Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os alunos a associar a decantação com a separação de misturas de líquidos e verificar o uso desse processo de separação na determinação da quantidade de etanol presente em uma amostra de gasolina comercial. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se o plano CIE6_03ME01, Métodos Simples para Separar os Componentes de Misturas Heterogêneas, já tiver sido aplicado. Na etapa do Mão na Massa os alunos deverão apresentar, em grupos, pequenas peças teatrais para a turma. Para saber mais sobre a utilização do teatro no ensino de Ciências, consulte “VESTENA, Rosemar de Fátima; PRETTO, Valdir. O teatro no ensino de ciências: uma alternativa metodológica na formação docente para os anos iniciais. VIDYA, v. 32, n. 2, p.9-20, jul./dez., 2012.” Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/download/270/246>. Acesso em 15 ago 2018.
Materiais necessários para a aula: Projetor, atividade impressa dos materiais complementares, disponível aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e comente que eles irão verificar o que é decantação líquido-líquido e como aplicar esse processo de separação de misturas na determinação da quantidade de etanol presente na gasolina.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide e leia para os alunos as manchetes das duas notícias, disponíveis em: http://bit.ly/2PcGEqf e http://bit.ly/2w8LYSK . Caso não seja possível realizar a projeção, apenas leia as manchetes para eles. Questione-os a fim de verificar se eles sabiam que a gasolina, comprada em postos de combustível, é, na verdade, uma mistura de gasolina e etanol. Pergunte: O que é um combustível adulterado? Como um combustível pode ser adulterado? Permita que eles exponham o que já sabem sobre o assunto.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia, juntamente com os alunos, a questão disparadora. Incentive-os a refletir sobre o que está sendo perguntado e estimule-os a levantar hipóteses para responder a pergunta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O tempo total no Mão na Massa é de 30 minutos, sendo 14 minutos para a elaboração das dramatizações e 16 minutos para as apresentações. Auxilie a turma a se dividir em quatro grupos. Oriente os grupos a elaborarem uma pequena dramatização, com duração máxima de 3 minutos, sobre situações iminentes que podem acontecer em um posto de combustível devido à possível adulteração de combustível. Essas situações podem envolver clientes, autoridades, fornecedores. Estimule-os a pensar a respeito de situações que já viram ou sobre as quais já ouviram, além de exercitar a criatividade. Disponibilize aos grupos uma cópia do arquivo contendo sugestões de temas para as peças teatrais, disponível aqui (caso não seja possível o acesso aos conteúdos online no momento da aula, apresente brevemente aos alunos o que é mostrado em cada material, a fim de colaborar com a elaboração das dramatizações). Peça que eles se organizem de modo que cada grupo represente uma situação diferente. Durante a etapa de elaboração das peças, procure incentivar a participação de todos e auxiliar os grupos que apresentarem dificuldades. Promova um sorteio entre os grupos para determinar a ordem de apresentação. No momento das apresentações, estimule a turma a ficar atenta ao grupo que estiver representando. Solicite aos alunos que registrem, em seus cadernos, os temas de cada uma das apresentações. Caso julgue necessário, faça questionamentos sobre a dramatização apresentada.
Materiais necessários: Projetor, atividade impressa dos materiais complementares, disponível aqui.
Mão na massa
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Após as apresentações, exiba aos alunos o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1u1f2NWBwVk, que apresenta o método utilizado para determinar a quantidade de etanol na gasolina. Caso haja disponibilidade de materiais na escola, realize essa demonstração em sala de aula, seguindo as instruções de LABORATÓRIO VIRTUAL DE QUÍMICA sobre a determinação do teor de álcool na gasolina, disponível em: http://www2.fc.unesp.br/lvq/exp02.htm, com acesso em 16 ago 2018. Caso não seja possível realizar a exibição do vídeo nem a demonstração para os alunos, explique brevemente como esse processo é feito. Pergunte a eles: Em que propriedade dos líquidos esse método de separação é baseado? Espera-se que os alunos digam que o método em questão, denominado decantação líquido-líquido, baseia-se na diferença de densidade entre os líquidos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Proponha discussões sobre o que foi abordado na etapa do Mão na Massa. Para tal, distribua, a cada grupo, uma das questões presentes no slide, disponível para impressão em: http://bit.ly/2w9B27C. Caso não seja possível imprimir as questões, transcreva-as para uma folha e faça a distribuição. Solicite que cada grupo leia a questão que recebeu e a responda. Estimule a participação da turma no sentido de auxiliar na elaboração da resposta. Conduza a discussão de modo que o grupo que recebeu a questão disparadora, Por que é preciso e como é possível separar o etanol presente na gasolina?, seja o último a responder. Nesse momento incentive que todos os grupos participem da discussão e solicite aos alunos que registrem a resposta para a questão disparadora em seus cadernos. A resolução das questões propostas está disponível aqui.
Materiais necessários: Projetor, atividade dos materiais complementares, disponível aqui.