Plano de aula: Vegetação nas cidades e a melhora do clima

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Políticas de ação local pensando o global.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 de Geografia. Esta habilidade requer a compreensão das consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.). Para isso será abordado os “impactos de resfriamento” dos parques urbanos no conforto térmico e no consumo de energia. Sabemos que um reflexo dessas manchas verdes nas áreas urbanas são as baixas temperaturas em relação às suas redondezas, mas pouco se sabe da economia de consumo de energia em residências em áreas urbanas próximas de áreas verdes. Nesta aula os alunos deverão compreender que a expansão de áreas verdes resulta no melhor conforto térmico para as pessoas, mas também contribui com a redução do consumo de energia e do custo final para o consumidor. Para tal, será realizada uma atividade com uma simulação de consumo de residentes em áreas urbanas e residentes em áreas urbanas próximas a parques. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Atividade da Ação propositiva:

Gabarito:

Para você saber mais:

Conforto térmico: expressa a satisfação do homem com o ambiente térmico circundante, ou seja, expressa o conforto sentido pelo homem proporcionado pelo ambiente em que ele está.

Tema da aula

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que o tema da aula é como vegetação é capaz de amenizar os efeitos causados pelas ilhas de calor urbanas. Exponha para a turma que esta aula abordará os “impactos do resfriamento” em áreas urbanas, ou seja, a influência da vegetação no sistema microclimático em áreas urbanas. Destaque que estudos mostram que existem diferenças de temperatura sob a influência de diferentes fatores locais, como ocorre, por exemplo, em áreas verdes em centros urbanos. Tais diferenças implicam, não somente no conforto térmico, mas também no consumo de energia.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA