Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.
Materiais necessários: Folhas de papel ofício cortadas ao meio, lápis, borrachas, listas de palavras, cartões com as palavras verdade e mentira escritas, dicionários, quadro, pincel, cadernos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades na percepção e na relação entre o som e a grafia de palavras com correspondências regulares e, especialmente, com correspondências irregulares, bem como com a identificação de suas hipóteses de escrita.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Inicie a aula conversando com os alunos sobre palavras que aparecem com frequência em livros e materiais usados na escola.
- Peça que os alunos deem exemplos de algumas dessas palavras.
- Em seguida, dite para eles as seguintes palavras: Identificar, comparar, exemplificar, agendar, analisar, xerocar, pesquisar, exercícios.
- Divida os alunos em duplas e peça que escrevam as palavras ditadas, formando uma lista.
- Entregue para as duplas uma folha de papel ofício, cortada ao meio, para a escrita das palavras.
- Recolha as listas e transcreva algumas palavras para o quadro, na forma como eles escreveram.
- Após a transcrição, pergunte:
- As hipóteses de escrita estão corretas?
(Provavelmente, as hipóteses de escrita das palavras ditadas podem não estar todas corretas, especialmente, as palavras que apresentam as regularidades "n" e "m" como sinal de nasalização e "x" com som de /z/ e as palavras que possuem as ocorrências ortográficas "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/. Espera-se que os alunos apontem os erros presentes nas palavras, relacionados às correspondências citadas anteriormente. Caso os alunos demonstrem dificuldades em apontar as hipóteses de escrita incorretas, faça a intervenção necessária).
- O que precisa ser corrigido? Por quê?
(Caso as hipóteses de escrita das palavras estejam incorretas quanto às regularidades "n" e "m" como sinal de nasalização e "x" com som de /z/ e em relação às ocorrências ortográficas "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/, deseja-se que os alunos respondam que a escrita correta das palavras é a seguinte: "Identificar", "comparar", "exemplificar", "agendar", "analisar", "xerocar", "pesquisar", "exercícios").
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue para os alunos listas de palavras com correspondências regulares e irregulares. A lista será a mesma para toda a turma e as correspondências trabalhadas serão: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/. A lista conterá palavras com hipóteses de escrita corretas e incorretas. No total, serão dezessete palavras: Compartilhar, compreensão, examinar, corrigir, desenhar, mexer, pontuar, executar, exato, arranjar, frase, xerox, implícito, exercer, estágio, conclusão, xadrez. As palavras compartilhar, examinar, corrigir, mexer, executar, pontuar, frase, implícito e conclusão estarão com as hipóteses de escrita incorretas, da seguinte maneira: "Compartilha" (Compartilhar), "ezaminar" (examinar), "corrijir" (corrigir), "mecher" (mexer), "executa" (executar), "pomtuar" (pontuar), "fraze" (frase), "emplícito" (implícito), "concluzão" (conclusão). As demais palavras estarão escritas de forma correta.
- Caso julgue necessário, a lista com as palavras está disponível em material complementar.
- Entregue para cada aluno um cartão com as palavras "verdade" e "mentira". A palavra verdade estará de um lado do cartão e a palavra mentira estará do outro. Explique que as palavras da lista serão lidas, em voz alta, e que cada aluno deverá levantar o cartão, de acordo com a escrita das palavras. Se a palavra estiver escrita de forma correta, os alunos levantarão o cartão do lado verdade; se não, levantarão o cartão do lado mentira. E, assim, sucessivamente, até todas as palavras terem sido ditadas.
- Escreva as palavras, no quadro, durante a leitura em voz alta, pois, assim, eles ouvirão os fonemas e observarão a grafia.
- Caso julgue necessário, o modelo para o cartão está disponível em material complementar. Lembre-se de imprimir os cartões com base na quantidade de alunos em sala.
- À medida que os alunos forem levantando os cartões, vá pontuando, no canto do quadro, a quantidade de verdades e de mentiras que forem surgindo. Para isso, faça uma pequena tabela. Aproveite este momento e pergunte:
- As hipóteses de escrita dessas palavra estão corretas? Por quê?
(Espera-se que os alunos identifiquem as hipóteses de escrita incorretas das palavras mencionadas anteriormente, levantando o cartão do lado mentira nestes casos. Deseja-se que os alunos realizem a ação anterior nas seguintes palavras: "Compartilha" (compartilhar), "ezaminar" (examinar), "corrijir" (corrigir), "mecher" (mexer), "pomtuar" (pontuar), "executa" (executar), "fraze" (frase), "emplícito" (implícito), "concluzão" (conclusão).
- Ao final, construa no quadro, junto com os alunos, uma lista com a grafia correta das palavras. Distribua dicionários para os alunos e peça que eles procurem as palavras com as hipóteses de escrita incorretas.
- Solicite que nove alunos escrevam, na lista, as nove palavras com as grafias incorretas.
- Peça que eles anotem, em seus cadernos, as palavras corretamente.
Materiais complementares: A lista com as palavras está disponível neste link.
O modelo do cartão está disponível neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Conclua a aula escrevendo no quadro cinco colunas, que serão: "N" e "m" como sinal de nasalização, "x" com som de /z/, "j" e "g" com som de /j/, "s" com som de /z/ e "x" com som de /ch/.
- Peça que os alunos organizem as palavras da atividade anterior nestas colunas. Lembre que as palavras são: Compartilhar, compreensão, examinar, corrigir, desenhar, mexer, pontuar, executar, exato, arranjar, frase, xerox, implícito, exercer, estágio, conclusão, xadrez.
- Escreva as palavras ditas pelos alunos e corrija-as, quando necessário. A resolução da atividade está disponível em material complementar.
Materiais complementares: A lista das palavras, dividida entre as colunas, está disponível neste link.