Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Nesta aula, será introduzida a separação de materiais de uma mistura heterogênea. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 42 a 49.
Materiais necessários para a aula: Os materiais para a montagem da simulação do rio poluído são água, cinco baldes ou bacias de 5 litros, cinco
(ou dez) tampinhas de plástico, cinco saquinhos plásticos, cinco rótulos plásticos de produtos, cinco pedaços ou embalagens de isopor, cinco (ou dez) tampinhas de caneta, cinco pedaços ou embalagens de papelão, cinco canudinhos de plástico, cinco latinhas de alumínio (não deixe entrar água), cinco galhos de árvores, dez (ou 15) folhas de árvores e cinco palitinhos de madeira. Os materiais para a elaboração do fôlder são cinco folhas de papel sulfite e canetinhas coloridas. Observações: Nesta aula os alunos irão retirar os resíduos presentes em uma simulação de um rio poluído. Antes da aula prepare as cinco simulações do rio poluído, para isso coloque água no balde e cada um dos materiais indicados acima. Os materiais para a elaboração do fôlder serão utilizados pelos alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o título da reportagem e comente que ela relata sobre poluição de rio. Pergunte aos alunos: O que vocês observam na foto da reportagem? A sujeira presente no rio da reportagem pode ser retirada? Vocês já viram um rio poluído? Onde? Por que o rio está poluído? Para saber mais sobre a reportagem, acesse o link: <https://abr.ai/2OAGNU9>. Caso não seja possível projetar o slide imprima a reportagem.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no mterial complementar. Nesta parte da aula os alunos deverão coletar e separar os tipos de resíduo encontrados na simulação do rio e produzir um fôlder. Organize a turma em cinco grupos de alunos (o número de alunos por grupo depende da quantidade de alunos da sala). Cada grupo deverá receber uma simulação de um rio poluído, composto de um recipiente com água e com materiais menos densos que a água (conforme a lista de materiais, por exemplo, sacolinha de plástico, isopor, galhos e folhas de árvores) que representam a sujeira do rio. Além disso, eles devem receber uma folha de sulfite. Explique as próximas etapas aos alunos. Primeiramente eles devem retirar a sujeira da simulação do rio poluído, conforme o conhecimento prévio que tenham sobre este assunto. Seguidamente, eles devem separar os materiais em dois grupos: materiais que podem ser recicláveis por uma empresa e materiais orgânicos secos (lembre a eles que os materiais orgânicos podem ser recicláveis pela natureza, pois, ao ser decompostos, eles se transformam em matéria orgânica). Após esta divisão, explique que os materiais recicláveis devem ser separados em grupos de materiais que apresentam características semelhantes, por exemplo: sacolinha de plástico e garrafa de plástico podem estar no mesmo grupo, pois são materiais plásticos. Neste momento, ande pela sala e oriente os alunos durante a separação dos materiais. Observe se todos os grupos realizaram a separação. Na sequência, apresente novamente a reportagem do Contexto enfatizando a imagem do rio poluído e pergunte: Como fazer para retirar a sujeira superficial do rio poluído apresentado no Contexto? As respostas podem ser diversas. Por exemplo, eles podem falar para ir de barco até o local onde está a sujeira e utilizar luvas para coletá-la. Ao responder esta questão eles irão perceber que não é simples a retirada de materiais sólidos que estão na superfície de um rio e que, devido a tal fato, é importante evitar a poluição dos rios. Peça para produzirem um fôlder em uma folha de papel sulfite, da seguinte forma: o fôlder deve ser dividido em três partes, sendo que, na parte 1, eles devem informar como evitar a poluição dos rios; na parte 2, eles devem orientar como pode ser retirada a sujeira superficial de rios poluídos; e a parte 3 deve
ser deixada em branco, pois ela será preenchida posteriormente.
Materiais necessários para a aula: Os materiais para montagem da simulação do rio poluído são água, cinco baldes ou bacias de 5 litros, cinco (ou 10) tampinhas de plástico, cinco saquinhos plástico, cinco rótulos plásticos de produtos, cinco pedaços ou embalagens de isopor, cinco (ou 10) tampinhas de caneta, cinco pedaços ou embalagens de papelão, cinco latinhas de alumínio (não deixe entrar água), cinco galhos de árvores, 10 (ou 15) folhas de árvores e cinco palitinhos de madeira. Os materiais para a elaboração do fôlder são cinco folhas de papel sulfite e canetinhas coloridas. Observações: Nesta aula os alunos irão retirar os resíduos presentes em uma simulação de um rio poluído. Antes da aula prepare as cinco simulações do rio poluído. Para isso coloque água no balde e cada um dos materiais indicados acima. Os materiais para elaboração do fôlder serão utilizados pelos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Utilize o slide projetado ou imprima, disponível no mterial complementar. Escolha um grupo para responder a questão:
Como separar os materiais sólidos presentes em uma mistura heterogênea? Escute as respostas, que poderão ser diversas, ou seja, eles podem responder que agruparam os resíduos em dois grupos, sendo um com materiais recicláveis e outro com materiais orgânicos ou que separaram em três grupos sendo eles materiais orgânicos, materiais de plástico e materiais de alumínio. Nesta questão é importante que eles criem grupos, não importa a quantidade. Eles devem observar que os materiais podem ser separados de acordo com as características semelhantes que possuem. Escolha outro grupo para responder a questão: Como é possível recuperar um rio poluído? Escute as respostas e explique que, além da sujeira superficial (materiais sólidos) de um rio poluído, geralmente há substâncias que estão dissolvidas na água, como agrotóxicos, oriundos da agricultura convencional, e microorganismos, oriundos de esgoto doméstico. Explique, também, que para retirar a sujeira podem ser utilizados vários processos, como a dragagem (utilização de bombas de sucção que têm como finalidade retirar camadas de sujeira e destruir as “placas de sujeira” que se depositam no fundo do rio) e a flotação (adição de substâncias jogadas na água, que têm efeito coagulante e fazem as partículas sólidas presentes na água flutuarem). Destaque para os alunos que estes processos são caros e lentos, por isso a importância de não poluir os rios. Após as discussões e as explicações, peça para os alunos finalizarem o fôlder (parte 3), onde eles devem escrever sobre a retirada de sujeira parcialmente dissolvida na água. Na etapa exposição dos fôlderes, peça para os alunos colocarem o fôlder no varal de barbante da sala de aula (caso a sala não tenha o varal, faça um varal de barbante ou utilize o mural de exposição da sala). Os fôlderes podem ser expostos em murais da escola ou distribuídos a alunos de outras salas.