Plano de aula: Reflexão da Luz

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Luz

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados alguns dos conceitos da Óptica Geométrica; porém, o foco principal será o fenômeno da reflexão da luz e suas leis. Você observará que esta aula traz um aprofundamento da habilidade EF09CI04 da BNCC descrita no slide, com ênfase aos conceitos fundamentais como: a propagação retilínea da luz e a interação entre luz e matéria. Esta habilidade será melhor desenvolvida pelos alunos se esta aula for precedida pelas aulas: “ CIE9_04ME01- A Decomposição da Luz” e “CIE9_04ME02 - As Cores dos Corpos”.

Os fundamentos científicos e conceitos relevantes para esta aula podem ser obtidos através da leitura do Caderno Leituras de Física produzido pelo GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, disponível no link: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica3.pdf. Este material, além dos conceitos físicos, traz uma série de atividades que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula e com uma linguagem bastante acessível aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Materiais necessários para a aula: Espelho plano, vidro transparente, transferidor, laser point, papel cartão branco e papel A4.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar um dos fenômenos físicos ligado à propagação da luz e sua interação com diferentes meios materiais e a relação direta desse fenômeno com o sentido da visão.