Plano de aula: Separação de misturas por meio de catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Separação de materiais

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano, é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos nos planos da unidade CIE6_01ME. Neste plano, especificamente, serão abordados métodos de separação de mistura heterogênea: catação, levigação, separação magnética, sifonação e ventilação. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, você pode consultar este livro. Os conteúdos desta aula estão nas páginas de 72 a 88.

Materiais necessários para a aula:

– Materiais disponíveis na mesa central

Recipientes plásticos de 500mL (copos plásticos, pote de sorvete, entre outros), areia, terra, pedrinhas, pedras maiores, água, óleo, tampinhas de plásticos, papel ou papelão, pregos de ferro, palha de aço, imãs, moedas, clipes, serragem, palito de madeira, grãos de feijão, grãos de milho (ou de pipoca), arroz, folhas secas, amendoim com casca, mangueira, sifão, canudinho de plástico ou tubo fino de vidro, pinça, peneiras (pode ser de tamanhos diferentes), seringas de plástico, tesoura e garrafa PET de 2L;

– Ficha dos processos de separação de mistura, disponível aqui;

– Instruções do Jogo Stop – Separação de misturas, disponível aqui;

– Folha de pontos, disponível aqui.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que é possível separar os componentes de uma mistura por meio de vários processos, entre eles a catação, a levigação, a separação magnética, a sifonação e a ventilação.