Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática misturas homogêneas e heterogêneas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos no primeiro (CIE6_01ME01), segundo (CIE6_01ME02) e terceiro (CIE6_01ME03) planos da sequência. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar o livro: <http://www.deboni.he.com.br/livro1_PREVIEW.pdf>. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 42 a 49.
Materiais necessários para a aula: folha de sulfite e material para impressão disponíveis nos materiais complementares.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão diferenciar as misturas gasosas presente no campo e na cidade.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o contexto e peça para os alunos responderem a questão relacionada à visualização das estrelas na cidade. Não responda a questão, pois a situação apresentada é para despertar o interesse dos alunos. Ela será respondida no final da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Pergunte aos alunos: "O meio rural e a cidade apresentam características diferentes, será que a atmosfera do meio rural é diferente da atmosfera da cidade?". Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Imprima o material que será utilizado nas estações, disponível nos materiais complementares. Imprima, também, as informações contidas nos slides 5 e 6. Organize as cadeiras e carteiras da sala de modo que se obtenha quatro agrupamentos de cadeiras e carteiras; esses agrupamentos correspondem às estações. Caso a sala tenha mais de 25 alunos, faça o dobro de agrupamento de cadeiras e carteiras, com essa organização as quatro estações irão se repetir, assim como os textos. Divida a sala em grupos de 5 ou 6 alunos. Observe que são quatro estações, sendo que cada uma terá um texto com informações sobre a atmosfera rural e urbana, e a poluição atmosférica. Cada estação apresentará um texto diferente. Você deverá colocar nas estações um ou dois textos impressos, pois dependendo do número de alunos fica difícil acompanhar a leitura.
Após a organização da sala, cada equipe deverá ficar, inicialmente, em uma estação. Leia as instruções do slide com os alunos e reforce que eles devem anotar informações dos textos no caderno. Oriente os alunos para que escrevam uma frase para cada texto, presente em cada estação. Na sequência, iniciam-se as visitas às estações. Mencione “valendo” (start no cronômetro) e indique que eles devem iniciar a leitura do texto presente na estação em que estão. Após 3 minutos, diga “tempo esgotado, podem mudar de estação” (stop no cronômetro). Os alunos devem seguir a sequência numérica dos textos, por exemplo, a equipe que leu o texto 1 deve se direcionar para estação que contém o texto 2 e, assim, sucessivamente.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Os alunos continuam organizados em grupos, sendo que cada grupo deve receber uma folha de papel sulfite para confeccionar o infográfico sobre a atmosfera urbana e atmosfera rural. Leia as instruções do slide junto com os alunos. Na sequência, indique que podem começar a produção dos infográficos (start no cronômetro). Após 12 minutos, mencione “tempo esgotado”. Em seguida, retome a questão disparadora e a questão introduzida no contexto: "Como diferenciar a mistura gasosa presente no meio rural da mistura gasosa encontrada na cidade? e Por que Sr. José não consegue ver as estrelas no céu de Cubatão durante a noite?". Peça para que um membro do grupo responda as questões oralmente e apresente o infográfico do seu grupo para a sala. É provável que os alunos, após a atividade, respondam a questão disparada mencionando que a atmosfera da cidade apresenta maior concentração de substâncias poluentes do que a atmosfera rural, devido ao fato desta sofrer mais com as ações do homem. E que respondam a questão introduzida no contexto dizendo que a maior concentração de poluentes na cidade impede a visualização das estrelas no céu durante a noite. Comente no final da aula que a atmosfera urbana e rural são misturas de substâncias gasosas, contendo como principais componentes os gás nitrogênio e gás oxigênio. Porém, quando a atmosférica está poluída apresenta gases prejudiciais à saúde humana, como monóxido de carbono oriundo da queima de combustíveis dos veículos; poeira e fumaça produzidas pela indústria.