Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas de divisão com quociente decimal
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas envolvendo multiplicação e divisão de naturais e racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Monica Dias do Nascimento
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvem a divisão de números naturais com o quociente decimal.
Conhecimentos prévios
Operação da divisão entre números naturais.
Conceito-chave
Aplicação da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na resolução de problemas.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- cola,
- cópia das atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas que envolvem a divisão de números naturais com o quociente decimal.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.
Propósito: Deixar o aluno consciente do objetivo da aula, qual conceito será discutido e qual é o foco de aprendizagem.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, é importante trazer à tona discussões a respeito da decisão em utilizar a operação da divisão para resolver o problema, assim como as estratégias possíveis para a resolução
Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados do significado da operação da divisão com quociente decimal.
Discuta com a turma:
- O que significam os resultados encontrados?
- Você utilizou alguma operação para chegar aos resultados? Qual?
- Existe outra estratégia ou outra operação para a resolução?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação:* Nas duas atividades propostas, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução das situações propostas. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos mobilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.
Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.
Discuta com a turma:
- Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
- Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
- Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
- Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
- Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido:* 15 minutos (slides 4 e 5) - continuação
Orientação:* Nesta atividade, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução da situação. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos utilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.
Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.
Discuta com a turma:*
- Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
- Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
- Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
- É possível dividir igualmente o valor da conta entre os 4 amigos?
- Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
- Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
- Se no problema tivesse 31 ovos para dividir para 4 pessoas você daria continuidade a divisão até o resto zero?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar a resolução apresentada por Carlos?
- Você concorda com a resposta de Carlos?
- A sua resposta coincidiu com a que Carlos apresentou?
- Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
É importante que o aluno compreenda que o número 171 deverá ser dividido, e que assim, este número pode ser decomposto nas ordens. Dessa forma, o recurso material dourado contribui para o aluno compreender a decomposição, ou seja, a troca de uma centena por dez unidades, e assim sucessivamente.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar porque é preciso trocar centena em dezenas?
- Porque Carlos concluiu que 20 dezenas por mês representa R$ 20,00 por mês?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
É importante que o aluno compreenda o raciocínio da decomposição do número a ser dividido nas ordens, que neste caso, são dezenas decompostas em unidades.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar porque é preciso trocar dezenas em unidades?
- Porque Carlos concluiu que 8 unidades por mês representa R$ 8,00 por mês?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar porque é preciso trocar unidades em décimos?
- Porque Carlos concluiu que 5 décimos por mês representa R$ 0,50 por mês?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
O professor deve destacar que a resposta de Carlos foi encontrada a partir da construção de um raciocínio baseado no agrupamento e troca e decomposição de números no Sistema de Numeração Decimal.
Outro aspecto relevante é abordar a relação entre a representação dos números no Sistema de Numeração Decimal e no Sistema Monetário, de forma que o aluno compreenda, por exemplo, o significado de R$ 0,50 e 5 décimos.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar a resolução apresentada por João?
- Você concorda com a resposta de João?
- A sua resposta coincidiu com a que João apresentou?
- Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
- Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar a resolução apresentada por Mariana?
- Você concorda com a resposta de Mariana?
- A sua resposta coincidiu com a que Mariana apresentou?
- Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
- Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?
- Você pode explicar porque o 3 se transformou em 30?
- Você pode explicar porque o surgimento da vírgula?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação
Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.
Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.
Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.
Discutir com a turma:
- Você pode explicar porque o 2 se transformou em 20?
- A transformação do 3 e do 2 foi a mesma? Elas têm o mesmo significado?
- É possível surgir outra vírgula?
- Qual é a relação entre o 30 e 0 20 com o 75 após a vírgula?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Elaborar, coletivamente, uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos ao longo da aula, além de realizar a leitura do encerramento já apresentado.
Propósito: Explorar a aprendizagem construída na aula.
Discuta com a turma:
- O que significa decompor um número no SND?
- Você pode explicar o surgimento da vírgula ao resolver uma divisão cujo quociente é um número decimal?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar possíveis dificuldades ao resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.
Propósito: Identificar a construção da habilidade de resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.
Discuta com a turma:
- A medida encontrada pelos alunos está correta? É possível o contorno de um quadrado medir 22 m?
- Qual foi a estratégia que você utilizou para encontrar a resposta?
- Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
- Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_09NUM08 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade Principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Você pode escolher uma das atividades propostas para trabalhar com os alunos, sugerimos a atividade 2. Disponibilize a imagem abaixo e solicite que os alunos resolvam o problema em seus cadernos.
Caso não seja possível compartilhar a imagem escreva o problema em forma de texto. Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto, áudio e até vídeos.
Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos a solução disponível no plano. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possui uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, o que ocorre em uma divisão quando o dividendo é menor que o divisor. Caso considere viável compartilhe com os estudantes o slide disponível.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. O “Desafio dos copos”, presente no link a seguir: https://www.geogebra.org/m/a3gurym9, pode ser utilizado como forma de interação dos alunos com os familiares. Sugira que os estudantes tentem encontrar uma solução para o problema pensando de forma conjunta com seus familiares.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Monica Dias do Nascimento
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
Resolver problemas que envolvem a divisão de números naturais com o quociente decimal.
Conhecimentos prévios
Operação da divisão entre números naturais.
Conceito-chave
Aplicação da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na resolução de problemas.
Recursos necessários
- Lápis,
- borracha,
- cola,
- cópia das atividades.