Plano de Aula

Plano de aula: A resolução de problemas, a divisão e o cálculo mental

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e tabuada.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Lousa e giz
  • Cópia das atividades





Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver estratégias de cálculo mental com operações do campo multiplicativo.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.