Mão na Massa – Instruções da aula para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando os processos de centrifugação e cromatografia
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais
Por: Thais Moreno Priolli
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão analisar os processos de cromatografia e centrifugação. Para saber mais sobre centrifugação, você pode consultar as páginas 81 e 87 deste livro. Para saber mais sobre cromatografia, você pode consultar as páginas 60 e 61 deste livro.
Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.
Material para impressão – Instruções da aula, disponível em:
Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista):
Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.
Caso não seja possível assistir ao vídeo, segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a centrifugação e a cromatografia são processos de separação de misturas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO