Plano de Aula

Plano de aula: Problemas urbanos - Ilhas de calor

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, o principal objetivo é trabalhar com os alunos o problema das ilhas de calor que atingem a maioria das grandes e médias cidades brasileiras. A ideia é compreender suas causas e as consequências que atingem diretamente a qualidade de vida nas cidades.

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite e atividade impressa.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBc363Wd7mkg5cCMh4gnStR95x743yGSHZarEGZQa9Japart7hyH8rFQDsyT/geo6-07und04-acao-propositiva-atividade.pdf

Gabarito da atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yph8XuH6NytHvsAY7U4JmV77xBezMuQyzQ3hvrU2V8YJd42WpKJHGU3dertp/geo6-07und04-acao-propositiva-gabarito-da-atividade.pdf

Imagens e textos da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xTD96wxwnYzvm8ckPbjdvSBFq892eevJz4FVEH4DpFpJE7Rr5exQ8T22PyW9/geo6-07und04-imagens-e-textos-do-plano.pdf

Para você saber mais:

O que são ilhas de calor? - Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244 - Acesso: 21/02/2019

A influência da vegetação sobre o clima - Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-influencia-vegetacao-sobre-clima.htm - Acesso em: 21/02/2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Pergunte a definição de ilha para a sala. Após a resposta, contextualize o conceito de ilha (isolada) com o tema da aula “ilhas de calor”: diga aos alunos que o termo ilhas de calor refere-se à pontos isolados da cidade que são mais quentes. Fale que durante a aula eles entenderão as causas e consequências desse termo.

Para você saber mais:

Ilha, o que é - Disponível em: https://conceitos.com/ilha/ - Acesso em 21/02/2019

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO