Plano de Aula

Plano de aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.