Atividade para impressão - Mão na Massa - Mistura do tipo coloides
Plano de Aula
Plano de aula: Mistura do tipo coloides
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas
Por: Thais Moreno Priolli
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49. Outra sugestão de material didático sobre o conteúdo de coloide é o objeto virtual de aprendizagem disponível em: <https://bit.ly/2mMXFdE>.
Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos domésticos ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas do cotidiano que observadas a olho nu parecem ser homogêneas mas quando observadas com instrumentos ópticos são heterogêneas. Caso eles perguntem o que é coloide responda que será definido no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o Contexto. Comente que o leite apresenta gordura, o que é possível perceber após fervê-lo (formação da nata). Pergunte aos alunos:
O leite antes de ferver, visualmente, é homogêneo ou heterogêneo? E depois que o leite ferveu, visualmente é uma mistura homogênea ou heterogênea? Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Imprima as orientações sobre a atividade, disponível no material complementar. Imprima, também, o material com as fichas. As respostas das fichas estão disponíveis no material complementar. Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do
Caça-Produtos, no qual deverão procurar produtos com as características contidas nas fichas. Não se esqueça que antes do início da aula os produtos devem ser distribuídos nos cômodos da casa representada no pátio da escola (leia a observação dos materiais necessários para a aula). No início da aula, direcione os alunos ao local onde estão os cômodos da casa. Organize os alunos em equipes de sete ou oito membros. Faça um sorteio para determinar a ordem das equipes durante a atividade. Deixe as fichas (link acima) viradas para baixo em uma mesa ou carteira. Explique que cada equipe deverá pegar uma ficha e ler as características da mistura descrita na ficha. Após a leitura, a equipe entra na casa e “caça o produto” conforme as características descritas. A equipe fica com a ficha e o produto em mãos até o final da atividade. Após a primeira equipe “caçar o produto” é a vez da segunda equipe e, assim, sucessivamente. No final, cada equipe deve ter quatro fichas e quatro produtos.
Observações: A quantidade de impressão do material que contém as fichas deve ser de acordo com o número de alunos e de produtos disponíveis. Então, antes de iniciar a atividade, verifique se os materiais disponíveis têm a ficha correspondente, caso não tenha o produto correspondente não utilize a ficha. E se, por acaso, também não tiver a ficha que corresponde ao produto não utilize o material. Alguns produtos podem ser repetidos, assim insira mais fichas correspondentes ao produto. Algumas fichas como a 7 e 9 apresentam características que correspondem a mais de um produto, caso perceber que
todos os produtos que correspondem a essas fichas estão disponíveis insira mais destas fichas.
Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos doméstico ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.
Mão na massa
Orientações: Continuação do Mão na massa.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Os alunos retornam à sala de aula e continuam organizados em grupos. Apresente o conceito de coloides e os tipos de coloide. Não é necessário dar exemplos, pois os alunos irão identificar e dar exemplos de coloides na próxima parte da atividade (slide 8). É provável que os alunos estranhem o coloide Sol, mas diga a eles que no final da aula isso ficará claro.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Imprima a tabela sobre coloides. Distribua uma tabela por grupo. Leia as instruções com os alunos. Oriente que cada ficha deve estar próxima do produto correspondente. Os alunos, primeiramente, devem escrever o nome do produto na ficha e identificar se o produtos é colóide escrevendo a resposta na ficha. Na sequência, eles devem escrever na ficha a classificação dos coloides de acordo com a classificação apresentada na tabela que receberam. Após as equipes terminarem, peça para que um membro de cada equipe mostre um produto que seja coloide e dê exemplo de outro coloide com a mesma classificação, discuta com os alunos se o exemplo mencionado está correto ou não. Se houver erros, explique a forma correta e o porquê. Após as apresentações retome a Questão disparadora: O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea?, peça para que levante a mão o aluno que quiser falar. É esperado que eles respondam que o leite não é uma mistura homogênea e sim heterogênea, além disso, o leite é um colóide do tipo emulsão. Mencione que o leite não é uma mistura homogênea, pois quando ele ferveu e formou a nata (conforme a situação apresentada no contexto) observou-se que é uma mistura heterogênea.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a entrar na história.
Apresente a questão disparadora:
- O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea?
Peça a eles que reflitam sobre o assunto.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Envie aos grupos as fichas caça-produtos e pergunte se eles possuem em casa os produtos descritos nas fichas. Quando encontrarem os produtos, peça que respondam se é um colóide e qual o tipo.
Os produtos que os estudantes deverão procurar em casa são:
Gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete.
Explique que basta 1 integrante do grupo ter o produto em casa, mas, caso ninguém do grupo possua, não tem problema. Oriente-os a passarem para o próximo.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma. Reserve um tempo para que os grupos compartilhem o que encontraram em casa e como responderam as perguntas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça que as famílias auxiliem os estudantes a identificar se possuem o produto em casa. Não há a necessidade de comprar nenhum produto.
6? ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar e exemplificar colóides por meio de investigação de materiais do cotidiano.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI01): Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.)
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thais Moreno Priolli
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda