Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Estimular os alunos socializando as perguntas e observando as estratégias e raciocínios mobilizados pelos mesmos para a elaboração da situação problema. Esclareça que se eles já compreendem as etapas e estratégias para a resolução de um problema, podem realizar o raciocínio “inverso”, ou seja, neste caso, as operações são fornecidas e a partir delas devem inventar um problema, desta forma, criando uma situação possível de ser solucionada com as resoluções propostas. Oriente-os e sugira para que relacionem as informações dadas e criem um enunciado a partir delas, acrescentando e/ou finalizando com uma pergunta para solucionar a questão. Valorize as estratégias adotadas pelos alunos para a elaboração do problema, compartilhando os caminhos e procedimentos utilizados para todo o grupo.
Propósito: Recordar e estimular a elaboração de uma situação problema.
Discuta com a turma:
- Quais operações foram propostas pela professora para criar a situação problema?
- Analisando os termos e valores das operações, em quais situações do cotidiano são possíveis de encontrá-las?
- Ao resolver uma situação problema, em quais circunstâncias encontramos essas operações?
- O que podemos concluir após a elaboração deste problema?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os a analisarem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias, bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Se todo o leite retirado for distribuído em recipientes de 5 litros, quantos recipientes serão necessários?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor a situação problema aos alunos, estimulando-os para que analisem os dados do problema para decidirem a melhor estratégia a ser utilizada para a resolução. Professor, é importante sondar se os alunos interpretaram corretamente o enunciado, se identificam as operações necessárias bem como se estabelecem estratégias para resolver o problema. Sugira que destaquem os números (dados) e a pergunta do problema e em seguida, organizem os dados para a melhor compreensão e interpretação do que o problema “quer saber”.
Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na resolução da situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o problema?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
- Se ela fizer o dobro de receitas, quantos doces entregará igualmente para cada uma das mercearias?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 6)
Orientações: Propor as informações aos alunos, estimulando-os para que as analisem e elaborem uma situação problema a partir dos dados propostos. Professor, oriente-os para que formulem um problema inteiro, utilizando estratégias como operações que envolvam os dados propostos. Nessa proposta o aluno poderá criar estratégias relacionando-as com a ideia textual, ou seja, produzir uma situação que esteja vinculada aos dados fornecidos.
Propósito: Aplicar os conhecimentos das operações como possíveis estratégias na elaboração de situação problema.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam o que terão que fazer para responder a pergunta?
- Quais estratégias vocês utilizarão para resolver a questão?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que as operações que podem ser utilizadas são a multiplicação, a adição e/ou subtração. Porém, poderão haver outras estratégias de resolução elaboradas pelos alunos, procure valorizá-las e socializar com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar as principais estratégias e procedimentos para a resolução da situação problema e os caminhos pensados e construídos para chegar a resposta. Professor, deve socializar com todos os alunos e solicitar que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a resolução, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Orientar que poderão haver várias estratégias de resolução, assim, procure valorizá-las e socializá-las com a turma.
Propósito: Demonstrar algumas estratégias de resolução do problema utilizando operações, para que os alunos reflitam e compreendam.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para resolver esse problema?
- Alguém resolveu o problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para resolver?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.
Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
- Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?
Materiais complementares:
Conteúdo sobre elaboração de problemas:
https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.
Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
- Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?
Materiais complementares:
Conteúdo sobre elaboração de problemas:
https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 7 a 13)
Orientações: Exemplificar a elaboração de uma situação problema com as informações propostas. Professor, socialize com todos os alunos e solicite que demonstrem as estratégias adotadas por eles para a elaboração do problema, valorizando todos os movimentos cognitivos utilizados. Socialize os problemas produzidos pelos alunos e as estratégias utilizadas.
Propósito: Demonstrar a elaboração de uma situação problema a partir dos dados propostos.
Discuta com a turma:
- Vocês compreenderam a estratégia utilizada?
- Quais procedimentos diferentes poderiam ser aplicados para elaborar esse problema?
- Alguém elaborou uma situação problema de maneira diferente? Como?
- Quais operações foram utilizadas para elaborar e resolver?
Materiais complementares:
Conteúdo sobre elaboração de problemas:
https://novaescola.org.br/conteudo/2073/seus-alunos-sabem-interpretar-problemas
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Encerre relembrando algumas estratégias e caminhos para a resolução e elaboração de situação problema.
Propósito: Reconhecer os procedimentos para a resolução e elaboração de problemas.
Discuta com a turma:
- Como a elaboração de problemas pode auxiliar na resolução dos mesmos?
- Vocês compreenderam os procedimentos para a elaboração de um problema?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que elaborar uma situação problema.
Propósito: Avaliar se os alunos elaboram um problema envolvendo mais de uma operação.
Discuta com a turma:
- Quais operações serão utilizadas na resolução da situação construída?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar