Plano de Aula
Plano de aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Ditado de palavras, folhas de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, cartolinas, régua, canetas coloridas, fichas com perguntas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a escrita das palavras com correspondências regulares e irregulares ouvidas durante o ditado. As dúvidas podem surgir, ainda, em relação à organização do painel colaborativo, a partir da percepção do som e da escrita das palavras que apresentam as mesmas regularidades, como também na formulação das hipóteses.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.