Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Estimular os alunos a responder a pergunta e comentar a afirmação das personagens, levando-os a recordarem que a divisão e a multiplicação são operações inversas, o que contribui para o cálculo mental de ambas operações.
Propósito: Mobilizar os alunos a recordarem a multiplicação e divisão como operações inversas, a fim de utilizar como estratégia de cálculo.
Discuta com a turma:
- Como se chamam as operações realizadas nos exemplos de Carolina, a segunda personagem?
- Observando as contas, vocês percebem alguma relação entre elas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientação: Explicar que o aluno deve calcular os resultados das divisões mentalmente para que encaixe a peça corretamente ao respectivo quociente, ou encaixar o quociente nos seus respectivos dividendos e divisores correspondentes.
Propósito: Esclarecer as regras do jogo aos alunos.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias de cálculo mental vocês utilizarão para encaixar as peças do dominó corretamente?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientação: Organizar a sala em grupos. Distribuir um jogo de dominó (28 peças) para cada grupo de alunos. Esclarecer e recordar que os números grandes são os quocientes e as operações são compostas pelo dividendo e divisor. O professor deve circular entre os grupos para realizar as intervenções necessárias.
O jogo é uma adaptação do material disponibilizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10748
Propósito: Estimular o cálculo mental envolvendo a divisão por meio de jogo de dominó.
Discuta com a turma:
- Vamos utilizar a operação de divisão para jogar dominó?
- Quais estratégias vocês utilizarão para encaixarem as peças?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.
Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.
Discuta com a turma:
- Por que o segundo jogador utilizou a peça “12 / 48 : 4” para encaixe?
- É necessário calcular mentalmente os quocientes das divisões das peças que possui para jogar e das que estão sobre a mesa. Por que?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de encaixe das peças, observando que os quocientes se encaixam nos respectivos divisores e vice-versa. E a visualização prévia e antecipação do quociente ou divisores da peça com possibilidade de encaixe para prosseguir no jogo.
Propósito: Possibilitar a reflexão sobre as possibilidades de estratégias e raciocínio para realizar o jogo e calcular as divisões mentalmente.
Discuta com a turma:
- O jogador B, na segunda rodada, calcula mentalmente primeiro 8 : 2 = 4 para depois concluir que 80 : 2 = 40. É possível fazer o cálculo diretamente, ou seja, sem 80 : 2? De que forma?
- E assim, levantar questionamentos de todas as outras operações.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre relembrando que a divisão é o inverso da multiplicação e aproveite a oportunidade para recordar a nomenclatura dos termos da divisão. Demonstre que a operação inversa pode ser utilizada para confirmar se o quociente está correto e esta estratégia pode ser utilizada durante o jogo para facilitar o cálculo mental rapidamente.
Propósito: Levar os alunos a constatarem que para saber o resultado de um divisão, pode-se realizar a multiplicação, ou seja a operação inversa.
Discuta com a turma:
- Como podemos notar que a divisão e a multiplicação são operações inversas?
- Por que é importante compreender esse conceito? Como essa estratégia pode nos auxiliar com as operações de divisão e multiplicação?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a divisão mentalmente.
Propósito: Avaliar as habilidades trabalhadas durante a aula em um contexto diferente do abordado nas atividades apresentadas.
Discuta com a turma:
- Qual operação você utilizará para resolver o problema? Por quê?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar