Plano de Aula
Plano de aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Ditado de palavras, folhas de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, cartolinas, régua, canetas coloridas, fichas com perguntas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a escrita das palavras com correspondências regulares e irregulares ouvidas durante o ditado. As dúvidas podem surgir, ainda, em relação à organização do painel colaborativo, a partir da percepção do som e da escrita das palavras que apresentam as mesmas regularidades, como também na formulação das hipóteses.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.