Ortografia: correspondências regulares e irregulares
Ortografia: correspondências regulares e irregulares
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações:
Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Material complementar: As imagens para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Tempo sugerido:
Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.
Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
Introdução
Envie aos alunos, por áudio ou vídeo, uma orientação sobre a atividade. Fale que eles irão exercitar a escrita de palavras com correspondência regular e irregular, e dê exemplo de algumas palavras trabalhadas na aula anterior. Retome as descobertas da aula anterior, explicando algumas regras sobre as correspondências estudadas (disponíveis aqui). Envie o quadro com as correspondências diretas e indiretas, e proponha aos alunos que analisem e escrevam conclusões para a análise de cada grupo de palavras:
Desenvolvimento
Convide os alunos a produzir um glossário. Envie o modelo proposto no slide do Desenvolvimento do plano de aula e solicite que o reproduzam no caderno. Envie aos alunos um áudio ditando as palavras e solicite que as escrevam na coluna 1 do glossário. Quando tiver terminado de ditar todas as palavras, oriente os alunos a pesquisar a escrita e o significado dessas palavras em um dicionário físico (caso tenham em casa) ou virtual, e diga para que terminem de preencher o glossário. Solicite que os alunos lhe enviem uma foto da atividade.
Fechamento
Envie aos alunos o jogo da memória ortográfica. Caso seja possível, disponibilize o material impresso para retirada pelos familiares na escola ou solicite que os alunos imprimam ou montem o jogo desenhando. Proponha que convidem um familiar para jogar. Solicite que, depois do jogo, anotem o que aprenderam e que dificuldades tiveram na escrita das palavras.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para jogarem o jogo da memória ortográfica e se divertirem juntos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares
Finalidade da aula: Exercitar a grafia de palavras com correspondências regulares e irregulares, por meio da construção de um glossário colaborativo
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP01
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: