Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolver e elaborar problemas com mais de uma operação com números naturais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolver e elaborar problemas com números naturais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Raquel de Fatima Nocente Patini
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
- Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
- Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.
- Elaborar situações problema com números naturais.
Conceito-chave
Resolução e elaboração de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.
Conhecimentos prévios
Calcular o resultado de uma adição, subtração, multiplicação ou divisão de números naturais.
Recursos necessários
Caderno, lápis, borracha.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Interpretar situações problema envolvendo mais de uma operação com números naturais.
- Elaborar estratégias para a resolução de problemas envolvendo mais de uma operação com números naturais.
- Elaborar situações problema com números naturais.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO DA AULA
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Orientações: EXPLICAR O OBJETIVO DA AULA PARA OS ALUNOS.