Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, dentre outros aspectos que possam surgir.
Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração.
Discuta com a turma:
- Que quantidade a fração ½ representa?
- Para fazer a receita serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
- Quando a receita indica que é necessário ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita original, ou seja, antes de dobrar a receita?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e sugestões de reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, trazer à tona discussões a respeito das estratégias possíveis para a resolução, qual(is) operação(ões) está(ão) envolvida(s) no problema, dentre outros aspectos que possam surgir. Observe que esta atividade possibilitará o aluno perceber que o dobro de meio, corresponde a duas vezes a quantidade e que mentalmente o aluno consegue identificar o dobro de uma fração cotidiana.
Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados da ideia e do significado de uma fração, assim como da operação da multiplicação entre uma fração e um número natural.
Discuta com a turma:
- Que quantidade a fração ½ representa?
- Para fazer a receita original quantas serão necessárias mais ou menos do que 1 xícara de farinha de trigo?
- Quando a receita indica que é necessária ½ de colher de sopa de fermento em pó, quantas colheres de sopa deverão ser utilizadas na receita?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Propor discussões e reflexões em torno das possibilidades de estratégias para a resolução do problema. É importante lembrar a importância de ressignificar o erro, caso haja, apresentando questionamentos ao aluno.
Propósito: Compreender o resultado encontrado em uma multiplicação de uma fração por um número natural e que este resultado pode representar quantidade maior do que uma unidade.
Discuta com a turma:
- Quantas cartolinas foram utilizadas na atividade?
- O que significa o numerador da fração que você encontrou como resposta?
- Qual operação você utilizou para resolver o problema? Poderia ser outra?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8)
Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Inicialmente, faz-se necessário destacar a representação de cada pedaço em relação a cartolina inteira, ou seja, a relação parte todo. Em seguida, representar a cartolina inteira a partir da multiplicação (ou adição de parcelas iguais) tanto pelo desenho como pela descrição da operação.
Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural.
Discuta com a turma:
- Por que o problema informa que cada pedaço representa ? da cartolina?
- O que significa a fração 5/5? O que indica o 5 que está no numerador e o que significa o 5 que está no denominador?
- Que quantidade representa uma fração que tem numerador e denominador iguais?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação
Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina, discutir a relação entre 1 cartolina e o todo de cartolina utilizada pela professora (ou seja, os 25 pedaços). Para isso, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.
Propósito: Possibilitar que o aluno compreenda o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.
Discuta com a turma:
- O que significa a fração 25/5?
- O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8) - continuação
Orientação: Professor, observe com a turma e, retome sempre que necessário, os comandos e as informações indicadas no problema. Após a discussão da ideia da relação parte todo entre pedaços e cartolina,o aluno pode observar que ele poderá apenas multiplicar cada pedaço ? vinte e cinco vezes, mediante que foram utilizados 25 pedaços. Assim, pode-se seguir o raciocínio além de representar por desenho e pela operação, levando o aluno a compreender a relação entre 25/5 e 5 cartolinas.
Propósito: Compreender o significado de uma fração maior do que uma unidade como resultado de uma multiplicação entre fração e número natural e a quantidade representada por esta fração.
Discuta com a turma:
- O que significa a fração 25/5?
- O que significa uma fração que tem o numerador maior do que o denominador?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Fazer um resumo, com os alunos, do que foi discutido na aula.
Propósito: Compreender o significado de uma fração que representa uma quantidade maior do que uma unidade, a partir da resolução de problemas de multiplicação de um fração por um número natural.
Discuta com a turma:
- Qual foi o momento da aula em que você teve mais dificuldade para compreender?
- Você compreendeu a relação entre o numerador e o denominador de uma fração maior do que uma unidade?
RAIO X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar as possíveis dificuldades quanto a compreensão do significado de uma fração maior do que uma unidade.
Propósito: Identificar se o aluno, a partir das discussões vivenciadas na aula, apresenta a habilidade de compreender uma fração que representa uma quantidade maior do que 1 unidade como resultado da multiplicação de uma fração por um número natural.
Discuta com a turma:
- Se uma fração pode representar a relação parte todo, quantas partes do todo representa a fração do problema proposto?
- Guilherme comeu mais ou menos do que 1 barra de chocolate?
- Se ele comeu mais de 1 barra de chocolate, quantas ele comeu?
- Se ele comeu alguns pedaços, quantos foram?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar