Plano de Aula

Plano de aula: Separação de materiais de uma mistura heterogênea

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas homogêneas e heterogêneas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referentes a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Nesta aula, será introduzida a separação de materiais de uma mistura heterogênea. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas 42 a 49.

Materiais necessários para a aula: Os materiais para a montagem da simulação do rio poluído são água, cinco baldes ou bacias de 5 litros, cinco
(ou dez) tampinhas de plástico, cinco saquinhos plásticos, cinco rótulos plásticos de produtos, cinco pedaços ou embalagens de isopor, cinco (ou dez) tampinhas de caneta, cinco pedaços ou embalagens de papelão, cinco canudinhos de plástico, cinco latinhas de alumínio (não deixe entrar água), cinco galhos de árvores, dez (ou 15) folhas de árvores e cinco palitinhos de madeira. Os materiais para a elaboração do fôlder são cinco folhas de papel sulfite e canetinhas coloridas. Observações: Nesta aula os alunos irão retirar os resíduos presentes em uma simulação de um rio poluído. Antes da aula prepare as cinco simulações do rio poluído, para isso coloque água no balde e cada um dos materiais indicados acima. Os materiais para a elaboração do fôlder serão utilizados pelos alunos.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura.