Plano de Aula
Plano de aula: O Emprego do -O ou -U
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre - O ou -U
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.
Materiais necessários: Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.
Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.
Referências sobre o assunto: - Referências sobre as características do gênero:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido:
Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula fazendo referência ao conteúdo.
- Projete através de slide exemplos de algumas palavras que escrevemos com “o” e que tem sons variados (som de u).
- Converse com os alunos fazendo alguns questionamentos sobre o uso do /O/ e do /U/.
- Vocês perceberam alguma semelhança na escrita das palavras?
- A pronúncia das palavras dificulta a escrita?
- Devemos escrever da mesma forma que lemos?
4. Após esses questionamentos converse com os alunos mostrando algumas regras como funciona o uso do “O” e o uso do “U”.
5. Peça que eles observem as seguintes palavras: ouro- cachorro- -povo e touro
6. Explique que nessas palavras as vogais “o” tem sons variados, pois devido as sílabas átonas e tônicas elas mudam totalmente o som de uma mesma letra dentro de uma só palavra.
7. Peça que fiquem atentos a explicação abaixo:
- Na palavra ouro o “o” da sílaba tônica (ou) tem som de “o”, enquanto que o “o” da sílaba átona (ro) tem som de “u”. O mesmo acontece com as palavras cachorro, povo, touro e etc.
- Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
- . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro
- Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.
8. Peça que citem mais alguns exemplos para testar se realmente conseguiram captar alguma coisa e poderão fazer a tarefa a seguir.
Materiais complementares: ( Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro datashow e computador).
https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/
https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
- Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.
A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).
Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.
Podem ser palavras do gênero masculino.
O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.
Atentamos para algumas regras:
- Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
- Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.
Regras de acentuação
- Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” não recebem acento.
- As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
- Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
- . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro
Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.
- Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.
Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.
3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.
4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.
5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.
6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.
PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.
No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).
Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.
https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/
https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
- Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.
A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).
Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.
Podem ser palavras do gênero masculino.
O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.
Atentamos para algumas regras:
- Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
- Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.
Regras de acentuação
- Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” .
- As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
- Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
- . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro
Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.
- Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.
Geralmente, as palavras terminadas em “o” ou “u”, quando escritas no plural elas ganham simplesmente um “s”no final. Exemplo: urubu/urubus, cavalo/cavalos
Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.
3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.
4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.
5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.
6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.
PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.
No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).
Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.
https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/
https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html
DESENVOLVIMENTO
Tempo sugerido: xx minutos
Orientações:
- Agora convide os alunos para fazer o jogo da adedonha e divida em grupos de três, para que cada equipe se empenhe na atividade que irá ser realizada.
- Entregue a cada equipe uma folha fotocopiada com o jogo da adedonha.
- Explique para os alunos que é um jogo tipo brincadeira.
- Leia para os alunos que essa brincadeira tem o objetivo de dar resposta com palavras terminadas em /u/ ou /o/ por categorias ou temas.
PROFESSOR: Esse jogo ajuda o aluno ampliar a sua leitura e escrita de palavras com o uso do “o” e do “u” , atentando para a compreensão e análise da diferença entre a fala (som) e a escrita (letra). Como também, auxilia o conhecimento geral e ou específico, e o raciocínio lógico do aluno.
Regras do jogo:
- Antes de iniciar o jogo cada equipe deve está munido de lápis, borracha e a folha da tarefa;
- A brincadeira inicia quando o professor der o comando;
- Ganha o jogo a equipe que primeiro preencher a ficha corretamente;
- A ficha deve vir com temas relacionados a nomes de pessoas,frutas, animais e ou objetos;
- Para cada tema a equipe deve escrever três palavras terminadas com /u/ e três palavras terminadas com /o/;
5. Concluído a atividade (jogo), solicite que cada equipe leia as palavras que escreveram relacionado a cada tema sugerido. Pode acontecer que alguma equipe não tenha conseguido concluir todos os temas , mas isso não é problema . Após todas as apresentações , faça a correção no quadro , solucionando as dúvidas que por ventura surgirem no decorrer da atividade,.
Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada,.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para finalizar, organize uma roda de conversa e questione com os alunos sobre o que eles aprenderam.
- Pergunte se eles tiveram algumas dificuldades na realização das atividades e se compreenderam o conteúdo
- .Após os questionamentos, leve os alunos a perceberem como diferenciar o som das palavras escritas com “u” e com “o”.
- Por fim, pergunte sobre suas descobertas em relação ao uso do /o/ e do /u/ (se necessário), transcreva no quadro as colocações dos alunos.
Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades e orientações sobre a resolução das mesmas, a fim ajudar os alunos a resolver as tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade por meio de áudio ou vídeo. Retome as descobertas sobre o uso de “O” e “U” da aula anterior e diga a eles que, nesta atividade, exercitarão esse uso. Proponha aos alunos que analisem as palavras propostas no slide da Introdução da aula. Para guiar a análise, utilize as orientações da Introdução do plano e aproveite para explicitar as regularidades no uso do “O” e do “U”, de acordo com as orientações propostas no plano original da aula. Proponha aos alunos que pensem em outras palavras com a mesma regularidade e as escrevam no caderno. Outra opção é iniciar a aula realizando uma chamada de vídeo através de ferramentas como WhatsApp, Google Meet, Hangouts ou Zoom, orientando sobre atividade e explicitando as regularidades com exemplos.
Desenvolvimento
Nas orientações, explicite as regularidades da acentuação e que envolvem o uso do “O” e do “U”, de acordo com as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Envie aos alunos a atividade proposta nos slides 1, 2 e 3 do plano de aula e oriente-os a realizar a atividade consultado as regularidades estudadas anteriormente. Em um momento posterior, envie as respostas da atividade e oriente os alunos a analisá-las e compará-las com as suas respostas, corrigindo possíveis equívocos.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro escrito sobre o que aprenderam com essa atividade. Para isso, utilize a questão norteadora e as orientações propostas no Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem a família para a brincadeira “Com O ou com U”. Envie a eles uma lista de palavras e oriente que escrevam cada uma em uma ficha ou no caderno. Durante a brincadeira, o aluno deve ler a palavra e lançar o desafio “É com O ou com U?”. Cada participante que acertar marca um ponto. Ao final, vence quem tiver acertado mais.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Silva Paim
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Eliana Albuquerque
Título da aula: O Emprego do -O ou -UFinalidade da aula:Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/.Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.
Ano:5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF05LP01)
Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.
Materiais necessários: Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.
Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.
Referências sobre o assunto: - Referências sobre as características do gênero:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.