Plano de Aula

Plano de aula: O olho humano pode ser enganado?

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca explicar que os olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://abr.ai/2GRWTIA (ilusões de ótica e o cérebro), https://bit.ly/2IpzTSm (o que é um flipbook?) e https://bit.ly/2IC2NhW (tutorial sobre como fazer um flipbook).

Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha, imprima os slides). Para o flipbook: bloquinho de papel (pode ser feito com sulfites cortados no mesmo tamanho e colados ou presos de um mesmo lado, formando um bloco de notas); lápis de escrever ou lápis de cor. Para o filme animado: celular ou câmera digital. Se ainda houver dúvida, assista ao vídeo sobre o flipbook, no link: https://bit.ly/2wvRQnf.

Observação: Peça, antecipadamente, para que os alunos providenciem o bloquinho de notas ou de papel sulfite. Solicite a quem tiver celular ou câmera digital que os tragam para a aula. Peça, também, autorização para a coordenação e/ou direção escolar para que os alunos possam utilizar os celulares e/ou câmera digital na aula. Se achar necessário, faça o seu próprio flipbook, para que você possa auxiliar os alunos durante a montagem, caso ocorra alguma dúvida.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, anote-o no quadro ou, ainda, projete em um slide e comente com os alunos que eles irão discutir se o nosso olho pode ser realmente enganado e como isso pode acontecer.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO