Plano de Aula

Plano de aula: Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2zMvC7u, https://bit.ly/2uGvi4g e https://bit.ly/2NnoLn5 (pág. 6 e 7).

Desenvolvimento da aula: Peça aos alunos, antecipadamente, que se organizem em grupos de quatro ou cinco (dependendo da quantidade de estudantes na sala). Organize as mesas que serão utilizadas para a separação dos materiais nomeando-as "Transparentes", "Translúcidas" e "Opacas", antes de começar a aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha disponibilidade, imprima os slides). Para a investigação: material transparente (exemplo: copo de vidro), translúcido (exemplo: copo descartável fosco), opaco (exemplo: caneca de alumínio ou xícara de barro) e laser. Para o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics): vários materiais de cada tipo de superfície (6 a 9 de cada - dependendo do número de alunos da sala). São exemplos de superfícies: transparentes, que serão usados, excepcionalmente, como aquário - copo grande de vidro, jarra de vidro, potes de vidro, plástico ou acrílico, entre outros; translúcidos - copinhos de café descartáveis, copinhos de danone, capas foscas de apostilas velhas sem uso (para recortar), entre outros; opacos - retalhos de EVA, pedaços de papel alumínio, tampas de refrigerante, copinhos de isopor usados, capas de apostilas velhas sem uso, pedaços pequenos de madeiras, tijolos ou pedras sem pontas (do tamanho que possam ser colocadas no mini aquário), entre outros; cola quente; tesoura sem ponta e duas ou mais garrafas pet de 2 litros com água (para por nos mini aquários).

Observação: Utilize materiais recicláveis, menos papel ou papelão ou outro que possa derreter em contato com a água. Com antecedência: Providencie os materiais que serão usados na investigação e no STEM. Faça a experiência utilizando o laser e verifique o que ocorre com o raio de luz ao passar pelos materiais. Observe se o foco do raio é mais forte ou mais evidente no transparente, fraco ou embaçado no translúcido e não passa nos opacos, ainda, que ao visualizar os objetos (utilize o mesmo nas três superfícies) através dessas superfícies vemos com mais nitidez no transparente, não tão nítido ou embaçado no translúcido e não vemos através dos opacos. Faça, também, o teste dos materiais com antecedência, para decidir quais materiais usar na aula.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO