Plano de aula: Espelhos Planos

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados conceitos de Óptica Geométrica com ênfase nas propriedades específicas dos espelhos planos e as relações simétricas entre objeto e imagem. Para melhor compreensão desta aula é necessário que o aluno entenda sobre a propagação retilínea da luz em meios homogêneos e transparentes. Desse modo, esta aula será melhor compreendida se for precedida pela aula: “ CIE9_04ME03- Reflexão da Luz”.

Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 69 a 72 do Caderno Leituras de Física, produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link:

Este material, além dos conceitos físicos de Óptica Geométrica, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Outra sugestão de leitura é o texto Espelho Plano de Carlos Alexandre Cavalheiro, disponível no endereço eletrônico:

Materiais necessários para a aula: Placa de vidro transparente, velas, Caixa de Fósforo, lápis, régua e papel A4.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar a formação de imagens em espelhos planos e as características dessas imagens. Pergunte aos alunos:

• Em quais situações os espelhos planos são utilizados no cotidiano?
  • Existem profissões para as quais os espelhos são indispensáveis?”.

Estas questões farão os alunos refletirem sobre a importância dos espelhos planos nas situações corriqueiras do cotidiano.