Plano de aula: Misturas homogêneas e heterogêneas com ingredientes caseiros

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas, referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), no segundo (CIE6_01ME02) e no terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Nesta aula serão utilizados dois tipos de materiais, sendo um deles para o preparo das misturas e outro para a construção da maquete. Para o preparo das misturas: água, sal, vinagre, farinha, açúcar, suco em pó, óleo, leite, achocolatado em pó, arroz, feijão, fubá, amido de milho, fermento em pó e recipiente de plástico pequeno (copinho plástico de café, por exemplo). Para a construção da maquete: caixa de papelão grande (para ser utilizada como base da maquete), cola, fita adesiva, etiqueta adesiva, canetinha, caixinhas vazias de papelão de produtos encontrados na cozinha (por exemplo, caixinha de leite, caixinha de alimentos congelados, caixinha de bombons, caixinha de suco, caixinha de biscoito e caixinha de fósforo). Não é necessário possuir todos os ingredientes mencionados, porém, quanto maior for o número de opções, mais diversificadas serão as misturas preparadas.Observação: Em uma aula anterior peça para os alunos trazerem os ingredientes e as caixinhas de embalagens de papelão e de produtos encontrados na cozinha, como caixinha de leite. A fim de contemplar mais materiais para a construção da maquete, leve alguns produtos ou embalagens também.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão preparar misturas com ingredientes presentes na cozinha e distinguir misturas homogêneas de heterogêneas.