Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: Separação de misturas por meio de catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais
Por: Thais Moreno Priolli
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano, é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos nos planos da unidade CIE6_01ME. Neste plano, especificamente, serão abordados métodos de separação de mistura heterogênea: catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar este livro. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 72 a 88.
Materiais necessários para a aula:
– Materiais disponíveis na mesa central
Recipientes plásticos de 500mL (copos plásticos, pote de sorvete, entre outros), areia, terra, pedrinhas, pedras maiores, água, óleo, tampinhas de plásticos, papel ou papelão, pregos de ferro, palha de aço, imãs, moedas, clipes, serragem, palito de madeira, grãos de feijão, grãos de milho (ou de pipoca), arroz, folhas secas, amendoim com casca, mangueira, sifão, canudinho de plástico ou tubo fino de vidro, pinça, peneiras (pode ser de tamanhos diferentes), seringas de plástico, tesoura e garrafa PET de 2L;
– Ficha dos processos de separação de mistura, disponível aqui;
– Instruções do Jogo Stop – Separação de misturas, disponível aqui;
– Folha de pontos, disponível aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura por meio de vários processos, entre eles a catação, a levigação, a separação magnética, a sifonação e a ventilação.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o contexto sobre a separação do lixo doméstico. Pergunte aos alunos: vocês separam o lixo em casa? Como é feita a separação do lixo na sua casa? Você sabe qual o nome do processo utilizado para fazer a separação do lixo?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão nesse momento, mas em estimulá-los a pensar.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 30 minutos, sendo 2 minutos para leitura das instruções do jogo, 20 minutos para o jogo e 8 minutos para anotar a pontuação. Nesta aula os alunos, em equipe, irão participar do Jogo Stop – Separação de Misturas. Organize as equipes com cinco alunos, sugere-se que cada aluno fique responsável por um processo de separação de mistura. Cada equipe receberá: uma folha com as instruções do Jogo Stop – Separação de Misturas e uma ficha com nomes e dicas dos processos de separação de mistura: catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Os demais materiais serão de uso comum e ficarão disponíveis em uma mesa central. Leia a folha de instruções do jogo com os alunos. Explique que nesta parte da aula eles irão participar da FASE 1, na qual eles devem representar os processos de separação de mistura descritos na ficha, utilizando os materiais disponíveis na mesa central, por exemplo, para representar o processo de separação magnética, eles devem pegar o imã. Atenção: para o processo de catação não são necessários materiais, pois os componentes da mistura podem ser separados utilizando as mãos, ou seja, para representar esse processo, os alunos podem só preparar a mistura. Lembre os alunos que eles devem ler a ficha e associar as descrições dos processos com os respectivos nomes: catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Além de representar os processos, os alunos devem preparar uma mistura para cada processo de separação indicado na ficha. Reforce com os alunos que as misturas devem ser correspondentes aos processos expostos na ficha, por exemplo, a mistura correspondente ao processo de catação pode conter grãos de feijão e grãos de milho. Após as explicações, mencione aos alunos o início da FASE 1 e ligue o cronômetro. Nesse momento, ande pela sala e observe as representações e as misturas, isso facilitará o seu trabalho na etapa posterior. Lembre os alunos que após a equipe finalizar as representações e os preparos das misturas, eles devem dizer "STOP". Porém, se após o tempo de 20 minutos, nenhuma equipe falar STOP, você deve falar. Fique atento, após ser dito "STOP", os alunos não podem mais representar os processos e nem preparar misturas. Explique aos alunos que você irá passar por cada grupo para atribuir os pontos correspondentes ao processo de separação de mistura conforme a pontuação do jogo. Para isso, você deve ter em mãos a folha de pontos da equipe impressa para anotar. Um membro do grupo deve estar na bancada para mencionar os nomes dos processos e explicar as representações de cada processo de separação de misturas feito pela equipe, nesse momento, eles podem realizar a separação das misturas. Anote as pontuações da equipe na folha de respostas, no campo representação dos processos. As misturas serão pontuadas durante a sistematização.
Materiais necessários para a aula:
– Materiais disponíveis na mesa central
Recipientes plásticos de 500mL (copos plásticos, pote de sorvete, entre outros), areia, terra, pedrinhas, pedras maiores, água, óleo, tampinhas de plásticos, papel ou papelão, pregos de ferro, palha de aço, imãs, moedas, clipes, serragem, palito de madeira, grãos de feijão, grãos de milho (ou de pipoca), arroz, folhas secas, amendoim com casca, mangueira, sifão, canudinho de plástico ou tubo fino de vidro, pinça, peneiras (pode ser de tamanhos diferentes), seringas de plástico, tesoura e garrafa PET de 2L;
– Ficha dos processos de separação de mistura, disponível aqui;
– Instruções do Jogo Stop – Separação de misturas, disponível aqui;
– Folha de pontos, disponível aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Na Fase 2 do jogo, peça para um aluno de cada equipe falar para a sala os componentes da mistura preparada, correspondente ao processo de separação de mistura catação. Durante as apresentações, verifique se a mistura está correta e pergunte para a turma se outra equipe preparou uma mistura igual. Caso a mistura preparada pelo grupo for diferente das misturas dos demais grupos, atribua 10 pontos para a equipe; caso a equipe tenha preparado uma mistura igual a de outra equipe, atribua 5 pontos. Se o grupo não preparou a mistura ou preparou uma mistura incorreta, o grupo não recebe ponto (zero ponto). A fim de verificar se os alunos fizeram a associação correta do nome do processo com a descrição da ficha, pergunte: “Qual das imagens da ficha corresponde ao processo de catação?". Explique que a catação é um processo de separação de mistura de componentes sólidos, e que esse processo é utilizado na separação de materiais recicláveis, como mencionado no contexto, para que o processo de reciclagem aconteça os materiais devem ser separados de acordo com o tipo de material. Faça os mesmos procedimentos para as misturas correspondentes aos processos de levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Em todos os casos, pergunte qual imagem da ficha corresponde ao processo apresentado pelos alunos. Explique, também, os demais processos: a levigação pode ser utilizada para separar areia e ouro, ao adicionar corrente de água na mistura a areia é levada pela corrente de água e o ouro não; a separação magnética é utilizada para separar pregos de ferro presentes na areia, utilizando um imã; a sifonação pode ser utilizada para separar água do óleo, utilizando um sifão que suga o óleo; a ventilação pode ser utilizada para separar as cascas dos grão, utilizando uma corrente de ar. Não se esqueça de verificar se eles fizeram as associações corretas dos nomes dos processos de separação de mistura presentes na ficha. Retome a questão disparadora: Como diferenciar os processos de separação de mistura heterogênea? Os alunos podem responder mencionando que uma mistura de água e pedra pode ser separada por levigação utilizando uma corrente de água ou por catação utilizando as mãos para pegar as pedras. Além disso, eles podem diferenciar os processos mencionando que em cada processo é utilizado um material para realizar a separação: sifão para sifonação, imã para separação magnética, corrente de água para levigação, corrente de ar para ventilação e pinça para catação. A resposta dessa questão não vale pontos para o jogo.
Faça a soma dos pontos. Finalize a aula informando a pontuação de cada equipe. A equipe vencedora é aquela que obteve a maior pontuação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem.
Apresente a questão disparadora:
- Como diferenciar os processos de separação de mistura heterogênea?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Faça um jogo da memória virtual utilizando o Powerpoint. Para saber como fazer, acesse “Criando jogos com Power Point” (disponível aqui).
Em uma das cartas de cada par, insira a imagem que representa o processo de separação de misturas. Na outra, coloque a descrição do processo. Ambos estão disponíveis na aba “materiais e atividades”.
Organize os estudantes em duplas e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Oriente-os a jogarem o jogo da memória e, em seguida, a responderem a questão norteadora desta aula.
Sistematização
Marque outra videochamada e escreva um texto coletivo que responda a questão norteadora.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a acessarem o jogo da memória virtual e a estabelecerem uma comunicação com a dupla.
Separação de misturas por meio de catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação
6? ano
Objetivos de aprendizagem
Diferenciar os processos de catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).
Professor-autor: Thais Moreno Priolli
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano, é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos nos planos da unidade CIE6_01ME. Neste plano, especificamente, serão abordados métodos de separação de mistura heterogênea: catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar este livro. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 72 a 88.