Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a resolução das situações problema. Enfatize e recorde os conceitos fundamentais e a relação das quatro operações no contexto de problemas e demonstre a aplicação das mesmas em cada situação dada, como por exemplo, a ideia de “ganhei” relaciona-se, neste caso, a adição, enquanto que “perdi” sugere subtração. Já a ideia de “dobro” refere-se à multiplicação ou adição. Porém, oriente para que busquem a compreensão do problema como um todo e para que observem o que o problema “quer saber”, sendo a identificação da operação a ser utilizada apenas uma das estratégias possíveis de resolução. Valorize outras estratégias adotadas pelos alunos para a resolução do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.
Propósito: Identificar as operações a serem utilizadas como estratégia da resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam os problemas? Quais estratégias vocês utilizarão para resolvê-los?
- Quais operações podem ser utilizadas para resolver cada situação? Por que?
- Podemos utilizar as mesmas estratégias para resolver as duas situações? Por que?
- O que podemos concluir após a resolução deste problema?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Se forem disponibilizados apenas 4 ônibus para distribuir as pessoas igualmente, quantas pessoas viajarão em cada ônibus?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- O que teremos que descobrir primeiro, para assim, solucionar o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Se cada aluno comer 5 sanduíches, quantos pães serão necessários?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Mobilizar os conhecimentos de operações para solucionar situações problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Se Carolina tivesse pago o bilhete com uma nota de 100 reais, quanto sobraria de troco?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a adição e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:
https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema
- Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:
https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema
- Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação e a divisão. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:
https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema
- Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 10)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a divisão e a adição. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Conteúdos sobre operações e estratégias na resolução de problemas:
https://novaescola.org.br/questoes/97/identificar-a-operacao-correta-para-a-resolucao-do-problema
- Brasil. Secretaria de Educação Básica. PNAIC: Operações na resolução de problema. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Encerre relembrando que é necessário compreender o problema e identificar as operações e estratégias para resolvê-lo.
Propósito: Identificar as operações e estratégias para resolução de um problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos identificar a operação para resolver um problema?
- Vocês compreenderam em quais situações podemos utilizar cada operação (adição, subtração, divisão ou multiplicação) como estratégia de resolução do problema?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver o problema.
Propósito: Avaliar se os alunos resolvem um problema com mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Qual a informação principal você deve observar inicialmente para a resolução do problema?
- Quais operações deverão ser utilizadas para resolver a atividade?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar