Plano de Aula

Plano de aula: De onde vêm as cores que vemos?

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca, por meio de experiências, levar o aluno a concluir que a luz tem cor e reconhecer que as cores das coisas e dos objetos são determinadas pela frequência da luz. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade acesse os links: https://bit.ly/2O94SR4, https://bit.ly/2n7m0ee e https://bit.ly/2LR0BoJ.

Desenvolvimento da aula: Antes do início da aula, arrume um local na escola, de preferência próximo à sala de aula, que receba bem os raios de Sol (também pode ser no pátio ou quadra de esportes) e coloque as mesas com as bacias e os espelhos, com espaços entre elas, para que os alunos possam observar a formação do arco-íris na bacia. Veja as instruções no link: https://bit.ly/2n8Fxes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou TV e aparelho de DVD, caixa de som.

Para a experiência 1: Um kit composto de: uma bacia de interior branco, tamanho médio, cheia d’água; um espelho, compatível com a bacia de forma que o espelho não caia na água; uma mesa. Se for possível, e o espaço utilizado permitir, use pelo menos três ou quatro kits, para melhor visualização dos alunos.

Para a experiência 2: Um kit para cada dupla composto de: um Disco de Newton sem pintar (molde abaixo), um disco branco (molde abaixo), dois palitos de sorvete, duas tachinhas ou percevejos, dois pedaços de papelão para colar os discos, cola, tesoura, giz de cor ou lápis de cor ou guache, pedaços de EVA (retalhos). Veja as instruções no link https://bit.ly/2O97BtM e os moldes no material complementar .

Observações: Providencie com antecedência os materiais que serão usados nas experiências. Faça as experiências antecipadamente para que possa auxiliar os alunos. Leve os palitos (com sobra) já com furinhos, para isso, utilize um prego bem fininho ou alfinete para fazer o furo, assim, evitará que rachem durante a atividade. Peça aos alunos, com antecedência, que tragam para a aula lápis de cor ou giz de cera ou guache (se preferir escolha um destes materiais de pintura), com as cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta), papelão, tesoura sem ponta e cola.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão realizar experiências que evidenciem de onde vêm as cores que vemos.