GEO6_07UND02 - Ação Propositiva - Frases
Plano de Aula
Plano de aula: O crescimento das cidades e a alteração da natureza
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo principal desta aula é identificar que a razão do crescimento das cidades é a maior necessidade por espaço para pessoas e indústrias e analisar que esse crescimento gera alterações na natureza.
Materiais necessários: folhas de sulfite e materiais impressos.
Material complementar:
- Frases para a realização da Ação Propositiva está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eBG4ZRrm2cyysKwwsX8NJYpPpRBtGStJCfufEhjNTmFhrHHNZ4XREFbpw4Bz/geo6-07und02-acao-propositiva-frases.pdf
- Imagens utilizadas nos slides estão disponíveis no lonk: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s4fkAGHXmbWpYtvsfHG84X5Pc6HDF26y7MhrSWJxzVdNPG2wrF9Z72XNj9tN/geo6-07und02-imagens-para-impressao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Neste momento, pergunte aos alunos:
- a cidade está crescendo?
A partir da resposta positiva da sala, explique que a cidade cresce e esse fenômeno é conhecido como crescimento urbano, ou seja, a área urbana passa a adentrar cada vez a área rural. Complemente dizendo que eles entenderão durante a aula a razão da cidade crescer e as consequências desse crescimento.
Como adequar à sua realidade: Aponte pontos da cidade onde mora que não existiam há alguns anos atrás: um bairro, uma rua, um novo prédio. Busque trazer a realidade da sua cidade para este início de aula
Para você saber mais:
- As formas de crescimento urbano. Disponível no link: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/as-formas-de-crescimento-urbano/46880 Acesso: 06/02/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.
Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.
Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.
Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.
Como adequar à sua realidade: Caso haja imagens da sua realidade local antigamente e atualmente, utilize-as neste momento da aula.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.
Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.
Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.
Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.
Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.
Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.
Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.
Contextualização
Orientações: Projete as imagens dos slides 3 e 4 para os alunos. Peça para que eles observem as diferenças entre o rio Tietê em 1905 e atualmente. Os alunos deverão observar que a cidade cresceu e invadiu a área verde que ficava às margens do rio.
Observe com a turma e diga que a largura do rio também diminuiu, porque o rio Tietê foi canalizado.
Inclua na discussão a questão da poluição: quanto mais a cidade cresce. maior a quantidade de resíduos sólidos e líquidos despejados no rio. Por conta da poluição, não há mais atividades como pessoas nadando, andando de barco, praticando diversos esportes no Tietê.
Após essa discussão, projete as imagens dos slides 5 e 6 para os alunos. Esses slides mostram uma rua na cidade de Guarulhos. Peça para que eles também identifiquem as diferenças entre a rua em 1971 e 2014. Os alunos deverão observar a presença de asfalto e mais casas em 2014.
Observe com eles que a rua, em 1971, ainda apresentava algumas árvores e terrenos ocupados totalmente pela área verde. Já em 2014, todos os terrenos possuem construções, asfalto e não há mais área verde, apenas poucas árvores espaçadas.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro a pergunta. Coloque as imagens da Contextualização de novo para os alunos observarem.
Oriente a formação de grupos com aproximadamente 4 integrantes. Eles deverão discutir a questão e registrar a resposta. Peça para que, em seguida, alguns grupos compartilhem com a turma a sua resposta
Os grupos poderão encontrar diversas razões para a diminuição da área verde, entre elas: maior necessidade de espaço para a construção de casas, prédios, estradas.
A partir das respostas dos grupos, diga aos alunos que as cidades crescem por conta do aumento populacional e da necessidade de ter mais espaço para a população. Além disso, discuta com os alunos a importância da chegada de indústrias para o crescimento das cidades: uma indústria necessita de um aumento no meio técnico e de modificações no espaço urbano que podem implicar no crescimento do meio urbano. Quanto mais gente na cidade, maior a necessidade de novas construções, por exemplo. As novas construções, em sua grande maioria, são realizadas em áreas ainda não ocupadas, áreas que, muitas vezes, são áreas verdes.
Para você saber mais:
- Urbanização e crescimento urbano - Disponível em: http://hotsite.tvescola.org.br/percursos/geografia/geografia-urbana/urbanizacao-e-crescimento-urbano/ Acesso em 12/02/2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Separe a sala em duplas ou trios dependendo do número de alunos. Imprima e entregue para cada grupo aleatoriamente uma das frases que está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eBG4ZRrm2cyysKwwsX8NJYpPpRBtGStJCfufEhjNTmFhrHHNZ4XREFbpw4Bz/geo6-07und02-acao-propositiva-frases.pdf
e uma folha sulfite. Um grupo não deve ter acesso à frase do outro. As frases representam alguns fatos sequenciais do crescimento das cidades e sua relação com a alteração da natureza.
Peça para que cada grupo faça um desenho rápido que represente a frase que recebeu.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para os alunos continuarem em grupos. Cada grupo deve mostrar o desenho que fez para a sala. Após mostrar os desenhos, os grupos devem procurar seus pares, ou seja, os grupos devem procurar os fatos sequenciais que melhor os completa. Oriente os alunos para se organizarem na sequência que acreditam ser a correta.
Assim que os grupos estiverem identificados, peça para que eles expliquem a razão de terem se juntado. Neste momento, espera-se que os alunos consigam compreender os fatos do crescimento das cidades através dos desenhos.
Caso algum grupo tenha errado a ordem, corrija-o e procure mostrar a ordem correta.
Abaixo as frases entregues aos alunos estão na ordem correta e os grupos devem se agrupar na seguinte sequência (adeque a quantidade de frases de acordo com a quantidade de grupos que serão formados):
Grupo 1 e 2
a - a cidade era pequena e com muitos espaços de área verde
b - a população urbana cresceu e houve a necessidade de ocupar as áreas verdes.
Grupo 3 a 6
3 - havia um rio onde as pessoas podiam nadar e aproveitar o tempo livre
4 - a cidade foi avançando sobre as margens do rio
5 - o rio diminuiu sua largura e ruas foram construídas ao seu redor
6 - o rio enche com frequência causando enchentes e inundações
Grupo 7 e 8
7 - a cidade era mais fresca
8 - com a retirada das árvores, a cidade tornou-se mais quente e as pessoas vivem procurando sombras
Grupo 8 e 9
9 - antes havia natureza por todos os cantos da cidade
10 - atualmente, a natureza fica concentrada em alguns parques
Aproveite o momento da sistematização para discutir com os alunos como as ações humanas na cidade possuem consequências e que muitas dessas consequências podem afetar diretamente a vida da sociedade.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO6_07UND02
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Internet
PowerPoint ou similar
Câmera (de celular, tablet ou webcam de computadores/notebooks)
Google Earth
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula trabalha com os conceitos de crescimento urbano e degradação ambiental. Uma sugestão para a apresentação do tema é o envio de uma fotografia aérea, ou imagem de satélite, da localidade da escola. Essa imagem pode ser pesquisada em ferramentas como o Google Earth (acesse aqui).
Contextualização
A contextualização desse plano de aula pode ser feito com o envio por WhatsApp, e-mail ou algum ambiente virtual de aprendizagem, das imagens que estão nos slides 3 e 4 (as imagens mostram o rio Tietê em dois momentos históricos diferentes). Peça aos estudantes que façam no caderno uma descrição por tópicos de cada fotografia, organizando um quadro comparativo. Uma sugestão seria construir um quadro com o antes e o depois.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a mesma proposta no plano de aula, com o uso das frases e a produção de um desenho. A adaptação necessária aqui é a organização dos grupos feita de forma assíncrona, usando aplicativos como WhatsApp, por e-mail ou organizando os grupos em ambientes virtuais de aprendizagem. Na atividade há 10 frases, o que significa que a organização dos alunos pode ser realizada em 10 grupos. Mas isso é totalmente flexível, levando em consideração o perfil e tamanho da sala, com a exclusão de algumas frases.
Momento 1:
Selecione uma frase para cada grupo e envie para eles usando alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Peça que eles leiam a frase e elaborem um desenho que represente, na visão do grupo, como seria a paisagem com aquelas características. Peça aos estudantes que combinem uma forma de construção de desenhos em grupos e à distância como, por exemplo, a discussão do que representar no desenho por meio de ferramentas de comunicação tecnológica síncronas ou assíncronas, e a escolha de um estudante do grupo para elaborar o desenho. Dê um tempo para a realização do desenho, considerando um período para a discussão entre o grupo. Nesse intervalo de tempo, entre em contato com o grupo para saber sobre o andamento da atividade e as dúvidas que estão surgindo nos grupos. Findado o prazo para esse primeiro momento, diga ao grupo, professor, que o estudante que fez o desenho deve digitalizá-lo para envio a você. Assim, oriente o grupo a pedir ajuda para os familiares para a digitalização do desenho. Para isso, basta fotografar com uso de uma câmera de telefone celular ou tablet e depois anexar a imagem para envio por e-mail ou por WhatsApp. Caso a escola faça uso de algum ambiente virtual de aprendizagem, o desenho pode ser postado em um fórum ou enviado como arquivo em uma tarefa.
Momento 02
Com os desenhos em mãos, organize todos em um arquivo único de slides, como o PowerPoint ou similar, com 01 desenho em cada slide e de forma não ordenada. Envie o arquivo aos grupos e peça que estabeleçam uma sequência temporal para os desenhos, como está proposto no plano de aula, incluindo frases nos slides, como se fossem uma legenda de cada desenho. Fale aos grupos que eles precisam trabalhar juntos na discussão da sequência de desenhos, assim é super importante intensificar a forma de comunicação entre eles nesse momento. Esclareça também que você estipulará um prazo para envio do arquivo de slides de volta (na sequência e com as frases como legenda dos desenhos). Por último, peça que eles deem um título a sequência de imagens que deve aparecer no primeiro slide.
Sistematização
Como forma de sistematização da atividade, dê um feedback por áudio ou comentários no arquivo enviado pelo grupo. Perceba, professor, que não há uma única sequência correta e que o mais importante na atividade é a produção do desenho, a identificação das frases com os desenhos e a criação de hipóteses por parte dos grupos para a sequência temporal, que evidencia o crescimento das cidades e a degradação ambiental.
Convite às famílias
Professor, você pode sugerir aos familiares que naveguem no Google Earth, conhecendo um pouco mais a paisagem formada por cidades e ambientes naturais. Outra sugestão, seria incentivar os familiares, junto com o estudante, a construir um painel de imagens do bairro ou cidade em que residem, com fotografias de antes e depois.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar a razão do crescimento das cidades e suas consequências, na perspectiva homem-natureza.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.