Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

6 dicas para cuidar bem de seus olhos

Você passa o dia em frente a telas e tudo isso pode prejudicar sua visão

POR:
NOVA ESCOLA
Mulher sentada em uma mesa em frente a um monitor de computador tira os óculos e segura entre os olhos com uma das mãos em uma expressão de cansaço
Foto: Getty Image

Nós passamos a maior parte do dia em frente a uma tela: seja do computador, celular ou televisão. Para estudar, para enviar ou receber mensagens ou para assistir um vídeo, filmes, séries. Não adianta negar, as telas já fazem parte de nossas vidas.

Mas é preciso muito cuidado, já que o uso contínuo desses aparelhos pode incomodar a vista e causar complicações futuras. Todos nós já tivemos a sensação de corpo estranho no olho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação, além de cansaço visual.

Veja abaixo alguns cuidados simples para incluir na sua rotina e cuidar de seus olhos.

- Dê um tempo! Faça intervalos de 10 a 15 minutos a cada duas ou três horas. É importante não usar a visão de perto durante esses intervalos (não vale espiar o celular!).

- Evite muita luz. Trabalhe em um ambiente com luz moderada, o que impede a criação de sombras e reflexos na tela, além da contração das pupilas.

- Ajuste o brilho da tela do computador!

Com menos brilho e mais contraste, você evita que o excesso de luz entre no globo ocular.

- Pisque! Geralmente piscamos dezenas de vezes por minuto, de forma involuntária. Mas, aqui, é preciso fazer o movimento voluntariamente: abra e feche os olhos quando estiver usando o computador.

- Incline sua tela. O monitor deve ficar dez a 20 graus abaixo de sua linha de visão. Assim, as pálpebras vão cobrir uma parte do globo ocular.

- Não se esqueça de manter uma boa distância! O monitor deve ficar na distância de um braço de seu rosto. Esse é um espaço confortável para manter o foco de visão.

- Beba água! Manter-se bem hidratado garante a produção lacrimal e, por sua vez, a lubrificação adequada dos olhos.

Caso os sintomas sejam muito fortes e constantes, é necessário procurar um médico. Ele vai avaliar se o problema é só um desconforto ou se você precisa de óculos, por exemplo.

Quer saber mais sobre como cuidar de seus olhos? Clique aqui e veja nossa reportagem completa.

Deixe seu email e mantenha-se atualizado para assuntos de saúde na educação

Tags

Guias

Tags

Guias