Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
Introdução
Envie aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto via WhatsApp, uma orientação explicando a atividade e oferecendo condições para que eles consigam realizá-la com autonomia. Retome as regras das correspondências regulares e irregulares trabalhadas nas duas aulas anteriores desta sequência, possibilitando aos alunos relembrar as regularidades estudadas. Envie aos alunos as frases:
- A lapiseira branca e o crachá que usei no exame da escola estão no estojo da minha irmã.
- A tarefa sobre divisão está na agenda laranja e usei como exemplo o exercício que escrevi no fichário.
Oriente os alunos a analisar as orações e localizar as palavras com as correspondências estudadas. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a consigna apresentada no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente-os a organizar uma tabela no caderno, onde irão escrever a lista de palavras de cada personagem como no modelo abaixo:

Envie um áudio para ditando as palavras proposta nas orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Disponibilize um tempo para que os alunos realizem a atividade e, depois, envie as palavras escritas, propondo que as analisem e comparem com as suas escritas, corrigindo o que for necessário.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio contando para os colegas o que aprenderam com essa atividade. Utilize as questões propostas no slide do Fechamento da aula para nortear a produção.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem suas atividades com um familiar e peçam a opinião dele sobre a escrita das palavras.