uma das formas de utilização da água na geração de energia elétrica.
No slide 8, comente que, no entanto, a água é utilizada de forma irresponsável, gerando desperdício e poluição. Explore junto com os alunos o esquema do slide 9 as diversas formas que os recursos hídricos são poluídos.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha exemplos próximos aos alunos, utilize-os em sala, como:
- Rios que secaram;
- Caso os alunos morem em zona rural, questione-os com que frequência a lavoura é irrigada e se acham que o recurso é utilizado em grande quantidade e se/como é necessário. Cite também áreas de pesca, caso houver;
- Caso os alunos morem em cidade, busque questioná-los de que forma os rios são poluídos em seu bairro e na cidade como um todo. Lembre os alunos que os rios são encanados nas cidades para que as construções sejam possíveis. Assim, questione-os se essa seria uma forma responsável de utilização da água;
- Caso haja uma hidrelétrica na cidade, use-a como exemplo de uma fonte de utilização de água necessária para a sobrevivência humana.
Para você saber mais:
Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Nesta etapa, apresente aos alunos as perguntas do slide 11 ou as escreva no quadro. Convide os alunos a refletirem sobre como têm usado a água em seu cotidiano.
A atividade poderá ser realizada em grupos de três ou quatro alunos.
As anotações devem ser realizadas individualmente no caderno.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Neste momento da aula será necessário que os alunos estejam dispostos em grupos de três ou quatro pessoas.
Entregue a cada grupo tiras das frases disponíveis no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf
Todas as frases disponíveis no documento devem ser entregues a todos os grupos e devem estar cortadas e embaralhadas. Junto com as frases, entregue também duas folhas sulfite que servirão de base para os alunos colarem as frases. Caso prefira, entregue aos alunos as folhas já com os seus respectivos títulos, a partir do documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf.
Caso não tenha a possibilidade ou não queira imprimir, ao entregar as folhas aos alunos, solicite que escrevam à caneta os seguintes títulos, cada qual em uma folha: “Ações para reduzir o desperdício de água” e “Ações para reduzir a poluição da água”.
Oriente os alunos a seguirem os seguintes passos:
- Leiam todas as frases entregues.
- Disponha as frases nas folhas sulfites entregues, de acordo com a descrição de cada ação, colando-as.
O gabarito da atividade está disposto no documento a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Nesta última etapa, solicite aos alunos que deem exemplos de ações cotidianas para que, de fato, haja a redução de desperdícios e da poluição dos recursos hídricos.
Os exemplos das ações podem ser escritos de caneta hidrocor ou lápis ou caneta na frente das frases organizadas na etapa anterior.
Em um momento posterior à aula, os alunos podem socializar a atividade realizada, abrindo uma roda de conversa onde compartilhem ideias e ações que possam reduzir o desperdício e poluição dos recursos hídricos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_11UND09
Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir o uso sustentável dos recursos hídricos. De início, para gerar interesse e curiosidade nos estudantes, seria bem interessante enviar por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica uma fotografia de algum recurso hídrico na localidade. Como não é possível sair às ruas para tirar a foto, é possível encontrar a foto em alguns portais eletrônicos como da prefeitura, de algum movimento ambiental local, de uma universidade ou instituto de pesquisa da região. Caso não seja possível, pode ser enviada uma fotografia de um recurso hídrico bem conhecido, como o rio Tietê por exemplo, junto com o texto de apresentação do tema da aula.
Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio de alguns dados sobre a importância da água para a vida e o uso que fazemos para atividades cotidianas. Nos slides de 3 a 9 no plano original há uma sequência bem interessante de imagens com dados e figuras que retratam essas questões. Professor, organize-as em um arquivo de slides, como powerpoint ou Google apresentações, e envie aos estudantes. Peça que eles anotem no caderno de Geografia as principais conclusões que chegaram ao interpretar as imagens. Não é necessário, professor, solicitar que enviem esse material de volta para sua correção, mas recomendo que faça um áudio ou um vídeo comentando cada informação.
Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Primeira adaptação necessária é que a atividade será feita individualmente. A proposta é a organização de dois quadros com características relacionadas a ações para reduzir o desperdício da água e a poluição da água. Envie, professor, os dois arquivos que estão disponíveis nessa aula - as frases e o título dos dois quadros. Peça aos alunos que façam a organização das frases.
Sistematização
A sistematização dessa aula será a produção de um vídeo por parte dos alunos. Solicite, professor, que os familiares acompanhem e ajudem na produção de um vídeo curto de 2 a 3 minutos. No vídeo, os estudantes devem escolher umas das frases da atividade anterior e apresentar como ele e a família podem, no cotidiano, colocar em prática essa ação. Compartilhe os diferentes vídeos com a turma.
Convite às famílias
Convide as famílias a pensar junto com os estudantes formas de atuação que garantam atitudes mais sustentáveis em casa, seja pelo cuidado com a água, com o lixo, com a energia. Algumas ideias podem ser visualizadas neste material, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Freitas
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e as futuras gerações
Habilidade (s) da Base: (EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.