Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.
Retomada
# *Tempo sugerido:* 7 minutos
# *Orientação:* Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal, uma vez que esse será o saber a ser contemplado na elaboração dos problemas, objetivo da aula.
# *Propósito: Rever conceitos que serão relevantes para o desenvolvimento da aula proposta.
# *Discuta com a turma:*
- Qual foi a operação ou a estratégia que você utilizou para resolver o problema?
- Porque você resolveu dessa forma?
- Se você utilizou a operação da divisão, qual foi o valor do resto?
- O que representa o valor encontrado no quociente?
Atividade principal
# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6)
# *Orientação:* A atividade principal é composta pelas atividades 1, 2 e 3.
Na atividade 1, mobilize os alunos de forma que os mesmos pensem em possibilidades para a conclusão do problema, atentando para os elementos que faltam para o problema apresente um contexto e a solução seja possível.
# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.
# *Discuta com a turma:*
- A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
- Observe a construção do colega ao lado, você conseguiria resolver o problema proposto por ele?
- O texto do seu colega é igual ao seu?
- A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
- O resultado do problema que você criou é possível?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
# *Orientação:* Na atividade 2, conduza a atividade com vistas a levar o aluno a observar a relação entre os elementos de um problema e dessa forma, espera-se que o aluno tenha essa percepção, sugira as alterações necessárias e reelabore o problema.
# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos, que envolvam a divisão entre números naturais com quociente decimal, a partir de diversas estratégias de produção textual.
# *Discuta com a turma:*
- O que não está adequado nos problemas apresentados pela professora?
- A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
- Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
- O texto do seu colega é igual ao seu?
- A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
- O resultado do problema que você criou é possível?
Atividade principal
# *Tempo sugerido:* 15 min (slides 4, 5 e 6) - continuação
# *Orientação:* Nesta terceira atividade, o aluno deverá organizar, individualmente, um problema, utilizando as imagens que escolher, envolvendo a divisão com quociente decimal, mostrando que tem conhecimento da estrutura necessária de uma situação problema, para que esta seja solucionada.
# *Propósito: Elaborar e solucionar problemas matemáticos a partir de diversas estratégias de produção textual.
# *Discuta com a turma:*
- A forma como você organizou o texto é a única? Teria outra possibilidade?
- Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele elaborou?
- O texto do seu colega é igual ao seu?
- A forma como você elaborou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- O problema que você elaborou aborda a divisão com quociente decimal?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14)
Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou para a resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar a construção proposta por Luiza?
- Você concorda com o problema e a sua resolução que Luiza fez?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Indicamos que este momento de discussão da solução seja coletivo, uma vez que possibilita aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim as possibilidades de estratégias matemáticas.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Seria possível elaborar um outro problema partindo do texto que foi apresentado?
- O que você achou da estratégia que Luiza pensou ao considerar que o aniversariante não pagaria, ficando assim apenas 4 pessoas para pagar a conta? Você entendeu porque ela fez isso?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Sugerimos que os alunos troquem as atividades que cada um fez para que o colega possa fazer as suas contribuições.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- As soluções apresentadas pelas amigas, Ana e Luiza, são iguais ou diferentes? Porque?
- É possível ter estratégias de resolução diferentes, mas com resultados iguais?
- Você utilizou outra estratégia para solucionar essa situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você concorda com o erro apontado por Pedro?
- Você encontrou outro erro no problema 1? Qual?
- Qual reelaboração você propôs?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você concorda com o erro apontado por Pedro?
- O erro apontado por Pedro é o único do problema?
- Qual reelaboração você propôs?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Discuta com os alunos os argumentos utilizados por Pedro para explicar os equívocos dos problemas.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Na sua proposta de reelaboração do problema, Pedro utilizou os mesmos números do problema original. Você concorda com essa estratégia?
- O erro do problema estão presentes nos dados ou na grandeza apresentada, como aponta Pedro?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- As imagens que Joana escolheu estão de acordo com o problema proposto?
- Você utilizou as mesmas imagens que Joana?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14) - continuação
Observação: Utilize imagens para que os alunos montem painéis para apresentar as possibilidades de elaboração.
Propósito: Discutir as estratégias de elaboração e resolução de problemas que envolvam a operação da divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- A solução apresentada por Joana está de acordo com o problema que ela elaborou?
- Você sugere outra solução para o problema proposto por Joana?
Encerramento
# *Tempo sugerido:* 5 minutos
# *Orientação:* No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.
# *Propósito:* Enfatizar os principais conceitos discutidos na aula.
# *Discuta com a turma:*
- Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
- Você pode dar um exemplo de um problema que envolva a operação da divisão?
- Quais foram as dificuldades encontradas ao elaborar problemas?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Observar as estratégias utilizadas pelo aluno para elaborar o problema que contemple a operação da divisão de números naturais com quociente decimal para propor encaminhamentos que o levem a superar possíveis dificuldades que possam surgir. É importante discutir com os alunos que cada caminhão transporta a carga máxima de 5 toneladas e, portanto, a mesma quantidade de lixo, pois de outra forma não teríamos um problema de divisão.
Propósito: Identificar o nível de compreensão do aluno acerca da temática discutida, assim como as possíveis fragilidades de compreensão.
Discuta com a turma:
- O problema que você criou diz respeito a operação da divisão? Ele pode ser resolvido por outra operação?
- Quais foram as informações da situação apresentada que você utilizou como os dados principais do problema que você criou? Você criou outros dados?
- Você poderia criar outro problema diferente deste ou existe apenas essa possibilidade?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar