Plano de aula: Mistura do tipo coloides

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49. Outra sugestão de material didático sobre o conteúdo de coloide é o objeto virtual de aprendizagem disponível em: <https://bit.ly/2mMXFdE>.

Materiais necessários para a aula: fichas para o Caça-Produtos; tabela sobre coloides; respostas das fichas do Caça-Produtos e produtos domésticos ou embalagens como: gel de cabelo, maionese embalada, vinagre, desodorante spray, espuma de sabão (prepare uma mistura com água e sabão), embalagem de gelatina, creme corporal, loção hidratante, shampoo, creme de cabelo, água sanitária, suco, água mineral, água de coco ou chá, leite, esponja para limpeza, pasta de dente, pote de margarina, isopor (pedaço ou caixa), detergente, amaciante, geleia de frutas, pote de sorvete, inseticida aerossol, creme de leite e sabonete. Caso não tenha todos os produtos a atividade pode ser realizada sem problemas. Fique atento, pois a(s) ficha(s) - link acima - correspondente(s) ao(s) produto(s) em falta não deve(m) ser utilizada(s). Observação: antes de iniciar a aula, escolha um local do pátio para simular os cômodos de uma casa: cozinha, banheiro e lavanderia; risque o chão com um giz, desenhe as margens dos cômodos da casa; indique com placas o nome de cada cômodo; distribua os produtos nos cômodos da casa, conforme o local onde esses produtos são guardados em nossa casa.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão identificar misturas do cotidiano que observadas a olho nu parecem ser homogêneas mas quando observadas com instrumentos ópticos são heterogêneas. Caso eles perguntem o que é coloide responda que será definido no decorrer da aula.