Plano de aula: Analisando os processos de centrifugação e cromatografia

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão analisar os processos de cromatografia e centrifugação. Para saber mais sobre centrifugação, você pode consultar as páginas 81 e 87 deste livro. Para saber mais sobre cromatografia, você pode consultar as páginas 60 e 61 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.

Material para impressão – Instruções da aula, disponível em: ;

Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista): ;

Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.

Caso não seja possível assistir ao vídeo, segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:

.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a centrifugação e a cromatografia são processos de separação de misturas.

Próximos planos dessa sequência