Plano de aula: Decantação líquido-líquido na determinação da quantidade de etanol na gasolina

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os alunos a associar a decantação com a separação de misturas de líquidos e verificar o uso desse processo de separação na determinação da quantidade de etanol presente em uma amostra de gasolina comercial. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se o plano CIE6_03ME01, Métodos Simples para Separar os Componentes de Misturas Heterogêneas, já tiver sido aplicado. Na etapa do Mão na Massa os alunos deverão apresentar, em grupos, pequenas peças teatrais para a turma. Para saber mais sobre a utilização do teatro no ensino de Ciências, consulte “VESTENA, Rosemar de Fátima; PRETTO, Valdir. O teatro no ensino de ciências: uma alternativa metodológica na formação docente para os anos iniciais. VIDYA, v. 32, n. 2, p.9-20, jul./dez., 2012.” Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/download/270/246>. Acesso em 15 ago 2018.

Materiais necessários para a aula: Projetor, atividade impressa dos materiais complementares, disponível aqui.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e comente que eles irão verificar o que é decantação líquido-líquido e como aplicar esse processo de separação de misturas na determinação da quantidade de etanol presente na gasolina.