Plano de Aula

Plano de aula: Uso da destilação e filtração na separação de misturas

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos nos planos da unidade CIE6_01ME. Nesta aula, especificamente, serão explorados os processos de separação de mistura: destilação
e filtração. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 72 a 88.

Materiais necessários para a aula: Garrafa com água e areia (escreva na garrafa mistura heterogênea), garrafa com água e sal (escreva na garrafa mistura homogênea), funil de separação, filtro de papel, recipientes de plástico (por exemplo, copo plástico) e balde ou recipiente plástico de 1 litro. Materiais para impressão - atividade, disponível no material complementar.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura por meio dos processos filtração e destilação.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência