Plano de aula: Vocabulário

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Vocabulário

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar a regularidade na escrita de palavras com correspondências fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas, além da escrita de palavras com correspondências irregulares.

Materiais necessários: Quadro, pincel, tabuleiros de palavras, dados, dicionários, folhas de papel ofício, listas, lápis, borrachas, cartolina, cola.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento dos sons de palavras com correspondências regulares e irregulares, bem como com a escrita destas palavras.

Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf. Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Tema da aula

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.