Plano de Aula

Plano de aula: Prevenção e tratamento das disfunções visuais

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE07. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links:

https://bit.ly/2GC6Ytn e https://bit.ly/2Nlp6Y9 (vídeo)

Desenvolvimento: Propõe-se para esta aula o uso da metodologia ativa Peer Instruction (apredizagem por pares), saiba mais no link https://bit.ly/2KWvS4J ou assista ao vídeo no link https://bit.ly/2jPPVIT. Sendo assim, em uma aula anterior, organize a sala em grupos de 4 ou 5 alunos (dependendo da quantidade de alunos na sala). Explique que eles farão uma pesquisa de campo, que será uma entrevista com a família e vizinhos (5 pessoas diferentes - apenas uma de cada família) e um oftalmologista sobre as disfunções visuais. Além disso, eles devem levar um gravador ou celular para gravar a entrevista e depois responder o questionário (lista de materiais). Oriente que, caso não consigam fazer a entrevista com um oftalmologista, pesquisem sobre o assunto no link https://bit.ly/2GC6Ytn e respondam as questões que se encontram na lista de materiais. Oriente que os alunos devem assistir ao vídeo “Entenda porque médicos já falam em uma epidemia mundial de miopia”, reportagem do Domingo Espetacular, disponível no link https://bit.ly/2Nlp6Y9 e fazer anotações no caderno. Passe as instruções no quadro ou imprima (disponível no material complementar) e entregue aos alunos.

Materiais necessários para a aula: projetor, notebook e caixa de som (conforme disponibilidade); cartolina ou papel pardo; canetinhas coloridas hidrográficas e cola. Questões para pesquisa de campo (disponível no material complementar) e questões para entrevista com oftalmologista (disponível no material complementar).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: projete e leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão identificar as formas de prevenção e tratamento dos problemas de visão.