Atividade para impressão - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Métodos simples para separar os componentes de misturas heterogêneas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais
Por: Thais Moreno Priolli
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plásticos de flor vazios, palitos de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão das situações-problema, disponíveis em:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura utilizando diversos processos.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o contexto sobre a decantação. Pergunte aos alunos: Você já observou um rio quando a água está parada? E quando há a água do rio está muito movimentada?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link:
Soluções para a primeira situação: o chão com os materiais pode ser simulado colocando os materiais sobre a mesa ou dentro de um recipiente plástico; para separar os materiais, por exemplo, eles podem catar com a mão o vaso, a flor e o palito; a serragem e as pedras podem ser recolhidos do chão e colocados em um recipiente, em seguida, adiciona-se água; para retirar a serragem da superfície da água pode ser utilizada uma peneirar ou eles podem coletar com a mão e para separar as pedras da água eles podem despejar suavemente a água em outro recipiente ou filtrar.
Soluções para a segunda situação: eles devem misturar água e areia; para separar, podem filtrar a água ou deixar a área decantar e transferir a água para outro recipiente; após separar a água da areia, pode ser realizado o processo de evaporação, nesse caso, a areia molhada é colocada em um recipiente e após um tempo a água evapora; para separar os grãos pequenos dos grandes eles podem utilizar uma peneira; durante a etapa de peneiração os alunos podem perceber que é difícil separar os grãos da areia molhada, oriente que eles devem pensar em uma estratégia para secar a areia, como evaporação da água presente na areia molhada; como o processo de evaporação é lento, oriente eles a pegar areia seca na mesa central para realizar a peneiração.
Depois que os alunos resolverem as situações-problema, oriente-os a indicar as ações e materiais de cada etapa na folha de respostas. Explique que eles devem escrever somente as ações e os materiais utilizados. A última coluna da tabela de respostas (nome dos processos de separação) não deve ser respondida, eles irão escrever os nomes na próxima etapa. Oriente que após terminarem de escrever eles podem andar pela sala para conversar com os colegas de outros grupos sobre como foram resolvidas as situações-problema.
O tempo sugerido para resolver as situações-problema é de 18 minutos e para escrever e observar os outros grupos é de 10 minutos.
Materiais necessários para a aula: balde ou bacia ou pote de sorvete, água, areia, recipientes plásticos de 500mL, vasos plástico de flor vazio, palito de madeira, pedrinha, serragem, flores de plástico, peneira, funil, papel filtro e materiais para impressão - situações-problema, disponíveis em:
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no link:
Explique que eles devem ler a tabela sobre os processos de separação de mistura e identificar quais os nomes dos processos que eles realizaram em cada etapa para resolver as situações-problema. Explique que eles devem escrever o nome do processo na última coluna da tabela. Escolha um grupo para responder a questão disparadora: Como separar os componentes de uma mistura mistura heterogênea por meio de métodos simples? Eles devem responder de acordo com o que eles realizaram na aula e indicando as ações e nomes dos processos.
Pergunte para a turma qual grupo respondeu algo diferente, se possível deixe que mais dois grupos apresentem sua resposta. As respostas podem ser: processo de catação para recolher o vaso, flor e palito que estão no chão; sedimentação fracionada para separar a serragem da pedra; catação ou peneiração para coletar a serragem da água; decantação ou filtração para separar a pedra da água ou areia da água; evaporação para secar a areia; peneiração para separar os grãos de areia.
Retome as ideias apresentadas no contexto sobre a areia que fica no fundo do rio, mencione que ocorre a decantação da areia quando a água do rio fica parada por muito tempo. Espera-se que ao final da aula eles tenham observado que os componentes de uma mistura podem ser separados por métodos simples envolvendo mais de uma etapa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem.
Apresente a questão disparadora:
- Como separar os componentes de uma mistura heterogênea por meio de métodos simples?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos grupos a tabela com a descrição dos processos de separação de misturas e o arquivo com as duas situações.
Oriente os grupos a lerem as situações e a escolherem qual método utilizarão em cada situação.
Explique que eles deverão argumentar as escolhas.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as escolhas e argumentos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo.
Métodos simples para separar os componentes de misturas heterogêneas
6? Ano
Objetivos de aprendizagem
Propor um método simples, indicando ordem das etapas e materiais utilizados, para separar os componentes das misturas descritas em situações problemas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI03): Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Professor-autor: Thais Moreno Priolli
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula
Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos nos planos da unidade CIE6_01ME. Neste plano, especificamente, serão abordados métodos simples de separação de mistura heterogênea. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o artigo sobre flotação e sedimentação fracionada: <https://bit.ly/2H2HzpH> e livro <https://bit.ly/2L8YOqd>, no qual apresenta conteúdos dessa aula nas páginas de 79 a 82.