Plano de Aula

Plano de aula: O olho humano pode ser enganado?

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca explicar que os olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://abr.ai/2GRWTIA (ilusões de ótica e o cérebro), https://bit.ly/2IpzTSm (o que é um flipbook?) e https://bit.ly/2IC2NhW (tutorial sobre como fazer um flipbook).

Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha, imprima os slides). Para o flipbook: bloquinho de papel (pode ser feito com sulfites cortados no mesmo tamanho e colados ou presos de um mesmo lado, formando um bloco de notas); lápis de escrever ou lápis de cor. Para o filme animado: celular ou câmera digital. Se ainda houver dúvida, assista ao vídeo sobre o flipbook, no link: https://bit.ly/2wvRQnf.

Observação: Peça, antecipadamente, para que os alunos providenciem o bloquinho de notas ou de papel sulfite. Solicite a quem tiver celular ou câmera digital que os tragam para a aula. Peça, também, autorização para a coordenação e/ou direção escolar para que os alunos possam utilizar os celulares e/ou câmera digital na aula. Se achar necessário, faça o seu próprio flipbook, para que você possa auxiliar os alunos durante a montagem, caso ocorra alguma dúvida.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula, anote-o no quadro ou, ainda, projete em um slide e comente com os alunos que eles irão discutir se o nosso olho pode ser realmente enganado e como isso pode acontecer.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO