Plano de Aula

Plano de aula: A Decomposição da Luz

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano inicia uma sequência de aulas sobre os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase às propriedades da luz e sua propagação. Esta aula traz importantes conhecimentos sobre a decomposição da luz branca através de atividades práticas que podem ser facilmente realizadas em sala de aula. Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 42 e 43 do Caderno Leituras de Física, produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Materiais necessários para a aula: Discos de CDs ou DVDs inutilizados, caixa de fósforo, Velas ou fontes de luz branca, como lâmpadas, lanternas ou leds, tesoura e fita isolante.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão analisar fenômenos relacionados à luz e a formação de cores quando a luz atravessa certos objetos. Pergunte aos alunos: “O que você entende por decomposição?”, “Decompor um número em matemática tem relação com a divisão em números menores. E a luz também pode ser decomposta ou dividida?”.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO