Plano de Aula
Plano de aula: A Decomposição da Luz
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz
Por: Claudio Reinke
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano inicia uma sequência de aulas sobre os princípios básicos da óptica geométrica com ênfase às propriedades da luz e sua propagação. Esta aula traz importantes conhecimentos sobre a decomposição da luz branca através de atividades práticas que podem ser facilmente realizadas em sala de aula. Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura das páginas 42 e 43 do Caderno Leituras de Física, produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Materiais necessários para a aula: Discos de CDs ou DVDs inutilizados, caixa de fósforo, Velas ou fontes de luz branca, como lâmpadas, lanternas ou leds, tesoura e fita isolante.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão analisar fenômenos relacionados à luz e a formação de cores quando a luz atravessa certos objetos. Pergunte aos alunos: “O que você entende por decomposição?”, “Decompor um número em matemática tem relação com a divisão em números menores. E a luz também pode ser decomposta ou dividida?”.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO