Atividade para impressão - AM ou ÃO na terminação dos verbos - LP05_02ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: AM ou ÃO na terminação dos verbos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre AM ou ÃO
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.
Materiais necessários: Cópias do texto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero, para serem distribuídas para os alunos. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução do texto, projete o texto na sala por meio de Datashow.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pode trocar a terminação Am por ÃO ou vice-versa.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles já perceberam que algumas palavras terminam com AM e outras com ÃO. É possível que os alunos respondam que sim.
- Questione se, ao escrever formas verbais com essas terminações, surgiram dúvidas. Boa parte dos alunos, provavelmente, responderão que já tiveram dúvidas ao grafar formas verbais com essas terminações.
- Coloque uma situação hipotética para os alunos: eles terão que contar aos pais sobre a participação dos colegas na culminância do projeto de final de ano, por exemplo. Escolha três ou quatro atividades ( sugestão: dança, poema e música).
- Estimule-os a formular respostas sem se preocupar, neste momento, com as adequações ortográficas. Siga a sequência:
- Primeiro no momento atual:
- Meus colegas participam da apresentação de dança.
- Meus colegas participam da apresentação de poema.
- Meus colegas participam da apresentação de canto.
- Em seguida, pergunte como ficaria a construção dessas frases se o projeto já tivesse ocorrido.
- Meus colegas participaram da apresentação de dança.
- Meus colegas participaram da apresentação de poema.
- Meus colegas participaram da apresentação de canto.
- Por fim, questione como as frases ficariam, caso a culminância ainda fosse ocorrer:
- Meus colegas participarão de apresentações de dança;
- Meus colegas participarão de apresentações de poema.
- Meus colegas participarão de apresentações de canto.
- Na medida em que os alunos vão apresentando as respostas, peça que um ou mais voluntários as coloque no quadro, em três colunas, separando-as de acordo com o tempo apresentado.
- Marque o verbo destacado pelos alunos e deixe a atividade no quadro até o fechamento da aula. É importante que, neste momento, não sejam feitas as correções das frases.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
- Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
- Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
- Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
- Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.
OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.
Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
- Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
- Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
- Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
- Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.
OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.
Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Sobre as frases formuladas no início da aula, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente.
- Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
- Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro.
- Agora separe a turma em trio e entregue a cada um cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
- Peça para que os trios façam a leitura, observando a grafia das palavras que estão em destaque.
OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas deverão ser as respostas dos alunos.
Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Solicite que cada trio coloque as palavras destacadas no caderno, separando-as por tempo verbal: presente, passado, futuro.
- Pergunte aos alunos a função que essas palavras exercem no texto. Estimule-os a refletirem que essas palavras mostram ações representadas no tempo. Flexionam-se em número ( singular/plural), pessoa ( primeira, segunda e terceira), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo ( presente,passado, futuro), aspecto e voz (ativa, passiva e reflexiva). Portanto, são verbos. Observação: Neste plano, só contemplaremos os tempos do modo Indicativo, identificados como presente, passado e futuro.
- Peça para eles colocarem os verbos do texto em uma tabela e, em seguida, reescreverem esses verbos no presente e no futuro, conforme tabela proposta na atividade para impressão.
- Solicite que os alunos comparem as formas verbais no passado com as formas no futuro, observando a tonicidade: sílabas átonas e sílabas tônicas Solicite também que eles observem as terminações das formas verbais do tempo presente. As formas verbais no presente e no passado terminam com am e, no futuro, com ão.
- Há diferença na terminação entre as formas verbais do passado e do futuro? No que constitui essa diferença? Espera-se que os alunos percebam que o som das formas do passado é diferente das do futuro. Caso os alunos sitam dificuldades, apresente outros exemplos (cantaram/ cantarão).
- Questione a qual pessoa do discurso os verbos destacados no texto se referem: (primeira, segunda ou terceira pessoa)? Terceira.
- A partir dessas discussões, construa junto com os alunos as regularidades do uso de AM e ÃO:
- A terminação AM é utilizada quando a palavra for verbo e a sílaba tônica estiver na penúltima sílaba (paroxítona); enquanto a terminação ÃO é utilizada em palavras que são verbos e a sílaba tônica for a última (oxítonas). As palavras monossílabas tônicas também são escritas com ÃO e não com AM. Os verbos, nos tempos passado e presente, na terceira pessoa do plural, são escritos com AM e, no futuro, também na terceira pessoa do plural, são escritos com ÃO.
- Verifique se, na reescrita do texto, os alunos empregaram adequadamente a terminação AM e ÃO. Faça as adequações necessárias.
- Registre, no quadro, as descobertas feitas pelos alunos.
Materiais complementares: esta atividade está disponível para impressão: clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Ajude os alunos a observarem as atividades de descobertas feitas na introdução da aula.
- Contribua na sistematização das descobertas realizadas na aula sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO na terceira pessoa do plural.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Faça uma orientação por vídeo, áudio ou mensagem de texto explicando a atividade, de modo a garantir melhores condições para que os alunos resolvam a tarefa com autonomia. Lance a questão 1, proposta no slide de Introdução da aula, e dê exemplos de como, às vezes, o uso de verbos terminados em ÃO e AM pode nos confundir devido à pronúncia parecida. Envie a atividade aos alunos e peça que resolvam a situação proposta no slide de Introdução, orientando-os a respeito da relação entre o tempo do verbo – PASSADO, PRESENTE e FUTURO – e como terminam, conforme o plano de aula.
Desenvolvimento
Proponha aos alunos que leiam o texto Tadeu x Maria Angélica, observando as palavras em destaque. Explicite, nas orientações, que as palavras são verbos e explique o que isso significa. Diga que os verbos estão conjugados no passado e por isso terminam em AM. Proponha aos alunos que anotem os verbos destacados do texto no quadro proposto na atividade e reescrevam-nos no presente e no futuro. Para apoiar os alunos na resolução da atividade, envie a eles a videoaula sobre o uso de AM e ÃO, e oriente que a assistam antes de resolver a atividade. Em um momento posterior, envie as respostas e oriente os alunos a analisá-las e compará-las com suas respostas, corrigindo o que não estiver correto.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro no caderno sobre o que aprenderam na aula. Para orientá-los, utilize a consigna proposta no slide do Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o texto Tadeu X Maria Angélica para os familiares e compartilhem com eles o que aprenderam nesta atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Thaíse Paim
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: AM ou ÃO na terminação dos verbos
Finalidade da aula: Criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP01.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.
Materiais necessários: Cópias do texto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero, para serem distribuídas para os alunos. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução do texto, projete o texto na sala por meio de Datashow.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pode trocar a terminação Am por ÃO ou vice-versa.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.