Plano de aula: As Cores dos Corpos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas sobre os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase nas propriedades da luz e sua propagação. Esta aula será melhor compreendida se realizada após a aula: A Decomposição da Luz. CIE9_04ME01. Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 45 e 56 do Caderno Leituras de Física produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas por você em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Materiais necessários para a aula: Suporte com bocal para lâmpadas, lâmpadas nas cores vermelha, verde e azul, Papel A4, tintas foscas nas cores vermelha, verde e azul.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar os fatores que influenciam a percepção que temos das cores dos corpos.