Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Incitar os alunos a responderem as adivinhações e recordarem os elementos neutro (1) e nulo (0) da multiplicação.
Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação referentes ao elemento neutro e nulo.
Discuta com a turma:
- Como é possível um número multiplicar qualquer outro sem alterá-lo?
- Como é possível ainda, um número que multiplica qualquer outro e o resultado ser sempre zero?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.
Objetivo do jogo: Desenvolver habilidades mentais para as multiplicações com números naturais e mobilizar raciocínio e estratégias para jogadas vantajosas.
Regras do jogo:
1. O primeiro grupo a jogar deve escolher dois números do tabuleiro menor indicando-as ao grupo adversário.
2. Em seguida, o grupo adversário deve calcular mentalmente o produto dos dois números indicados, dizendo em voz alta, procurar este valor no tabuleiro maior e colocar sobre ele um de seus marcadores (tampinha).
3. Uma vez colocada esta ficha sobre o número correto, não pode ser mais retirada.
4. Se o grupo acertar o produto deve indicar dois números do tabuleiro menor para o grupo adversário. E assim, sucessivamente.
5. O grupo que errar na sua vez ou fizer uma multiplicação que já tenha sido coberta, passa a vez sem colocar nenhuma ficha.
6. Ganha o jogo o primeiro grupo que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)
7. Se nenhum grupo conseguir colocar cinco fichas em linha contínua, ganha o jogo a que tiver colocado mais marcadores no tabuleiro.
O jogo é uma adaptação do material disponibilizado no site: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica
Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.
Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.
Discuta com a turma:
- O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?
Materiais complementares
Atividade principal para impressão
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de erro, observando a necessidade de criar estratégias para vencer o jogo. E a visualização prévia do produto na tabela maior dos números, antes de dizer os fatores da tabela menor que pretende apontar para o grupo adversário é uma estratégia necessária. Assim, a multiplicação está presente em todas as ações do jogo.
Propósito: Proporcionar a compreensão e a reflexão sobre as várias estratégias utilizadas durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo verde marcou o número 9 como produto de 6 e 3? Qual cálculo foi realizado para chegar no resultado 9?
- Quais números a equipe verde não pode lançar para a equipe vermelha? Por quê?
- É necessário observar a localização do produto, antes de indicar os números da tabela menor? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre relembrando algumas propriedades da multiplicação como o elemento neutro, elemento nulo e a comutatividade. Ter isso em mente é essencial para o aluno reforçar que não é necessário decorar a tabuada mecanicamente, mas construir diferentes recursos de cálculo aproveitando o que já se conhece.
Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação, como o elemento neutro e nulo.
Discuta com a turma:
- Como a compreensão das propriedades da multiplicação puderam auxiliar no cálculo mental para a realização do jogo?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a tabela.
Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.
Discuta com a turma:
- Qual operação vocês utilizarão para resolver a tabela?
- Quais propriedades estudadas durante a aula auxiliarão na resolução do problema?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar