Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Divida o objetivo da aula com o aluno. Você pode passar o slide, escrever na lousa ou ler.
Propósito: Deixar o aluno ciente de onde você quer chegar com a aula.
Circunferências e raios
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Essa atividade pode ser feita em duplas. Apresente o slide ou a folha impressa para que o aluno possa ver a figura.
Propósito: Fazer com que o aluno lembre dos conceitos de circunferência e raio e saiba aplicá-los na resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- O que é o raio?
- Dá pra ter uma ideia do raio das circunferências?
Arte
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.
Discuta com a turma:
- Vocês leram as instruções?
- O que deve ser feito?
Arte
Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total - slides 4 e 5).
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Deixe que os alunos criem, mas verifique se estão seguindo as orientações ou não. Eles podem fazer as circunferências com o uso do compasso ou apoiados em um objeto cilíndrico, ou qualquer outra forma que ele possa pensar. As outras formas geométricas devem ser o mais corretas possível, por exemplo, um quadrado deve ter lados congruentes ou aparentemente congruentes e ângulos retos ou aparentemente retos. Os alunos podem usar régua e esquadros.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba outras aplicações (no caso, artísticas) para formas geométricas em geral e a circunferência em particular.
Discuta com a turma:
- Vocês leram as instruções?
- O que deve ser feito?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Alunos fazendo arte
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos apresentem seus trabalhos na frente da sala. Verifique se as instruções foram seguidas. Caso contrário, verifique se o aluno não compreendeu as instruções ou se optou por uma arte rebelde, fora dos padrões, o que é interessante também.
Propósito: Fazer com que o aluno perceba que a geometria pode ser usada para criar uma manifestação artística.
Discuta com a turma:
- Você seguiu todas as instruções?
Encerrando
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente um resumo da aula em uma ou duas frases concisas.
Propósito: Dar uma sensação de fechamento para o aluno.
Interseção e arte
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente. Se os alunos tiverem dúvidas com o vocabulário (interseção), explique o significado da palavra. Você pode dizer, por exemplo, que dois objetos se “cortam”
Propósito: Fazer com que o aluno consiga perceber conceitos matemáticos quando da observação de uma manifestação artística.
Materiais complementares para impressão:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar