Plano de Aula

Plano de aula: Emprego de -ÇÃO, -SÃO e -SSÃO

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.

Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.

Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss

Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html

Acesso em: 26.07.18 às 21h08.

GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:

Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Veja outros planos que exploram a habilidade EF05LP01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS