Plano de aula: Separação de mistura heterogênea e o tratamento do esgoto

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão verificar as etapas do tratamento de esgoto. Para isso, propõe-se o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (flipped classroom). Para saber mais sobre Flipped Classroom leia as páginas 85 a 93 deste artigo. Para saber mais sobre tratamento de esgoto, você pode consultar as páginas de 70 a 73 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior, entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos do processo. Os alunos podem buscar na internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consultem livros da biblioteca da escola. Para essa aula, os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessantes sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o esgoto é uma mistura heterogênea e que deve ser tratado antes de retornar ao meio ambiente.

Próximos planos dessa sequência