Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie no slide 3 apresentado uma situação que o alunos terão que multiplicar o valor de 6 pães por R$ 4,00. No slide 4, será apresentada outra situação que terá o mesmo resultado, para assim possibilitar que os alunos percebam a comutatividade que poderá ser utilizada para facilitar os cálculos mentais. Reforce com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.
Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.
Discuta com a turma:
- Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
- Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
- Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula retomando alguns conceitos importantes de multiplicação. Retomar com os alunos que mesmo sendo contextos diferentes (em uma situação a criança leva seis pães e na outra apenas quatro) o valor pago no final é o mesmo.
Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação necessárias à compreensão e prática da tabuada.
Discuta com a turma:
- Qual cálculo vocês realizaram para descobrir o valor da compra?
- Qual o valor gasto com os pães, na padaria e no mercado? Quem gastou mais?
- Marcos e Rita compraram a mesma quantidade de pães? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Anote os produtos no quadro e solicite que cada grupo elabore um autódromo (circuito) com os cálculos de multiplicação referentes aos resultados propostos de tabuada, conforme o modelo. Organize a sala em grupos e distribua uma cópia do modelo de tabuódromo, uma cópia das fichas dos produtos, um dado com faces de 1 a 3 e tampinhas coloridas de garrafas descartáveis para cada grupo. Exibir uma imagem de um exemplo de circuito pronto, com solução diferente da proposta na atividade.
Como jogar:
Cada aluno deve usar uma tampinha de garrafa descartável de cor diferente (pode-se colar um papel de cor diferente em cima da tampinha, caso não haja cores suficientes), para utilizar como seu marcador no tabuleiro. Todos os participantes devem iniciar do ponto de partida.
Inicialmente, para se definir o jogador que começará o jogo, pode-se utilizar várias estratégias como tirar no par ou ímpar, ou cada aluno retirar uma ficha do recipiente, e o que retirar o de maior produto, começa.
O primeiro jogador retira uma ficha do recipiente e, ao visualizar o valor do produto, deve posicionar a ficha no local do circuito correspondente à operação para aquele resultado. Estando correto, terá o direito de jogar o dado e avançar as respectivas casas. Se errar, passa a vez para o próximo participante que então deverá posicionar a ficha no local correto. Assim que um participante posiciona a ficha no local correto, deve devolvê-la em seguida no recipiente. A partir daí, o próximo jogador realiza a mesma ação e assim sucessivamente até algum participante atingir o ponto de chegada.
Propósito: Apresentar o modelo de tabuódromo e explicar as regras do jogo.
Discuta com a Turma:
- Você poderia me explicar como chegou a essa multiplicação?
- A construção de um circuito com várias partes fez com que vocês pensassem em mais de uma possibilidade de cálculo para se chegar ao resultado?
- Quais formas de cálculo mental podemos utilizar para chegar nos resultados da tabuada de forma a realmente compreendê-la e não apenas memorizá-la?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que os grupos apresentem os circuitos construídos. Discuta com os alunos as possibilidades de multiplicação para a construção do circuito, socializando os trabalhos de todos os grupos.
Propósito: Proporcionar a compreensão sobre as várias estratégias utilizadas para resolução das multiplicações e construção do circuito.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a de cada grupo?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Material complementar para o professor:
Leia a matéria “Como ensinar a tabuada para estudantes do 5º ano?”, disponível no site de NOVA ESCOLA:
https://novaescola.org.br/conteudo/1999/como-ensinar-a-tabuada-para-estudantes-do-5-ano
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize explicando que a ordem dos fatores não altera o produto, ou seja, a propriedade de comutatividade.
Propósito: Fixar algumas propriedades da multiplicação necessários à compreensão e prática da tabuada.
Discuta com a turma:
- Se alterarmos a posição dos números na multiplicação, o resultado também muda? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver mentalmente as multiplicações. Orientar para atentarem-se as unidades de medida de tempo.
Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Qual operação vocês poderão utilizar para resolver o problema?
- Como vocês utilizariam a propriedade comutativa nesse problema?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar