GEO6_07UND04 - Imagens e textos do plano
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas urbanos - Ilhas de calor
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento das aprendizagens sobre os processos de ocupação humana
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, o principal objetivo é trabalhar com os alunos o problema das ilhas de calor que atingem a maioria das grandes e médias cidades brasileiras. A ideia é compreender suas causas e as consequências que atingem diretamente a qualidade de vida nas cidades.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite e atividade impressa.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBc363Wd7mkg5cCMh4gnStR95x743yGSHZarEGZQa9Japart7hyH8rFQDsyT/geo6-07und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Gabarito da atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yph8XuH6NytHvsAY7U4JmV77xBezMuQyzQ3hvrU2V8YJd42WpKJHGU3dertp/geo6-07und04-acao-propositiva-gabarito-da-atividade.pdf
Imagens e textos da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xTD96wxwnYzvm8ckPbjdvSBFq892eevJz4FVEH4DpFpJE7Rr5exQ8T22PyW9/geo6-07und04-imagens-e-textos-do-plano.pdf
Para você saber mais:
O que são ilhas de calor? - Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244 - Acesso: 21/02/2019
A influência da vegetação sobre o clima - Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-influencia-vegetacao-sobre-clima.htm - Acesso em: 21/02/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte a definição de ilha para a sala. Após a resposta, contextualize o conceito de ilha (isolada) com o tema da aula “ilhas de calor”: diga aos alunos que o termo ilhas de calor refere-se à pontos isolados da cidade que são mais quentes. Fale que durante a aula eles entenderão as causas e consequências desse termo.
Para você saber mais:
Ilha, o que é - Disponível em: https://conceitos.com/ilha/ - Acesso em 21/02/2019
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO