Plano de Aula

Plano de aula: Uso sustentável dos recursos hídricos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Noções de sustentabilidade e de relações entre local-global.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada aqui em sua totalidade, mas as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo do plano é analisar ações que busquem assegurem a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e às futuras gerações. Para alcançar o objetivo, serão propostas duas atividades: na primeira os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.

Materiais necessários: O professor deve providenciar previamente papel sulfite. Já os alunos devem estar munidos do caderno, canetas hidrocor, caneta ou lápis.

Material complementar:

Ação propositiva (frases): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WeUJKaxK9gsHxVmY3sraAUbVtctJpk8VUz47x8g2DmE4kYnJaHd58mbTMAy8/geo6-11und09-acao-propositiva-frases.pdf

Ação propositiva (títulos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2vhkV3ZJt3nsBRYa7Twqb2b5GPXxychNv5y9gxPbneHtcPJ4PU9Xxu3ghVSe/geo6-11und09-acao-propositiva-titulos.pdf

Ação propositiva (gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/whFDDwHSQWYymaWHfuX8NeDfumTsSD2zgVtuHyedtsQBkUn8dpAcqhz8YGgg/geo6-11und09-acao-propositiva-gabarito.pdf

Para você saber mais:

Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consummers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. 160p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>. Acesso em: 22 abr 2019.

Contextos prévios: Para este plano é necessário que os alunos compreendam o que são recursos hídricos, sua importância e tenham em mente alguns de seus usos no cotidiano.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula por meio do slide ou escreva no quadro. Explique que a aula consiste em analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e para as futuras gerações. Informe que, para tratar do assunto, será proposta uma atividade em que os alunos deverão definir ações para reduzir o desperdício e a poluição dos recursos hídricos a partir de frases e, para finalizar a aula, deverão associar ações do cotidiano que concretizem as reduções de desperdício e poluição da água.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO