Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e a decomposição e a reta numérica.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Número decimal: conceito, leitura, escrita, comparação e ordenação com apoio da reta numérica; operação de adição e subtração.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Construir o significado do número decimal com base nas características do sistema de numeração decimal.
  • Compor, decompor e representar números racionais expressos na forma decimal na reta numérica.
  • Ler, escrever, comparar, relacionar e identificar números decimais, reconhecendo o décimo, o centésimo e o milésimo.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para que o estudante seja capaz de ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal, é necessário que ele compreenda que a estrutura do Sistema de Numeração Decimal utilizada para representar números naturais pode ser estendida para os números racionais. Entender que 1 inteiro pode ser representado por 10 décimos ou 100 centésimos é o início dessa investigação, que pode ser seguida da utilização do Quadro Valor de Lugar para ordens inferiores a das unidades (décimos, centésimos e milésimos). Contextos que envolvem o sistema monetário brasileiro e medições podem subsidiar situações que favorecem, também, o desenvolvimento de estratégias pessoais de cálculos. Por exemplo, entender que R$ 3,45 pode ser decomposto por 3 + 0,4 + 0,05 pode ajudar o estudante no momento de efetuar cálculos envolvendo a parte inteira, os décimos e os centésimos apresentados pelos números. Outro bom recurso que pode ser explorado é a representação na reta numérica de partes do inteiro (décimos, centésimos e milésimos), pois dessa maneira é possível realizar comparações entre quantidades racionais expressas na forma decimal.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 2 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de ler, escrever, comparar ou ordenar números decimais, reconhecendo o décimo, o centésimo e o milésimo.

Plano de aula: Compondo e Decompondo Números Decimais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Compondo e Decompondo Números Decimais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Identificar as ordens e classes dos números decimais até centésimos.
  • Exercitar a composição e decomposição de números decimais.
  • Representar números decimais no quadro de ordens.

Plano de aula: A Reta Numerada e os Números Decimais (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula A Reta Numerada e os Números Decimais, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Identificar a localização dos números na reta numerada.
  • Representar números decimais na reta numerada.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática