Plano de aula: AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre AM ou ÃO

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.

Materiais necessários: Cópias do texto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero, para serem distribuídas para os alunos. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução do texto, projete o texto na sala por meio de Datashow.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pode trocar a terminação Am por ÃO ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Tema da aula

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.